Oi, eu sou o Éder da Silva Paiva Vasconcelos Gonçalves, nascido em Osasco, São Paulo, em 1985. Desde pequeno, sempre fui fascinado pelo sobrenatural e pelo desconhecido, o que me levou a explorar gêneros como fantasia sombria, espada e feitiçaria, terror gótico, ficção científica e fantasia urbana.
Formado em Ciência da Computação, eu uso minha criatividade para misturar minha paixão por tecnologia com minha paixão pela natureza e por mundos selvagens, criando histórias que transportam os leitores para mundos cheios de mistérios, criaturas fantásticas, tecnologias perdidas e até mesmo “divindades alienígenas”. Sou autor de obras como “A Sombria Jornada de Arslan”, “O Vilarejo de Selvamar”, “A Rua dos Anhangás” e “Zona de Barateamento Populacional”, entre outros trabalhos (alguns já publicados ao longo dos anos e outros e em andamento).
Adotei o nome literário Éder de Selvamar em homenagem ao lugar onde se passa “O Vilarejo de Selvamar”; um recanto inóspito inspirado na mata Atlântica e na fauna pré-histórica da América do Sul. Éder da Silva significa Éder da Selva. Além disso, o nome "Éder" provém de um sobrenome germânico que significa algo como "terra selvagem" e a natureza selvagem e indômita quase sempre está presente nas minhas obras como um aspecto fundamental da minha escrita; esse elemento se sobressai especialmente em “O Vilarejo de Selvamar”, em que uma dupla de andarilhos se envolve com os mistérios sombrios do remoto vilarejo.
Além de escrever, mantenho este blog; O Estranho Mundo de Éder, onde compartilho minhas inspirações, processos criativos e reflexões sobre a literatura fantástica e sobre outros assuntos do meu interesse. Também criei o podcast experimental “Caravana Sombria”, onde narro alguns trechos de minhas histórias em áudio, proporcionando uma experiência imersiva para os leitores.
Sou casado com a Lilian, pai da Diana e tio da Michelly (a Michelly é filha da minha irmã, mas eu a considero como minha filha caçuça). Eu encontro nas relações familiares um equilíbrio para meu universo literário sombrio. Quando não estou escrevendo, gosto de ler, desenhar, assistir séries, desenvolver jogos, jogar videogame e explorar novas tecnologias.
Se você curte histórias que desafiam a realidade e mergulham no desconhecido, meus livros são uma leitura imperdível. Bora embarcar nessa jornada juntos?