Essa aranha marrom é a Aranha Marrom?

Uma monstruosa aranha marrom escalando o prédio de um condomínio residencial
Aranha Marrom da minha Galeria no Wombo Art

🕸🕷🕸

O que fazer ao suspeitar de aranha venenosa em casa?

Nesses últimos dias tenho vivído mais um capítulo da minha saga (a qual espero que seja curta) como síndico do condomínio onde moro. Uma moradora tem reclamado da presença constante de aranhas em seu apartamento.

Como as pessoas possuem grande preconceito com esses animais, eu a acalmei e expliquei que era preciso primeiro identificar a espécie dessas aranhas, para poder saber se representavam ou não algum risco e, conforme o caso, tomar as medidas cabíveis.

O fato é que as aranhas são predadoras importantes na cadeia alimentar e inclusive ajudam os humanos no controle de pragas (como mosquitos, baratas, etc).

Não obstante isso, algumas aranhas representam riscos para a saúde humana e, neste caso, é preciso sim tomar alguma medida.

Não digo que algumas aranhas são venenosas e sim que representam algum risco, porque na verdade todas as aranhas são venenosas. No entanto, apenas algumas possuem veneno capaz de representar riscos às pessoas (no caso, pessoas do gênero humano).

Voltando à minha vizinha; lhe pedi que me enviasse fotos das aranhas, a fim de que eu pudesse buscar ajuda na identificação das mesmas e me orientar quanto às ações; se cabíveis.

Eis que no último sábado ela me enviou algumas fotos, pelas quais é possível ver que se trata de uma aranha pequena, de cor marrom, e com as patas finas e alongadas.

Pelo formato e aparência geral da mesma, devo admitir que ela se parece com uma aranha-marrom do gênero Loxosceles, um grupo de aranhas cujo veneno necrosante pode afetar a saúde humana (inclusive levando a óbito).

Aranha Marrom (do gênero Loxosceles)
Aranha Marrom (do gênero Loxosceles)

As aranhas marrons são pequenas, não sendo comum ultrapassarem 4 cm, sendo que um terço de seu tamanho refere-se ao seu corpo. Ela possui uma cor marrom, cujo tom pode variar conforme a espécie. Ao contrário de outras aranhas, elas possuem seis olhos e não oito.

São um animal de hábitos tipicamente noturnos e são mais ativas no verão.

Costumam se esconder em frestas na parede, atrás de cascas de árvore, em montes de entulho, embaixo ou atrás de móveis.

Como o genero possuí muitas espécies (levemente diferentes) e como não sou um biológo, não vou dizer se a aranha que minha vizinha fotografou é ou não a aranha marrom, até mesmo porque as fotos infelizmente não ficaram com uma boa definição.

Coincidência ou não, quando eu estava pesquisando sobre essa aranha no dia seguinte, minha filha encontrou uma parecida em nosso próprio apartamento. Aproveitei para registrar algumas fotos e também gravar um vídeo curtinho (abaixo), os quais pretendia usar na busca pela confirmação ou não da espécie.




Aqui vou falar um pouco sobre as medidas que julgo necessárias quando nos deparamos com uma situação desse tipo:

Primeiro: não devemos generalizar e pensar que todas as aranhas são fonte de perigo para a saúde humana. A verdade é que a maioria são nossas aliadas;
Segundo: não adianta comprar o primeiro veneno na prateleira do super-mercado, pois com isso, você pode gastar dinheiro à toa (sem obter  o resultado desejado);
Terceiro: quando se fala em aplicação de veneno e em controle de pragas, deve-se ter responsabilidade, pois veneno é assunto sério e "controle de pragas" não é matar tudo o que é vivo e não compreendemos.

Não sei se fui suficientemente claro, mas os pontos acima listados são importantes antes de tomar qualquer ação neste sentido.

Mas então, o que fazer?

Se a aranha chegou a morder alguém ou se após avistada, alguém percebeu um picada de inseto incomoda, coçando, doento, ou incomodando de qualquer forma que seja, o ideal é procurar o médico e tentar descrever a aranha avistada o melhor possível e falar da suspeita. O profissional de saúde deverá estar preparado para identificar se os sintomas são de envenenamento de algum animal peçonhento e encaminhar para o devido tratamento. Claro que apresentar as fotos do animal ou até mesmo a própria aranha (ainda que morta) ao profissional de saúde, vai ajudar o profissional de saúde na análise.

Agora, se a aranha foi apenas avistada, mas não houve nenhum acidente (com isso quero dizer, se a aranha não mordeu ninguém), a primeira coisa a se fazer é identificar a espécie.

Identificar uma espécie de aranha pode ser algo fácil, mas também pode ser muito difícil. No meu caso, infelizmente a coisa não foi tão fácil quanto achei que seria (isso porque a aranha é pequena e podem existir muitas espécies parecidas e inofensivas).

Pesquisei na internet e não consegui nenhuma resposta clara; no máximo descobri que existe uma aranha exótica inofensiva, mas que é muito parecida com a aranha marrom. Sendo que essa aranha, apesar de não ser natural do nosso país, pode ser encontrada aqui hoje em dia. Essa aranha é a Cithaeron.

Logo, a internet não é a resposta.

Falei então com a empresa contratada para fazer o controle de pragas no condomínio onde moro (e estou como síndico atualmente). No contrato de prestação de serviços não está incluso o controle de aranhas. Neste caso, solicitei ajuda para identificar a aranha pelas fotos que consegui, mas a empresa disse que não consegue identificar: apenas fazer a aplicação do veneno se assim eu quisesse contratar.

Então essa também não é a resposta, pois de nada adianta contratar um controle de pragas sem saber exatamente qual é a praga e se de fato, trata-se de uma praga.

Fui então atrás do órgão responsável pelo controle de Zoonoses em Osasco.

Na data dessa postagem (06/02/2023) os dados de contato desse órgão são:

Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.881 – Jardim das Flores

Email: ccz.ss@osasco.sp.gov.br

Telefones: 3599-5088 ou 156

Funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 17h

No site da prefeitura há ainda uma lista dos serviços públicos prestados pelo órgão.

Expliquei toda a situação para a atendente que me orientou a ligar no número de Solicitação de Serviços de Osasco (Central 156 ou 11-3651-7080 ou APP 156 Osasco) e nesse número solicitar uma "Vistoria de Aranhas" no endereço do condomínio.

Fiz como ela orientou e foi aberto um protocolo para a realização da vistoria, o qual pode ser atendido em até 20 dias.

Agora vou aguardar o resultado dessa vistoria. Se o resultado do mesmo for positivo para a presença de aranhas marrom no condomínio, irei solicitar um serviço de dedetização específico para esse tipo de aranha, bem como irei orientar os moradores a realizarem a dedetização de seus apartamentos, por uma questão de segurança e para evitar acidentes envolvendo esse animal.

Em suma, entre em contato com o órgão responsável pelo controle de zoonoses em sua cidade e busque orientação.

Como não sou especialista no assunto e estou apenas registrando no meu diário de bordo a minha recente experiência com aranhas: animais que eu sempre admirei, vou deixar os links para as recomendações feitas pelo Drauzio Varella e pelo Instituo Butantan para casos de picada de aranha (agora fiquei na dúvida: aranha pica ou morde?).

Encerro por aqui este meu Caos Diário: minha terapia escrita para colocar um pouco de ordem na bagunça da minha mente.