Resenha - Sandman 1º Arco

Imagem de Sandman, um homem alto e pálido, de cabelos negros e revoltos
Olá caro leitor. Hoje o desafio é grande. O tema é de grande responsabilidade. Falarei um pouco sobre Sandman, uma obra prima criada por Neil Gaiman. Farei isto da forma mais humilde possível e espero que se sintam a vontade para criticar qualquer informação com a qual não concordarem, pois além de informações sobre a HQ apresentarei também o meu ponto de vista sobre a obra, de modo que você pode não concordar com minha opinião.
Também dou uma advertência; este texto contém alguns spoilers sobre a HQ, de modo que se você pretende ler a série é melhor tomar cuidado para que este texto não estrague a surpresa.



Sandman é visto como um homem alto e pálido, tão pálido que sua pele chega a ser tão branca como a neve. Seu cabelo revolto é negro como a noite. Seus olhos são dois poços de escuridão e em cada um deles uma faísca queima como a luz das estrelas. Ele veste-se com um manto que muda de forma como se ele fosse parte de um sonho, mudando conforme a vontade de seu dono ou talvez conforme os olhos de quem o vê.
Sim, pois, a aparência de Sandman pode variar tanto quanto variam as mentes daqueles que o veem. Para uma antiga tribo nômade ele era um homem negro. Para os marcianos uma criatura cuja forma não conseguimos conceber. Talvez para os felinos, pois os felinos também sonham, Sandman deve se parecer com um grande gato negro, com olhos que faíscam como duas estrelas.
Talvez Sandman tenha tantas aparências quanto nomes. E ele possui tantos nomes quanto há culturas para nomeá-lo.
Este é Sandman, um dos sete Perpétuos. Mas o que é um Perpétuo? Creio que uma pequena explicação se faz necessária...
Na "mitologia" de Neil Richard Gaiman os "Perpétuos" são entidades que representam a personificação de conceitos existentes na mente de todos os seres inteligentes. Conceitos mais primitivos e essenciais do que os próprios deuses e heróis.
Ao todo são sete as entidades que compõe a família dos Perpétuos; Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delirium. Sete aspectos da mente humana ou se preferir, de qualquer mente dotada de inteligência similar ao que nós humanos possuímos.
Os Perpétuos representam não apenas aspectos da natureza humana como também representam a forma como nossas mentes percebem o mundo.
A obra de Gaiman é dividida em 75 números que por sua vez dividem-se em 13 arcos de história. O primeiro arco; “Prelúdios e Noturnos”, narra a história de como Sandman foi aprisionado por engano por um bruxo chamado Roderick Burgess que pretendia, na verdade, aprisionar a irmão mais velha de Sandman; a Morte. Assim Sandman fica confinado por 75 anos.
Durante o confinamento, o reino de Sandman; O Sonhar, fica completamente desgovernado, o que causa muitos problemas para os seres fantásticos que o habitam como também para as pessoas no mundo real.
O tempo passa e muitas coisas ocorrem; seu captor envelhece como qualquer outro mortal sem conseguir convencer Sandman a lhe oferecer nem mesmo uma palavra. Os instrumentos que Sandman usa para governar O Sonhar e que estavam em posse de seu captor desaparecem ao serem roubados por um antigo sócio de Roderick Burgess.
Mas o confinamento do mestre dos Sonhos chega ao fim e após ficar longe de seu reino por 75 anos ele possui muitas pendencias para resolver; afinal ele precisará colocar em ordem o seu mundo e o nosso. Mas antes de tudo ele possui contas para acertar com seu captor. Aliás, com o descendente de seu captor, pois Roderick Burgess já havia morrido.
Apenas depois de concretizar sua vingança é que ele pode concentrar-se em reparar os danos causados ao Reino do Sonhar e ao Mundo Real.
Mas, para reorganizar as coisas ele precisará recuperar suas ferramentas desaparecidas. Assim Sandman parte em uma busca alucinante que o levará até mesmo para outros mundos.
Nesta aventura o mestre do Sonhar contará com a ajuda das três Parcas, de John Constantine e de Ajax. Visitará o próprio inferno onde precisará negociar com Lúcifer e enfrentará um dos vilões da DC; o Dr. Destino.
Fantasia, Terror, Suspense, e uma verdadeira viajem pela psique humana; é assim que sintetizo esta alucinante aventura. Neil Gaiman nos faz pensar a cada página: “que irado se houvesse alguém habitando o mundo dos sonhos”!
A origem...


Gaiman criou "Sandman" na década de 80, quando lhe propuseram recriar qualquer herói da antiga Liga dos Super Humanos da DC.
Ele acabou escolhendo um herói chamado Sandman, que era um homem que usava uma mascara de gás, uma capa purpura e um lançador de gás que usava para colocar seus inimigos para dormir.
Mas Gaiman fez mais do que recriar Sandman. Ele lhe deu um significado completamente novo. Lhe deu um mundo novo e uma nova mitologia, na qual vários heróis da DC fazem pequenas aparições, assim como também vários personagens de outras mitologias (e por que não dizer “religiões”), como os irmãos Cain e Abel que habitam o Sonhar e o próprio Lúcifer, dirigente do Inferno.


Premiações...
Abaixo algumas citações a respeito das premiações da obra e de seu autor.
"Com esta obra Neil Gaiman ganhou o maior prêmio do mundo dos quadrinhos, o Eisner Award de Melhor Escritor por quatro anos seguidos, entre 1991 e 1994."
"Além disso, Sandman ganhou o prêmio de Melhor Série em 1991, 1992 e 1993."
"Também ganhou o prêmio Harvey de Melhor Escritor em 1990 e 1991 e o de Melhor Série em 1992."
"Mas o mais importante prêmio que Sandman arrecadou foi com a edição 19, com a história Sonhos de uma Noite de Verão, em 1991. O World Fantasy Award, na categoria Melhor História Curta, foi o primeiro grande prêmio literário dado a uma revista em quadrinhos."


Não deixem de ler e conferir esta alucinante aventura...
E cuidado para não se perder no reino de Sandman...

Comentários

Minha foto
Éder S.P.V. Gonçalves
Osasco, SP, Brazil
É um ficcionista trevoso; escreve poema, romance e também conto. Mescla tom sério com humor ao falar sobre fantasia, mistério e terror. Mantém um blog onde posta textos por vezes sombrios e temperados com ácido humor.

Postagens mais visitadas deste blog

O Tigre, de William Blake

Filtrando pelo campo TSK_STATUS

Carmilla: a vampira de Karnstein

Hajime no Ippo e o Espírito de Desafiante

Como configurar os níveis de aprovação no app Meu RH da Totvs?

Drácula: é capaz de controlar os lobos?

Ticê: a feiticeira que se tornou a deusa do submundo

Sea Of Thieves: Skin do Kraken Tinto

Testando o MidJourney para criar uma capa para a Rua dos Anhangás

Aranha Gigante em Conan Exiles

📮 Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

👁‍🗨 MARCADORES

Curiosidades Leituras crônicas de escritor crônicas de um autor independente O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas filosofia Livros Entretenimento espada e feitiçaria Poemas Memorandos a rua dos anhangás histórias de mistério histórias de terror vampiros Fantasia Sombria folclore literatura gótica Caravana Sombria Contos halloween dicas diário Os Demônios de Ergatan histórias de fantasma lobisomens Bram Stoker Oitocentos Aromas de Devaneio PODCASTS escrita games histórias de aventura sagas Drácula O Leão de Aeris Psicotrápolas lendas lendas urbanas Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling O Governador das Masmorras Rudyard Kipling Via Sombria conan exiles critica social kettlebell lua cheia micro contos natal sociedade Atividade Física Conan o Bárbaro Exercícios de Criatividade O Ventre de Pedra arqueologia feriado girevoy sport gyria inteligência artificial krampus krampusnacht masmorras paganismo papai noel séries xbox Robert Ervin Howard estrela negra folclore guarani ia liberdade melkor mitologia morte resenha séries de tv Capas Desenvolvimento de Jogos Ilustrações Os Segredos dos Suna Mandís Passeios Space Punkers cultura pagã era hiboriana game designer harpia histórias de horror histórias góticas hq humanidade personagens poema gótico política prisão quadrinhos As Aventuras do Caça-Feitiço Conto Diana Haruki Murakami História J.R.R.Tolkien Joseph Delaney O DIÁRIO DE IZZI Romancista como vocação Sandman V de Vingança Vampiros na literatura Wana anhangás animes aranhas arquivo umbra arte bruxas chatgpt criação de histórias cultura gótica estações do ano facismo fanfic fantasmas festividades gatos pretos godot jogos jurupari mangá mitologia brasileira netflix outono paródia protheus sexta-feira 13 superstições totvs vida vingança A Fênix na Espada Café Holístico Carmilla: a vampira de Karnstein Cristianismo Joseph Conrad Joseph Sheridan Le Fanu O Coração das Trevas O Homem Sem Memória O Mentalista Terry Pratchett age of war animes de esporte anotações bruxaria cadernos capa castlevania ceticismo conto de terror cotia crenças criatividade culto aos mortos demônios dia de todos os santos diabo drama educação engines evernote fantasia farmer walk ficção ciêntifica ficção fantástica folclore indígena fotografias funcom hajime no ippo horror cósmico indicação de séries inverno leitores listas lobos lua azul matrix megafauna mitologia indígena natureza notion objetos amaldiçoados opinião palácio da memória podcast ratos reforma sea of thieves sinopse templo zu lai tigre tutoriais utilidades viagem no tempo vila do mirante vlad tepes wicca Áudio-Drama A Arte da Guerra A Balada dos Dogmas Ancestrais A Cidade dos Sete Planetas A Sede do Viajante A Voz no Broche Age Of Sorcery Anne Rice Arthur C. Clarke As Sombras do Mal Bad and Crazy Barad-dûr Berkely Blog Breve encontro com Dracooh de Beltraam Bushido Canto Mordaz Carta Para um Sábio Engenheiro Cartas Chuck Hogan Daniel Handler Direitos Iguais Rituais Iguais Discworld Divulgação Doctor Who Eiji Yoshikawa Elizabeth Kostova Elric de Melniboné Entrevista com o Vampiro Full Metal Alchemist Gaston Leroux Genghis Khan Grande A'Tuin Guillermo Del Toro Hoje é Sexta-Feira 13 e a Lua está Cheia Johann Wolfgang von Goethe Joseph Smith Katana Zero Lemony Snicket Lestat de Lioncourt Lord Byron Lord Ruthven Louis de Pointe du Lac Mapinguari Michael Moorcock Michelly Mordor Musashi Na Casa de Suddhoo Na toca dos ratos letrados Nergal Novela O Escrínio de Pooree O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados O Historiador O Hobbit O Jirinquixá Fantasma O Lobo O Lobo das Planícies O Mar O Mundo de Sofia O Ogro Montês O Primeiro Rato Letrado O Rei de Amarelo O Senhor dos Anéis O Sexo Invisível O Sonho de Duncan Parrennes O Tigre O Tigre e o Pescador Obras das minhas filhas Olga Soffer Os Incautos Os Livros da Selva Os Ratos Letrados Outono o Gênioso Oz Oz City Pedra do Teletransporte Polo Noel Atan Red John Rei Ladrão & Lâmina Randômica Robert William Chambers Rotbranch Samhain Sarcosuchusimperator Sobre a Escrita Sociedade Blake Stephen King Stranger From Hell TI Tevildo Thomas Alva Edison Tik Tak Tomas Ward Vida e Morte Wassily Wassilyevich Kandinsky William Blake Wyna daqui a três estrelas Yoshihiro Togashi Yu Yu Hakusho absinto aho aho akemi aleijadinho algoritmos alienígenas aluguel amazônia amor anagramas andarilhos animais de estimação animação anime ano novo aranha marrom aranha suprema arquétipo astronomia atalho atitudes autopublicação azar balabolka baladas banho frio banho gelado bicicleta bienal do livro biografia blogger boxe bugs caderno de lugar comum calçados militares caminhos escuros carlos ruas carnaval carta do chefe Seatle casa nova casas mal assombradas castelos castelos medievais categorias cavaleiro da lua celebrações pagãs chalupa chonchu chrome cidadania cientista civilização ciência condessa G condomínio configuração consciência conto epistolar coragem cordilheira dos andes crianças criaturas lupinas crimes cultura brasileira cultura otaku cárcere cães dark rider democracia deusa da lua e da caça dia das crianças dia de finados dia do saci dia dos mortos distopias doramas ecologia el niño ema encantos esboços escuridão espada espírito de luta espíritos exoplanetas falta de energia elétrica feiticeiras feitiçaria feitiços felicidade felipe ferri fome fonte tipográfica fonógrafo fortuna fundação japão game pass gratidão greve gênero hitória homens humor hábitos saudáveis ia para geração de imagens idealismo identidade igualdade de gênero imaginação imaterialismo inquisição jaci jaterê japão japão feudal jogos 2d jogos de plataforma jornada kami kraken kraken tinto labirintos labirintos 2D lealdade leitor cabuloso lenda guarani leste leviathan licantropia linguagem de programação literatura inglesa live action livros infanto juvenis loop lua de morango lugares mal assombrados lógica de programação malaquias mandalas matemática mawé mazolata mboi-tui meio ambiente melancolia memorização mercado de trabalho meu rh microsoft midjourney mitologia grega mitra mizu moccoletto mochila modelo de linguagem modo escuro molossus monograma monstros montanha morgoth morpheus moto motoqueiro mudança mudanças climáticas mulheres mundos método wim hof músicas neil gaiman noite eterna nomes de gatos pretos nona arte nostalgia o que é vida objetos mágicos ogros oração os sete monstros osamu tezuka patriarcado pena pensamentos perpétuos pesadelos pescador piedade pluto pod cast poderes povo nômade predadores prefácio primavera primeiras impressões problemas profecia pterossauro publicação independente qualidade de vida quarta parede reclamação reflorestamento religião religião de zath rio Pinheiros rio Tietê robôs roda do ano roma antiga romantismo cósmico romênia sacerdotisas de zath samurai de olhos azuis sarcosuchus Imperator saturnalia saturnália saúde segredos seres fantásticos serpente-papagaio sexo frágil sintetizador de voz smilodon sobrevivencialismo solstício solstício de inverno solstício de verão sonhar sophia perennis sorte suna mandís sustentabilidade série de terror tau e kerana teclado telhado telhas de pvc templo de hachiman tempo teoria das cores terror texto em fala ticê tigre dente de sabre totvs carol transilvânia travessão treinamento treino trevas trickster tumba de gallaman tv título um sábado qualquer universidades van helsing varacolaci vendaval verão vida em condomínio vigília da nevasca windows wombo art xamanismo xintoísmo ymir yule zath zoonoses águia ódio
Mostrar mais