A torre da Aranha suprema no Norte Glacial em Conan Exiles

Uma nova fortaleza no Norte gélido nascerá, coroada pelo templo de Zath, o supremo e tenebroso deus-aranha

🤹‍♂️

Uma nova fortaleza nascerá no gélido Norte

Templos sombrios coroarão as suas torres

De onde espreitarão os oito olhos do deus-aranha Zath,

que ao inimigos traz a morte

O vale branco à frente é uma floresta habitada por terrores

cobertos por um vasto manto branco

que se parece com gélidas flores,

mas que são pétalas gélidas de neve,

que voam ao sabor do vento uivante.

Neve que desce desde o pico das altas montanhas,

soprando o frio e também a fumaça e a escuridão

que um vulcão sinistro e furioso arrota de suas entranhas.

Esta não é uma terra amiga e afável,

é uma terra sinistra e desconfortável,

habitada por feras perigosas

e criaturas estranhas,

cujas presas de marfim e dentes de sabre

vão empalar os seus descuidados visitantes.

Se você é otimista

e acha que para vir até o norte,

basta ter alguma sorte,

saiba que o que te espera

nesta terra derradeira

é uma fria e rápida morte.

A face do temível deus-aranha irá encarar os campos gelados à sua frente,

onde a morte passeia livre como o vento gelado e estridente,

e os corpos daqueles que tombam empalados por presas de marfim e dentes de sabre,

são cobertos pela neve que cai dos picos das montanhas

como uma mortalha branca e resplandecente.

— ode aos campos gélidos do exílio, Éder S.P.V. Gonçalves


oito mulheres dançarinas semi-nuas cercam a estátua preta do grande deus aranha Zath com teias peludas e orbes pretos e lustrosos em seu ninho sombrio e nebuloso que é templo de gelo preto do deus aranha em uma fortaleza sombria no norte glacial iluminada por tochas azuis. dançarinas selvagens, arte estilo conan o bárbaro

Eu estive (ou talvez eu ainda esteja) em um momento de saudosismo em relação aos mundos de espada e feitiçaria. Faz um tempo que eu não trabalho nas minhas próprias sagas de espada e feitiçaria, mas tenho revisitado alguns textos antigos enquanto planejo a retomada desse projeto literário para o próximo ano (vocês podem ler um pouco mais sobre isso no post O Ataque da Estrela Negra e no post O Povo das Mandalas Errantes). Como resultado, forças obscuras entraram em ação e, quando vi, estava eu de volta às terras do Exílio em Conan Exiles, usando minha armadura da legião silenciosa para continuar meu projeto de construir uma terceira base de comando no extremo norte. Nesta missão precisarei ir e vir de vários lugares desta vasta terra indômita: inclusive da minha Fortaleza impenetrável no Sul (que chamo de Torre de Mordor) e da minha grande cabana na Savana (que eu ainda vou reformar).

Claro; já enfrentei muito inimigos (como o velho Pés de Trovão: um poderoso elefante nível 3 caveiras que aparece no vídeo abaixo) e sei que ainda enfrentarei muitos outros. Alguns eu irei derrotar (como foi o caso com esse grande e nervoso elefante) e outros irão me massacrar completamente (como foi o caso com o Avalanche: um Rochifre Rei com quem cruzei caminho por acaso). Mas os altos e baixos, os dias bons e os dias ruins são esperados em um mundo selvagem e indomável como as terras do Exílio. Forças sombrias estão sempre à espreita e há também aquelas pessoas que não nasceram para a paz e o descanso; em cujas veias corre o espírito da tormenta, mensageiros da violência e do derramamento de sangue que não sabem viver de outra forma.


Sim, hoje eu vou jogar conversa fora sobre jogar Conan Exiles; esse passa-tempo que tem tudo a ver com quem gosta de histórias de fantasia sombria e espada e feitiçaria. Não pretendo escrever um tutorial sobre o jogo; apenas papear sobre as minhas últimas aventuras (ou desventuras, conforme o ponto de vista) e te convidar a opiniar sobre esse game e sobre esse gênero tão rico e fascinante da espada e feitiçaria.

De fato, o game produzido pela Funcon é uma ótima adaptação do universo criado por Robert E. Howard e, ainda por cima, esse RPG de ação e aventura incorpora vários elementos H.P. Lovecraftinianos da era era Hiboriana que aludem a um subgênero literário chamado de horror cósmico, que fala sobre criaturas inimagináveis para a compreenção humana (Howard e Lovecraft eram amigos em vida; Howard inclusive já admitiu em cartas que o universo de Conan o Bárbaro é o mesmo universo das histórias de Lovecraft e ele faz menções em vários de seus contos sobre criaturas típicas do horror cósmico criado por Lovecraft).

Vemos tudo isso em Conan Exiles: um vasto continente, povoado por facções humanas em estado bárbaro que tentam sobreviver e prosperar em uma terra habitada por feras selvagens, por demônios, por mortos-vivos, monstros e pelos fantasmas de antigas civilizações cujas histórias e segredos macabros ainda pulsavam debaixo da terra; em ruínas nauseabundas e masmorras sombrias, habitadas por aranhas e outros terrores inimináveis e indicritíveis.

No templo de Yezud, os sacerdotes de Zath adoram uma enorme estátua do deus aranha. Diz-se que oito pedras enormes formam seus olhos.

Da última vez que joguei Conan Exiles, a atualização do capítulo 1 da temporada Age Of War ainda não havia sido lançada. Com isso vocês podem fazer alguma ideia do quanto enferrujado eu estava quando voltei a jogar a poucos dias. E em um jogo de mundo aberto como esse, ficar sem jogar por alguns meses e depois voltar é quase como ser apresentado para um jogo novo.

Uma nova fortaleza no Norte gélido nascerá 

Isso é comum em jogos de mundo aberto online, pois estes são jogos que não possuem como objetivo completar uma missão ou história para se "zerar" ou "finalizar" o jogo, completando suas missões. A "lore" ou "história" desse tipo de jogo até existe, mas ela é evoluída temporada após temporada e seu principal objetivo não é criar uma missão a ser completada, mas sim servir de pano de fundo para novas atualizações (novos itens, inimigos, recursos, etc). Sem contar que, como esses jogos também permitem a coperação e a competitividade com outros jogadores online, existe ainda a possibilidade de cada player ou conjunto de players criarem suas prórpias missões, competições e histórias próprias, como em um verdadeiro RPG de mesa.

Conan Exiles é de fato um jogo bastante dinâmico e isso é ótimo... Ótimo e desafiador.

O Rockslide é uma criatura lendária que pode ser encontrada na passagem a leste de Fingerfang Rock . É uma colossal Montanha Viva .

Por exemplo, me deparei com inimigos novos em regiões já conhecidas por mim e que eu usava como rotas "seguras" entre locais de interesse em minhas andanças. Um Rei Rochifre 3 Caveiras (o maior nível de um inimigo nesse game) matou um dos meus seguidores nomeados (que eu estava treinando, para evoluí-lo ao nível máximo). Eu descobri depois, pesquisando no wiki do fandom de Conan Exiles para escrever esse post que esse ser é uma das criaturas lendárias do jogo e chama-se Rockslide (Deslizamento de Rochas ou, se você preferir: Avalanche).

O lugar onde esse lacaio foi morto fica entre o quadrante D7 e D8, no final de uma trilha pela qual é possível cruzar um trecho das ruínas que levam atá a cidade sem nome (conforme a imagem abaixo, em que circulei a área com circulos amarelos):

Região perigosa entre os Quadrantes D7 e D8: lá é possível encontrar um Rei Rochifre nível 3 Caveiras

Eu não esperava por esse encontro e aconselho vocês e marcarem bem esse lugar. Na verdade, eu só estava ali de passagem, voltando de outra missão: havia acabado de completar a masmorra (ou dungeon) de Jhebbal Sag e estava voltando para minha base na savana, quando o derradeiro incidente ocorreu.

Por falar nisso, eu fui bater um papo com Jhebbal Sag para conseguir algumas flores de lótus (a minha estava acabando), pois eu queria preparar algumas receitas especiais para produzir Rochifres Veio-de-Ouro e Veio-de-Prata. Mas aí está um triste fato sobre esses Rochifres especiais: eles são muito difíceis de se conseguir.

Rocknose com veias douradas

Após comprar uma centenas de ovos de Rochifre da senhora Shawna Extravagante (até agora eu não entendi a graça nesse raio de nome dessa NPC, mas enfim) e deixá-los chocando na composteira (sim, os ovos só chocam depois de um longo tempo na caixa onde usamos extrume e vegetais para preparar adulbo) e levar os filhotes recém chocados para os currais mais avançados que existem no jogo e preparar as receitas bastante caras (você precisa conseguir ouro e prata e flor das sombras para criar as receitas que alimentam essas criaturas de pedra e aumentam as chances de um desses infelizes nascerem como Veio-de-Ouro ou Veio-de-Prata). Apesar de todo esse esforço, eu não consegui nenhum Rochifre especial; nem mesmo um Rochifre enorme... Só consegui Rochifres comuns. Sei que não estou fazendo nada errado com as receitas (eu sei, por que já consegui a proeza de criar 3 Rochifres Veios-de-Prata e 1 Rochifre Veio-de-Ouro no passado, e estes Pets estão em minha fortaleza impenetrável nas terras do Sul).

Um Rochifre com veios de prata em seu corpo

Talvez seja alguma mudança nas atualizações recentes do jogo ou talvez seja apenas azar mesmo. O fato é que minha missão foi um fracasso e ainda perdi um valioso lacaio na empreitada.

O jeito é ver o lado positivo: eu tenho um exército de Rochifres para defender minhas fortalezas. Além disso, Rochifres comuns também possuem algumas utilidades: em uma base remota como a que eu estou construindo no extremo norte, Rochifres comuns podem comer pedra comum e produzir Ferro e Cristal. Tudo bem que é possível conseguir ferro em abundância no norte, mas o Rochifre facilita o nosso trabalho. Quanto ao Cristal: as minhas conhecidas ficam no Sul e na área central (próximo à Savana), de modo que os Rochifres comendo pedras em Currais podem poupar viajens desnecessárias até estes locais para conseguir cristal (usando em várias fórmulas, inclusive para fazer recipientes com água, usados em várias poções alquimicas, feitiçoes e até tinturaria).

Este machado maravilhoso, construído pelos Reis Gigantes e presenteado a um dos escravos mais leais do Beligerante, já rachou incontáveis cabeças ao meio. É facílimo de se manusear, o que o torna muito preciso para golpear.

Outro ponto positivo é que durante minha desventura, eu encontrei uma Masmorra (ou Dungeon) que eu ainda não tinha explorado e, embora eu não tenha ido muito fundo nela, consegui derrotar um inimigo que dropou uma arma poderosa: o machado do Guardião do Portão (embora eu ainda não tenha encontrado nenhuma arma mais poderosa que o Machado do Leão).

Rambém me deparei com filhotes de dente de sabre na Dungeon do Jhebbal Sag. Não sei se isso tem algo a ver com as recentes atualizações ou se eu simplesmente não prestei atenção nessa Masmorra nas minhas incursões anteriores. Apesar de tudo, mesmo tendo tentado produzir um Dente de Sabres especial (assim como os Rochifres) preparando alimentos especiais temperados com pó de Lótus das Sombras, eu só obtive um Dente de Sabre comum mesmo.

oito mulheres dançarinas semi-nuas cercam a estátua preta do grande deus-aranha zath com teias peludas em templo sombrio de gelo preto em uma fortaleza sombria no norte glacial iluminada por tochas azuis. dançarinas selvagens e sensuais, sensualidade exótica, arte estilo conan o bárbaro

Toda essa movimentação é para poder levar recursos e aliados para a minha nova base no extremo norte. Minha fortaleza nessa região fica próxima ao Templo do Gelo (cheio de Gigantes, filhos de Ymir) e embora eu já tenha começado a ergueer seus muros e tenha criado um galpão principal, ainda há muito o que fazer por lá. No topo do "galpão" eu construi um templo em honra ao deus Zath e o evoluí até o estágio 3 (o nível máximo de um templo). O templo ficou lindo com a estátua de uma pavorosa aranha gigante observando de cima da minha torre para a floresta gelada à frente. Atrás da minha fortaleza á possível ver os veios de magma do enorme vulcão que há nas redondezas. Agora falta conseguir um sarcedote para o templo (se é que existem sacerdotes de Zath, pois até hoje nunca encontrei nenhum) e algumas dançarinas vestidas como sacerdotisas de Zath para serem posicionadas orando em volta do templo. Isso vai criar um clima mistico para o lugar. Porém, vejo que já vou ter que reformar o lugar: o espaço em volta do templo não ficou grande o bastante para que se possa deslocar nele e posicionar mais pessoas por lá. Um dos vídeos abaixo é do momento em que o meu templo evolui para o nível 3, mas não mostra muito bem o espaço, mas dá uma noção de como estou criando um ambiente bem sombrio e aterrador por lá: é impossível que almas soturnas achem um lugar mais acolhedor que esse por lá. Os outros vídeos mostram um pouco a faixada frontal da fortaleza, mas não mostro muito por dentro. Voltarei no futuro com mais informações sobre esse meu passa-tempo e aproveitarei para mostrar com mais detalhes essa fortaleza.

Nem tudo são flores neste reino gélido e inóspito. Eu descobri que os meteoros constantes que borbadeiam essa imensa região de gelo e que disseminam o metal das estrelas nas terras do exílio podem cair bem na porta de "casa"; e eu estou falando literalmente quando digo isso. Eu quase morri após um meteoro atingir a frente da minha fortaleza, caindo a alguns metros do meu personagem (pena que não me liguei de gravar esse momento em que eu perdi metade da vida em um piscar de olhos; isso porque eu estava com a armadura da legião silenciosa, uma das mais fortes do jogo).

Nesse momento uma dúvida me ocorreu: será que os meteoros podem atingir a minha construção e destruir seus muros?

Esse é mais uma das coisas que acho divertido em Conan Exiles; a natureza inóspita e selvagem está sempre nos desafiando das formas mais imprevistas.

Será que a minha base no Norte vai prosperar ou será que serei derrotado pela natureza rebelde e intempestiva?

Há muita coisa que eu gostaria de fazer nessa "temporada" antes do final de ano...

Talvez eu volte aqui para jogar conversa fora sobre jogar Conan Exiles.

Pretendo usar alguns mapas online que podem ser muito úteis para descobrir onde encontrar as coisas que eu quero nas terras do Exílio (onde como não encontrar coisas que eu não quero: como uma Avalanche mortal pronta para ceifar meus lacaios em fase de treinamento). Caso você também goste de Espada e Feitiçaria e RPG e queira se aventurar em Conan Exiles ou, se você já for um aventureiro ou aventureira (provavelmente mais experiente que eu) nas terras do Exílio, recomendo os mapas abaixo:

Este é um mapa online muito útil para descobrir onde, nas terras do Exílio, encontrar uma porção de coisas desejadas (de animais filhotes a minas de prata e cristal). Este aqui é outro mapa online também muito útil das terras do Exílio em Conan Exiles.

Hoje eu fico por aqui Exilados. Até a próxima jornada por este mundo bárbaro e selvagem 🗡

um guerreiro vestindo uma armadura da legião silenciosa do jogo conan exiles, capacete com chifres e máscara de ferro e olhos brilhantes e sinistros, cenário é um campo de gelo e neve no extremo e escuro norte com os picos das montanhas nevadas e o vulcao no horizonte, arte estilo conan o bárbaro


Comentários

Minha foto
Éder S.P.V. Gonçalves
Osasco, SP, Brazil
É um ficcionista trevoso; escreve poema, romance e também conto. Mescla tom sério com humor ao falar sobre fantasia, mistério e terror. Mantém um blog onde posta textos por vezes sombrios e temperados com ácido humor.

Postagens mais visitadas deste blog

O Tigre, de William Blake

Ticê: a feiticeira que se tornou a deusa do submundo

Filtrando pelo campo TSK_STATUS

Poema Trevas de Lord Byron

Carmilla: a vampira de Karnstein

Como configurar os níveis de aprovação no app Meu RH da Totvs?

A lenda do Mapinguari: tudo o que você precisa saber sobre o monstro da Amazônia

Como fazer o travessão no Windows

Yokais: as criaturas sobrenaturais do folclore japonês e sua história

Hajime no Ippo e o Espírito de Desafiante

📮 Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

👁‍🗨 MARCADORES

Curiosidades Leituras crônicas de escritor crônicas de um autor independente O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas filosofia Livros espada e feitiçaria Entretenimento Poemas Fantasia Sombria Memorandos a rua dos anhangás folclore histórias de mistério histórias de terror vampiros Contos literatura gótica Caravana Sombria diário halloween dicas Os Demônios de Ergatan histórias de fantasma lobisomens Bram Stoker Oitocentos Aromas de Devaneio PODCASTS escrita games histórias de aventura sagas Drácula O Leão de Aeris Psicotrápolas lendas lendas urbanas mitologia Atividade Física Conan o Bárbaro Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling O Governador das Masmorras Rudyard Kipling Via Sombria conan exiles critica social kettlebell lua cheia micro contos natal paganismo sociedade séries Exercícios de Criatividade O Ventre de Pedra arqueologia feriado girevoy sport gyria inteligência artificial krampus krampusnacht masmorras papai noel resenha séries de tv xbox Robert Ervin Howard cultura pagã estrela negra folclore guarani ia liberdade melkor morte quadrinhos Capas Desenvolvimento de Jogos Ilustrações Os Segredos dos Suna Mandís Passeios Space Punkers era hiboriana game designer harpia histórias de horror histórias góticas hq humanidade indicação de séries mangá netflix personagens poema gótico política prisão As Aventuras do Caça-Feitiço Conto Diana Haruki Murakami História J.R.R.Tolkien Joseph Delaney O DIÁRIO DE IZZI Romancista como vocação Sandman V de Vingança Vampiros na literatura Wana anhangás animes aranhas arquivo umbra arte bruxas chatgpt criação de histórias cultura gótica cães estações do ano facismo fanfic fantasmas festividades gatos pretos godot jogos jurupari mitologia brasileira outono paródia protheus sexta-feira 13 superstições totvs vida vingança A Fênix na Espada Café Holístico Carmilla: a vampira de Karnstein Cristianismo Joseph Conrad Joseph Sheridan Le Fanu O Chamado Selvagem O Coração das Trevas O Homem Sem Memória O Mentalista Terry Pratchett age of war anime animes de esporte anotações bruxaria cadernos capa castlevania ceticismo conto de terror cotia crenças criatividade culto aos mortos cultura japonesa demônios dia de todos os santos diabo drama educação engines espada evernote família fantasia farmer walk ficção ciêntifica ficção fantástica folclore indígena fotografias funcom hajime no ippo horror cósmico inverno leitores listas lobos lua azul matrix megafauna mitologia indígena monstros natureza notion objetos amaldiçoados opinião palácio da memória podcast ratos reforma sea of thieves sinopse série de terror templo zu lai tigre tutoriais utilidades viagem no tempo vila do mirante vlad tepes wicca xamanismo Áudio-Drama A Arte da Guerra A Balada dos Dogmas Ancestrais A Cidade dos Sete Planetas A Cidadela Escarlate A Ilha do Tesouro A Sede do Viajante A Voz no Broche Age Of Sorcery Akira Toryama Anne Rice Arthur C. Clarke As Mil e Uma Noites As Sombras do Mal Bad and Crazy Barad-dûr Berkely BlackSails Blog Breve encontro com Dracooh de Beltraam Bushido Caninos Brancos Canto Mordaz Carta Para um Sábio Engenheiro Cartas Chuck Hogan Clássicos Japoneses Sobrenaturais Daniel Handler Direitos Iguais Rituais Iguais Discworld Divulgação Doctor Who Dragon Ball Eiji Yoshikawa Elizabeth Kostova Elric de Melniboné Entrevista com o Vampiro Full Metal Alchemist Gaston Leroux Genghis Khan Grande A'Tuin Guillermo Del Toro Hoje é Sexta-Feira 13 e a Lua está Cheia Jack London Johann Wolfgang von Goethe Joseph Smith Katana Zero Lemony Snicket Lestat de Lioncourt Lord Byron Lord Ruthven Louis de Pointe du Lac Mapinguari Michael Moorcock Michelly Mordor Musashi Na Casa de Suddhoo Na toca dos ratos letrados Nergal Novela O Escrínio de Pooree O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados O Historiador O Hobbit O Jirinquixá Fantasma O Lobo O Lobo das Planícies O Mar O Mundo de Sofia O Ogro Montês O Primeiro Rato Letrado O Rei de Amarelo O Senhor dos Anéis O Sexo Invisível O Sonho de Duncan Parrennes O Tigre O Tigre e o Pescador Obras das minhas filhas October Faction Olga Soffer Os Incautos Os Livros da Selva Os Ratos Letrados Outono o Gênioso Oz Oz City Pedra do Teletransporte Pituxa Polo Noel Atan Red John Rei Ladrão & Lâmina Randômica Richard Gordon Smith Robert E. Howard Robert Louis Stevenson Robert William Chambers Rotbranch Safira Samhain Sarcosuchusimperator Simbad Sobre a Escrita Sociedade Blake Stephen King Stranger From Hell TI Tevildo Thomas Alva Edison Tik Tak Tomas Ward Vida e Morte Wassily Wassilyevich Kandinsky William Blake Wyna daqui a três estrelas Yoshihiro Togashi Yu Yu Hakusho absinto aho aho akemi aleijadinho algoritmos alienígenas aluguel amazônia amor anagramas andarilhos animais de estimação animação ano novo aranha marrom aranha suprema arquétipo artesanato astronomia atalho atitudes autopublicação aves míticas azar balabolka baladas banho frio banho gelado bicicleta bienal do livro biografia blogger bokken boxe bugs caderno de lugar comum calçados militares caminhos escuros carlos ruas carnaval carta do chefe Seatle casa nova casas mal assombradas castelos castelos medievais categorias cavaleiro da lua celebrações pagãs chalupa chonchu chrome cidadania cientista civilização ciência condessa G condomínio configuração consciência conto epistolar coragem cordilheira dos andes crianças criaturas fantásticas criaturas lupinas crimes cultura brasileira cultura otaku cárcere dark rider dark side democracia deusa da lua e da caça dia das crianças dia de finados dia do saci dia dos mortos distopias diy doramas eclipse eclipse do sol eclipse solar ecologia el niño ema encantos esboços escultura escuridão espada de madeira espiritualidade espírito de luta espíritos exoplanetas falta de energia elétrica faça você mesmo feiticeiras feitiçaria feitiços felicidade felipe ferri folclore japonês fome fonte tipográfica fonógrafo fortuna fundação japão game pass gratidão greve gênero hitória hobby homenagem homens humor husky hábitos saudáveis ia para geração de imagens idealismo identidade igualdade de gênero imaginação imaterialismo inquisição jaci jaterê japão japão feudal jogos 2d jogos de plataforma jornada kami katana kendo kraken kraken tinto labirintos labirintos 2D lealdade leitor cabuloso lenda guarani lendas antigas leste leviathan licantropia linguagem de programação literatura literatura aventuresca literatura fantástica literatura inglesa live action livros infanto juvenis loop lua de morango lugares mal assombrados lógica de programação magia malaquias mandalas mangaká matemática mawé mazolata mboi-tui meio ambiente melancolia memorização mercado de trabalho meu rh microsoft midjourney mitologia grega mitologia japonesa mitologia árabe mitra mizu moccoletto mochila modelo de linguagem modo escuro molossus monograma montanha morgoth morpheus moto motoqueiro mudança mudanças climáticas mulheres mundos método wim hof músicas neil gaiman noite eterna nomes de gatos pretos nona arte nostalgia o que é vida objetos mágicos ogros oração os sete monstros osamu tezuka patriarcado pena pensamentos perpétuos pesadelos pescador piedade piratas pluto pod cast poderes povo nômade povos aborígenes predadores prefácio primavera primeiras impressões problemas profecia pterossauro publicação independente qualidade de vida quarta parede reclamação reflorestamento religião religião de zath rio Pinheiros rio Tietê ritual robôs roc roca roda do ano roma antiga romantismo cósmico romênia roque sacerdotisas de zath samurai de olhos azuis sarcosuchus Imperator saturnalia saturnália saúde segredos seres fantásticos serpente-papagaio sexo frágil sintetizador de voz smilodon sobrenatural sobrevivencialismo solstício solstício de inverno solstício de verão sonhar sophia perennis sorte suna mandís sustentabilidade série tau e kerana teclado telhado telhas de pvc templo de hachiman tempo teoria das cores terror texto em fala ticê tigre dente de sabre totvs carol transilvânia travessão treinamento treino trevas trickster tumba de gallaman tv título um sábado qualquer universidades van helsing varacolaci vendaval verão vida em condomínio vigília da nevasca windows wombo art xintoísmo ymir yokai yokais youkai youkais yule zath zoonoses águia ódio
Mostrar mais