O povo todo "xerado" é tudo o que eles querem...

Uma folha de maconha sobre um fundo preto
🌴💚🎋
Hoje ainda abordarei a noticia do estadão, sobre os estudantes que estavam fazendo um movimento em prol da legalização da maconha. 

Um povo todo "xerado" é tudo o que eu queria!
Eu tenho a opinião de que a maconha não deva ser legalizada, pois esta seria uma medida paliativa para uma série de problemas crônicos que a população precisa vencer junto às autoridades recorrendo a outros meios.
Vou dizer, de passagem, que há quem defenda que “legalizar a maconha” é uma medida cuja intenção é encontrar um “vicio” menos nocivo para quem quiser se viciar em alguma coisa.
Também há quem defenda que a “legalização da maconha” tiraria a maconha das mãos dos traficantes e isto por sua vez impediria ou ao menos reduziria o acesso a outros vícios mais nocivos – como o craque por exemplo.

Também já ouvi falar de políticos que defenderam explicitamente que a legalização das drogas traria os lucros; que hoje ficam inteiramente com os traficantes, para o governo na forma de impostos. Ou seja, o governo teria mais uma indústria sobre a qual poderia coletar mais impostos.

Há quem diga muitas outras coisas sobre a “legalização da maconha” especificamente; de que a maconha não faz mal, de que a maconha não vicia, de que a maconha é menos nociva que o cigarro e o álcool, etc.

Tenho a opinião pessoal de que a legalização da maconha não é em nada positiva, apesar de conhecer as opiniões acima citadas.
Porém, não me recuso a ouvir a opinião de outras pessoas que queiram apresentar seu parecer sobre o assunto. Afinal, não me julgo senhor de nenhuma verdade.

Neste ponto também peço o bom senso de quem queira me criticar porque minha opinião diverge daqueles que defendem a “legalização da maconha”.

Mesmo aqueles que se dizem “entendidos” no assunto devem concordar comigo que não é porque eu sou contra a legalização de qualquer substancia que seja sabidamente nociva para o ser humano – ou sobre a qual ainda há dúvidas sobre sua nocividade – que eu não sei o suficiente sobre o assunto.

Ainda assim aceito ser criticado. Mas não acusado de ter pouco conhecimento sem que sejam apresentadas as provas de minha ignorância.

Vou defender então, meu ponto de vista sobre este assunto.

Há pesquisadores que já encontraram evidências de que a maconha talvez não seja uma droga maléfica. Um "talvez", no entanto, não é suficiente para legalizar nem mesmo remédios pesquisados com o intuito de combater doenças que há muito são a causa da morte de muitas e muitas pessoas. Quanto mais para legalizar o uso de uma substancia que até então é tida como uma droga nociva.

O problema é que a "maconha" é mau vista pela população! Porque é uma droga! Porque é proibida! Porque está ligada ao tráfico! Etc! – Há muita coisa ruim para associar ao uso desta substância, o que não quer dizer que ela seja pior que o abuso do álcool ou do cigarro. No entanto, não se pode defender a maconha e sua legalização alegando que o álcool e o cigarro são mais nocivos que ela. Ao contrário, deveríamos, neste caso, lutar pela proibição do álcool e do cigarro ou talvez por uma maior rigidez sobre seu consumo antes de querermos pensar em uma politica que legalize o uso da maconha.

Creio que qualquer substância nociva poderia sim ser legalizada, caso houvessem regras para sua produção, comercialização e uso.
Se alguém quer comprar e consumir uma substancia que lhe faça mal, ou que hipoteticamente lhe faça mal ou mesmo alguma que faça bem, então esta pessoa deve ter este direito, desde que ele não vá contra alguma lei ou contra algum principio ético. E principalmente, desde que o usuário desta substância não confunda liberdade com libertinagem e não ache que tem o direito de fumar maconha em locais públicos onde há pessoas que não querem fumar maconha.

E olhe que interessante, esta "merda" já acontece com uma droga que deve ser ainda pior que a maconha - o cigarro.
Assim sendo, antes de falar sobre a legalização de qualquer droga atualmente ilícita, dever-se-ia discutir um assunto mais primordial e urgente, a educação do povo brasileiro. Não falo só da “educação” no que tange ao domínio das diversas áreas do saber (como matemática, português e física, etc) como também no que diz respeito ao senso coletivo, ao respeito ao próximo, ao respeito por valores morais que deveriam guiar a conduta de qualquer cidadão. O irônico é que não se vê aluno de universidade lutando por uma revisão da “educação do povo” ou por uma “nova escola” e se há algum movimento nesta linha, então seu impacto na mídia (se é que a mídia lhe da espaço) não possui a mesma repercussão que a maconha possui.

Isto é um indicador do que o povo prefere discutir – ou talvez não, mas eu “acho” que sim – e o que a mídia prefere mostrar – uma vez que geralmente os veículos de comunicação preferem à audiência em detrimento ao conteúdo – isto também é apenas a minha opinião e ela não se aplica a todos os veículos de comunicação.

Sobre as drogas licitas, eu tenho também um ponto de vista que não caminha para a sua proibição. O que deve virar crime não é o uso “pessoal” de uma substância e sim o como se faz uso dela e de que consequências este uso pode acarretar para as demais pessoas.
As pessoas que fumam cigarro em locais públicos deveriam ser tratadas como criminosos. Mas como a droga é legalizada, os fumantes parecem achar que ela é também inofensiva e agradável a todas as pessoas.

Mais uma vez isto mostra que o importante não é discutir a legalização das drogas e sim a educação do povo – mas esta é apenas minha opinião pessoal.

No que tange ao tráfico, eu não acho que legalizar uma droga é uma solução contra os traficantes, contra o preconceito e menos ainda uma "evolução" da sociedade – como dizem algumas pessoas, que aliás tem todo o direito de dizer isso, tanto quanto eu tenho o direito de dizer que discordo!

Todas as pessoas tem o direito de ingerir veneno, mas em que a ingestão de veneno é uma evolução para a sociedade? Lembrando que por evolução deve-se entender que há uma melhoria de algo em relação ao seu meio, então quem defende que a legalização das drogas é uma evolução para a sociedade então podemos dizer que ingerir veneno também pode ser um habito que melhore a forma da sociedade lidar com seu meio e consigo mesma.

Eu simplesmente não compreendo como e por mais que eu possa parecer um ignorante para quem diz saber como, então peço que me expliquem, pois para mim é um mistério. 

O governo não deveria decidir o que uma pessoa pode ou não "usar". Ainda mais se este governo se diz “democrático”.

O que cabe ao governo é punir aqueles que cometem um crime!

Você não pode ser tratado como criminoso porque bebe ou porque usa uma droga alucinógena ou uma droga que seja cancerígena aos seus pulmões.

Mas as pessoas que bebem e depois vão dirigir, que roubam para conseguir dinheiro para comprar drogas ou que fumam em locais públicos deveriam ser tratadas como criminosos e deveriam ser punidos rigorosamente.

Não tratar um usuário de droga como criminoso e sim como um doente já é uma realidade! Neste caso não há o que "descriminalizar"!

Repito! Usuário de Droga não é tratado como criminoso e sim como doente! E isso não significa que eles sejam bem tratados e menos ainda que mereçam receber um tratamento melhor que as pessoas que adoecem sem terem procurado adoecer. Até mesmo estas pessoas, que não “procuram” por uma doença não são bem tratadas neste país (com exceção de quem tem como pagar ótimos convênios ou até mesmo médicos particulares e de renome). Porque então usuários de drogas deveriam ser vistos com mais humanidade?

Aliás, quanto a questão de legalizar as drogas, para quem não acompanha o mundo real, o que falta em nosso país não é descriminalizar sim criminalizar! Criminalizar e punir!

Uma vez que o usuário de drogas já não é um criminoso falta saber que bem traria legalizar a comercialização das drogas - incluindo a maconha... Teríamos agora uma indústria da maconha? Uma indústria do Craque também faria bem para aumentar o PIB do país? E traficante agora estaria dentro do CLT e teria direito a aposentadoria?

Enfim, sou a favor de que cada um tenha todo o direito de ingerir o que quiser. (só para que fique claro, não sou contra, inclusive, ao suicídio! Afinal, cada um faz o que quiser de sua própria vida desde que isso não interfira na dos próximos).

Esta foi minha opinião pessoal! Baseada no que li, vivi e sobre o pouco que sei sobre o povo brasileiro.

Agora falo em nome do bom senso!

Não há nada para "descriminalizar" no que concerne a maconha - usuário de drogas não é criminoso, é doente! (e eu sinto tanta pena deles como sinto de alcoólatras - a maioria dos médicos da rede publica vai concordar comigo).

O uso de drogas pela sociedade é um problema de saúde publica, porém legalizar o uso de qualquer droga não vai, necessariamente diminuir o numero de usuários. Pode-se pensar desta forma ao observar o numero de fumantes e consumidores de bebida alcoólica. Sendo assim, apesar de eu não ser contra alguém ingerir uma substancia que lhe faça mal, devo perguntar: não é contraditório dizer que o uso de substancias viciantes e nocivas é um problema de saúde pública mas mesmo assim a maconha deve ser legalizada?

Legalizar o comercio da maconha faria bem para a saúde publica?

Legalizar o comercio da maconha enriqueceria o país?

Legalizar o comercia da maconha melhoraria o ensino publico brasileiro?

Legalizar o comercio da maconha ajudaria no combate ao tráfico ilegal de drogas?

Legalizar a maconha faria os brasileiros entenderem que estão tratando a "maconha" e os "maconheiros" com preconceito porque elas sabem pouco sobre a "maconha" e sobre os "maconheiros"?

Legalizar o comercio da maconha resolveria algum assunto ligado à saúde, educação, politica, segurança?

Tudo o que falei até agora foi nada, porque só fiz uma afirmação e algumas perguntas. E espero respostas para as perguntas (caso alguém saiba dá-las).

Agora vamos a síntese do funcionamento de um estado (entenda-se país, império, republica ou o que quer que seja):

Se a legalização do comercio da maconha não for imperativo para resolver problemas graves no estado ou para melhorar muito a vida do seu povo, então sua prioridade cai drasticamente. É por isso que são poucas as promessas em campanhas eleitorais que estejam ligadas, por exemplo, ao ministério da cultura; o povo quer e precisa que assuntos emergências sejam tratados primeiro. Só então a cultura e a maconha ganham alguma importância nos assuntos dos regentes.

Não é discurso de hierarquia de temas dizer que os estudantes da USP deveriam estar abordando outros temas, é matemática. Mudar a politica de um país, melhorar sua educação, melhorar sua saúde, melhorar sua segurança, melhorar seus centros de pesquisa, investir em cultura e entretenimento e legalizar o uso da maconha não são assuntos que dependem do mover de uma varinha de condão! Dependem de pessoas, de recursos materiais, de ferramentas, etc.
Se eu emprego um corpo de políticos para pensarem sobre leis e sobre os recursos necessários para fazer valer estas leis, então quero que o esforço destes seja empregado em assuntos mais prioritários para a nação em detrimento dos menos necessários.
Da mesma forma, eu gostaria (e aqui volto para a esfera da opinião pessoal) de ver o povo debater e protestar sobre assuntos de maior relevância.

Por isso não digo que sou contra as pessoas que desejam consumir substancias nocivas a sua própria saúde. Porém sou contra legalizar o uso de drogas sem que antes se discuta penas mais severas para os crimes que tenham origem no uso de substancias nocivas – como álcool ao volante, cigarro em locais públicos e porque não dizer maconha ao volante e em locais públicos.

Além de penas mais rigorosas é preciso, antes de legalizar qualquer coisa que possa ser nociva, melhorar a educação das pessoas em todos os sentidos, para que qualquer individuo tenha total condições de saber ao que estará se sujeitando ao tornar-se um usuário de substancias que lhe façam mal.

Se me perguntarem se acho válido debater o assunto das drogas, irei prontamente responder que é valido debater qualquer assunto.
Porém em minha lista; educação, corrupção politica e também do povo, saúde publica, entre outros, aparecem antes do assunto “legalização da maconha”.

Não que eu ache que o assunto “legalização da maconha” não seja importante. Afinal, se fosse assim eu não estaria expondo minha opinião publicamente.

Mas eu tenho para mim que hoje há causas mais importantes pelas quais lutar. Ao menos esta é minha opinião pessoal.

PS.: Olha, se você pudesse falar com o "Você" do futuro, você gostaria de saber se a sua opinião mudou depois de 10 ou 11 anos? Você está com sorte, pois eu sou "Você" no futuro. E lamento dizer que sua opinião mudou (e bastante). Mas calma! Não surte! Você ainda acredita que existem outras prioridades e que esse assunto não vai necessariamente incorrer em grandes mudanças... Mas também não tem problema que as pessoas se debruçem sobre isso. Desde que não esqueçam outras pautas. Além disso, escrever um post onde você defende com tanta veemência a sua posição contra isso só mostra como o assunto é de certa forma relevante (nem que seja no sentido de provocar o seu "ranço" sobre a questão de dependência química). Ora, nós dois ("você" aí no passado e eu "eu" aqui no futuro) o motivo de desprezarmos tanto a questão do uso de substâncias... Mas acredite, você vai ver com mais clareza que o problema é a negligência em relação aos problemas mentais. Apesar de tudo, você vai continuar sendo bastante duro com o seu pai... Nosso pai... Enfim, acho que entendemos! Mas você também vai entendê-lo um pouco melhor... Enfim: a maioria das pessoas não é totalmente boa ou totalmente ruim e isso se aplica a ele também. E, pense só sobre uma coisa: se o alcool fosse proibído, seu pai poderia ter se envolvido com criminosos ao invés de combrar sua cachaça na padaria e, quem sabe o quão pior poderia ter sido nossa história! Me desculpe, eu sei que o assunto é tenso, mas olhando daqui eu não consigo deixar de rir de mim mesmo... 😏 Ainda assim, em sua defesa... Bom, nossa defesa... Há pontos interessantes nesta reflexão e que ainda possuem seu valor.

Comentários

Minha foto
Éder S.P.V. Gonçalves
Osasco, SP, Brazil
É um ficcionista trevoso; escreve poema, romance e também conto. Mescla tom sério com humor ao falar sobre fantasia, mistério e terror. Mantém um blog onde posta textos por vezes sombrios e temperados com ácido humor.

Postagens mais visitadas deste blog

O Tigre, de William Blake

Ticê: a feiticeira que se tornou a deusa do submundo

Yokais: as criaturas sobrenaturais do folclore japonês e sua história

Poema Trevas de Lord Byron

Como configurar os níveis de aprovação no app Meu RH da Totvs?

Carmilla: a vampira de Karnstein

Filtrando pelo campo TSK_STATUS

Jurupari: o demônio dos sonhos

Como fazer o travessão no Windows

Hajime no Ippo e o Espírito de Desafiante

📮 Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

👁‍🗨 MARCADORES

Curiosidades Leituras crônicas de escritor crônicas de um autor independente O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas filosofia Livros espada e feitiçaria Entretenimento Poemas Fantasia Sombria Memorandos a rua dos anhangás folclore histórias de mistério histórias de terror vampiros Contos literatura gótica Caravana Sombria diário halloween dicas Os Demônios de Ergatan histórias de fantasma lobisomens Bram Stoker Oitocentos Aromas de Devaneio PODCASTS escrita games histórias de aventura sagas Drácula O Leão de Aeris Psicotrápolas lendas lendas urbanas mitologia Atividade Física Conan o Bárbaro Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling O Governador das Masmorras Rudyard Kipling Via Sombria conan exiles critica social kettlebell lua cheia micro contos natal paganismo sociedade séries Exercícios de Criatividade O Ventre de Pedra arqueologia feriado girevoy sport gyria inteligência artificial krampus krampusnacht masmorras papai noel resenha séries de tv xbox Robert Ervin Howard cultura pagã estrela negra folclore guarani ia liberdade melkor morte quadrinhos Capas Desenvolvimento de Jogos Ilustrações Os Segredos dos Suna Mandís Passeios Space Punkers era hiboriana game designer harpia histórias de horror histórias góticas hq humanidade indicação de séries mangá netflix personagens poema gótico política prisão As Aventuras do Caça-Feitiço Conto Diana Haruki Murakami História J.R.R.Tolkien Joseph Delaney O DIÁRIO DE IZZI Romancista como vocação Sandman V de Vingança Vampiros na literatura Wana anhangás animes aranhas arquivo umbra arte bruxas chatgpt criação de histórias cultura gótica cães estações do ano facismo fanfic fantasmas festividades gatos pretos godot jogos jurupari mitologia brasileira outono paródia protheus sexta-feira 13 superstições totvs vida vingança A Fênix na Espada Café Holístico Carmilla: a vampira de Karnstein Cristianismo Joseph Conrad Joseph Sheridan Le Fanu O Chamado Selvagem O Coração das Trevas O Homem Sem Memória O Mentalista Terry Pratchett age of war anime animes de esporte anotações bruxaria cadernos capa castlevania ceticismo conto de terror cotia crenças criatividade culto aos mortos cultura japonesa demônios dia de todos os santos diabo drama educação engines espada evernote família fantasia farmer walk ficção ciêntifica ficção fantástica folclore indígena fotografias funcom hajime no ippo horror cósmico inverno leitores listas lobos lua azul matrix megafauna mitologia indígena monstros natureza notion objetos amaldiçoados opinião palácio da memória podcast ratos reforma sea of thieves sinopse série de terror templo zu lai tigre tutoriais utilidades viagem no tempo vila do mirante vlad tepes wicca xamanismo Áudio-Drama A Arte da Guerra A Balada dos Dogmas Ancestrais A Cidade dos Sete Planetas A Cidadela Escarlate A Ilha do Tesouro A Sede do Viajante A Voz no Broche Age Of Sorcery Akira Toryama Anne Rice Arthur C. Clarke As Mil e Uma Noites As Sombras do Mal Bad and Crazy Barad-dûr Berkely BlackSails Blog Breve encontro com Dracooh de Beltraam Bushido Caninos Brancos Canto Mordaz Carta Para um Sábio Engenheiro Cartas Chuck Hogan Clássicos Japoneses Sobrenaturais Daniel Handler Direitos Iguais Rituais Iguais Discworld Divulgação Doctor Who Dragon Ball Eiji Yoshikawa Elizabeth Kostova Elric de Melniboné Entrevista com o Vampiro Full Metal Alchemist Gaston Leroux Genghis Khan Grande A'Tuin Guillermo Del Toro Hoje é Sexta-Feira 13 e a Lua está Cheia Jack London Johann Wolfgang von Goethe Joseph Smith Katana Zero Lemony Snicket Lestat de Lioncourt Lord Byron Lord Ruthven Louis de Pointe du Lac Mapinguari Michael Moorcock Michelly Mordor Musashi Na Casa de Suddhoo Na toca dos ratos letrados Nergal Novela O Escrínio de Pooree O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados O Historiador O Hobbit O Jirinquixá Fantasma O Lobo O Lobo das Planícies O Mar O Mundo de Sofia O Ogro Montês O Primeiro Rato Letrado O Rei de Amarelo O Senhor dos Anéis O Sexo Invisível O Sonho de Duncan Parrennes O Tigre O Tigre e o Pescador Obras das minhas filhas October Faction Olga Soffer Os Incautos Os Livros da Selva Os Ratos Letrados Outono o Gênioso Oz Oz City Pedra do Teletransporte Pituxa Polo Noel Atan Red John Rei Ladrão & Lâmina Randômica Richard Gordon Smith Robert E. Howard Robert Louis Stevenson Robert William Chambers Rotbranch Safira Samhain Sarcosuchusimperator Simbad Sobre a Escrita Sociedade Blake Stephen King Stranger From Hell TI Tevildo Thomas Alva Edison Tik Tak Tomas Ward Vida e Morte Wassily Wassilyevich Kandinsky William Blake Wyna daqui a três estrelas Yoshihiro Togashi Yu Yu Hakusho absinto aho aho akemi aleijadinho algoritmos alienígenas aluguel amazônia amor anagramas andarilhos animais de estimação animação ano novo aranha marrom aranha suprema arquétipo artesanato astronomia atalho atitudes autopublicação aves míticas azar balabolka baladas banho frio banho gelado bicicleta bienal do livro biografia blogger bokken boxe bugs caderno de lugar comum calçados militares caminhos escuros carlos ruas carnaval carta do chefe Seatle casa nova casas mal assombradas castelos castelos medievais categorias cavaleiro da lua celebrações pagãs chalupa chonchu chrome cidadania cientista civilização ciência condessa G condomínio configuração consciência conto epistolar coragem cordilheira dos andes crianças criaturas fantásticas criaturas lupinas crimes cultura brasileira cultura otaku cárcere dark rider dark side democracia deusa da lua e da caça dia das crianças dia de finados dia do saci dia dos mortos distopias diy doramas eclipse eclipse do sol eclipse solar ecologia el niño ema encantos esboços escultura escuridão espada de madeira espiritualidade espírito de luta espíritos exoplanetas falta de energia elétrica faça você mesmo feiticeiras feitiçaria feitiços felicidade felipe ferri folclore japonês fome fonte tipográfica fonógrafo fortuna fundação japão game pass gratidão greve gênero hitória hobby homenagem homens humor husky hábitos saudáveis ia para geração de imagens idealismo identidade igualdade de gênero imaginação imaterialismo inquisição jaci jaterê japão japão feudal jogos 2d jogos de plataforma jornada kami katana kendo kraken kraken tinto labirintos labirintos 2D lealdade leitor cabuloso lenda guarani lendas antigas leste leviathan licantropia linguagem de programação literatura literatura aventuresca literatura fantástica literatura inglesa live action livros infanto juvenis loop lua de morango lugares mal assombrados lógica de programação magia malaquias mandalas mangaká matemática mawé mazolata mboi-tui meio ambiente melancolia memorização mercado de trabalho meu rh microsoft midjourney mitologia grega mitologia japonesa mitologia árabe mitra mizu moccoletto mochila modelo de linguagem modo escuro molossus monograma montanha morgoth morpheus moto motoqueiro mudança mudanças climáticas mulheres mundos método wim hof músicas neil gaiman noite eterna nomes de gatos pretos nona arte nostalgia o que é vida objetos mágicos ogros oração os sete monstros osamu tezuka patriarcado pena pensamentos perpétuos pesadelos pescador piedade piratas pluto pod cast poderes povo nômade povos aborígenes predadores prefácio primavera primeiras impressões problemas profecia pterossauro publicação independente qualidade de vida quarta parede reclamação reflorestamento religião religião de zath rio Pinheiros rio Tietê ritual robôs roc roca roda do ano roma antiga romantismo cósmico romênia roque sacerdotisas de zath samurai de olhos azuis sarcosuchus Imperator saturnalia saturnália saúde segredos seres fantásticos serpente-papagaio sexo frágil sintetizador de voz smilodon sobrenatural sobrevivencialismo solstício solstício de inverno solstício de verão sonhar sophia perennis sorte suna mandís sustentabilidade série tau e kerana teclado telhado telhas de pvc templo de hachiman tempo teoria das cores terror texto em fala ticê tigre dente de sabre totvs carol transilvânia travessão treinamento treino trevas trickster tumba de gallaman tv título um sábado qualquer universidades van helsing varacolaci vendaval verão vida em condomínio vigília da nevasca windows wombo art xintoísmo ymir yokai yokais youkai youkais yule zath zoonoses águia ódio
Mostrar mais