Sexta Feira 13: origem e curiosidades
🌠
Sexta Feira 13
Possíveis origens e algumas curiosidades
Hoje é sexta-feira 13, uma data que muitos consideram sinistra e azarada. Há muitos enganos sobre o tema, mas também muitas curiosidades e mistérios deliciosos para quem gosta do sobrenatural. Por exemplo, você sabia que os gatos pretos, que são frequentemente associados a esse dia, são na verdade animais adoráveis e leais e que eles livram a sua casa de pragas e mal olhado? Muitos relacionam esses animais com as bruxas, mas essas pessoas sequer sabem o que realmente as bruxas são (mulheres benevolentes, sábias e que procuravam ajudar aqueles que as procuravam em busca de auxilio). Se você quiser saber mais sobre as bruxas, recomendo esse post aqui, sobre o Halloween (também chamado de O Dia das Bruxas).
O fato é que os gatos pretos não tem nada a ver com magia negra ou maldições (a igreja católica é que disseminou essa e outras "fake news" no mundo antigo para atacar as culutras e costumes que viam como concorrentes ao domínio e influência da igreja e do Papa no mundo). Os gatos pretos não dão azar, pelo contrário, eles podem trazer muita alegria e amor para quem os adota. Por isso, nessa sexta-feira 13, que tal dar uma chance para esses bichanos de pelagem escura e mostrar que você não tem medo de superstições criadas a partir de Fake News?
Mas é claro que, se algumas superstições devem ser estudadas e exploradas para que o mal entendido seja desfeito, outras devem ser estudadas para que as pessoas redobrem a cautela e se protejam dos maus espíritos (sejam eles incorpóreos ou encarnados; ainda que estes últimos vistam uma batina ou um terno corporativo, ou mesmo se este mal estiver escondido em algum lugar em suas próprias entranhas). Em todo caso, vamos falar um pouco sobre a origem dessa tradição tão interessante sobre as sextas feiras 13.
A sexta-feira 13 é uma data que desperta a curiosidade e o medo de muitas pessoas, pois é considerada um dia de azar e de acontecimentos sinistros (conforme já relatei em outras ocasiões). Mas você sabe qual é a origem dessa superstição? Existem várias teorias e lendas que tentam explicar por que a sexta-feira 13 é tão temida (ou não, se você for uma pessoa cética e portanto descuidada).
Uma das possíveis origens está relacionada ao cristianismo (porque será que eu não estou surpreso). Segundo essa versão, a sexta-feira foi o dia em que Jesus Cristo foi crucificado, após ter celebrado a última ceia com seus doze apóstolos, totalizando treze pessoas. Portanto, o número 13 e o dia da semana seriam símbolos de má sorte e de traição.
Outra explicação vem da história da França, quando o rei Felipe IV ordenou a perseguição e a prisão dos Cavaleiros Templários, uma poderosa ordem militar da Idade Média (criada pela Igreja Católica no Concílio de Troyes, que se reuniu na cidade francesa de Troyes em 13 de janeiro de 1129, com o objetivo principal de reconhecer oficialmente a Ordem do Templo). O ataque aconteceu em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, e resultou na morte e na tortura de muitos membros da ordem.
Há também quem atribua a origem da sexta-feira 13 à mitologia nórdica. De acordo com uma lenda, o deus Odin organizou um banquete para doze divindades, mas Loki, o deus da trapaça, apareceu sem ser convidado e provocou uma confusão que terminou com a morte de Balder, um dos deuses mais amados. Assim, o número 13 e a sexta-feira, dia dedicado à deusa Friga, passaram a ser vistos como sinais de caos e infortúnio.
Além dessas histórias, a cultura popular também contribuiu para reforçar a maldição da sexta-feira 13. Um exemplo disso é a série de filmes de terror “Sexta-feira 13”, que conta as atrocidades cometidas pelo assassino Jason Voorhees nessa data. Os filmes foram inspirados pelo livro homônimo de Thomas Lawson, publicado em 1907.
Como você pode ver, existem muitas explicações para a origem da sexta-feira 13, mas nenhuma delas é definitiva ou comprovada. Por isso, não há motivo para ter medo ou evitar certas atividades nessa data. Afinal, o azar ou a sorte dependem muito mais das nossas atitudes do que de superstição (ainda assim, eu tomaria cuidado em certos lugares e buscaria ter atitudes corretas, para não enfurecer antigos espíritos ou o mal adormecido em certos lugares).
Mas, se você é uma pessoa menos cética e que gosta de um pouco de aventura e mistério (desde que você não faça mal aos animais, como por exemplo os gatos pretos), você também pode aproveitar a data para visitar alguns lugares assombrados de Osasco - SP ou região. Segundo algumas histórias, esses locais são palco de fenômenos paranormais, como aparições, vozes, ruídos e objetos que se movem sozinhos. Você teria coragem de conhecer esses lugares?
Confira alguns deles:
O Cemitério Santo Antônio, em Osasco, é um dos mais antigos da cidade e dizem que abriga almas penadas que vagam à noite. Alguns relatos afirmam que é possível ouvir gritos, choros e risadas vindos do local.
O Casarão Branco, em Carapicuíba, é uma construção abandonada que pertenceu a uma família rica no século 19. Segundo a lenda, o dono do casarão enlouqueceu e matou toda a sua família, inclusive os escravos. Depois, ele se suicidou. Desde então, o lugar é considerado mal-assombrado e muitos dizem ver vultos e luzes estranhas nas janelas.
O Edifício Andraus, em São Paulo, foi palco de um incêndio em 1972 que deixou 16 mortos e mais de 300 feridos. O fogo começou no 5º andar e se alastrou rapidamente pelos outros pavimentos. Muitas pessoas pularam das janelas para tentar escapar das chamas. Hoje, o edifício foi reformado, mas ainda há quem diga que escuta gritos e pedidos de socorro vindos de dentro do prédio.
Mas não é só no Brasil que existem lugares assombrados. Pelo mundo afora, há diversos locais que guardam histórias macabras e lendas urbanas e que combinam muito bem com uma visita nessa data iconica. Veja alguns exemplos:
O Manchac Swamp, na Louisiana, Estados Unidos, é um pântano que tem fama de ser assombrado por bruxas do vodu que lançam suas maldições no local. Além disso, o pântano abriga crocodilos e outras criaturas perigosas. Há excursões noturnas para explorar o lugar e procurar por zumbis.
As Catacumbas de Paris, na França, são um ossuário subterrâneo que contém os restos mortais de mais de seis milhões de pessoas. Os ossos foram transferidos para lá no século 18, quando os cemitérios da cidade ficaram superlotados. O lugar tem um clima sombrio e macabro, e muitos visitantes relatam sentir uma presença sinistra nos corredores escuros.
O Hotel Parisi, em Florença, Itália, é um hotel de luxo que ocupa um antigo palácio do século 17. No entanto, o hotel esconde um segredo terrível: no seu subsolo há uma câmara de tortura medieval que foi usada pela Inquisição para interrogar e executar hereges. Dizem que os espíritos dos torturados ainda assombram o hotel e causam pesadelos nos hóspedes. Eu sinceramente ainda acho pouco o que esses espíritos fazem... Mas devo conter meu frenesi vingativo e sentimentos sombrios (hoje não é um dia em que se deva brincar com certos assuntos).
E você, conhece algum outro lugar assombrado? Acredita na sexta-feira 13? Gosta do Halloween e de histórias sombrias? Compartilhe nos comentários e não se esqueça de curtir e seguir esse meu modesto blog para mais conteúdos arrepiantes como esse!
Por enquanto vou ficando por aqui (tenho muito o que escrever)... Mas deixo esses alertas:
Não maltrate os gatos pretos (e nenhum animal). Eles não dão azar: e de quebra podem livrar sua casa de pragas (e mal olhado);
Não precisa ter medo da sexta-feira 13 (mas tome cuidado com lobisomens, vampiros, espíritos vingativos e lugares mal assombrados mesmo assim: cuidado nunca é demais);
Comentários
Postar um comentário