Caos Diário: Treino com Kettlebells, Saga de Fantasia e a Busca por Equilíbrio

🦇 É fim de tarde de uma sexta-feira amena de outono. O frio ao meu redor é mais resultado do ar-condicionado da empresa onde trabalho do que do clima em si, mas apesar do tempo estar ameno, este outono está tendo alguns dias e muitas noites frias.

Eu estou um pouco cansado da correria da semana, mas bem, hoje é dia de treino, então não posso relaxar ainda.

Sigo com meus treinos com Kettlebells, apesar de eu não falar deles por aqui há muito tempo. Mas já falei escrevi alguns posts sobre meus treinos e sobre como cheguei ao mundo dos Kettlebells; você pode ler essa história nesse post.

Estou sentindo vontade de voltar a falar disso, afinal, é preciso manter o físico em dia para enfrentar as trevas (sejam elas literárias ou não). Inclusive eu tenho dedicado à última semana a resolver a questão do nome de uma velha e longa saga: aquela que diz respeito ao "povo das mandalas errantes" e às "harpias do Bibliomante" entre outras coisas. Provavelmente vou passar a próxima semana imerso nisso ainda... Afinal, não é simples dar um nome a uma saga de fantasia sombria ou pelo menos, eu não acho isso simples. E carregar tantas histórias na cabeça certamente causa alguma dor nas costas se o treino não estiver em dia...

Os meus kettlebells limpos após uma sessão de treino, refletindo a luz do sol que se infiltra em casa pela janela

Depois de um período de intensa dor nas costas no último ano, comecei a treinar usando alguns vídeos do youtube sobre treinamento com kettlebells para iniciantes, para eu lembrar as bases do treino. Vídeos estes de alguns atletas que sigo a muito tempo e de um canal novo que conheci mais recentemente: o canal Lebe Stark.

Aliás, esse ano de 2025 começou triste para o mundo do Kettlebell Sport e atletismo em geral: Steve Cotter faleceu a pouco tempo, chocando o mundo do esporte, pois ele ainda era novo (54 anos) e estava em plena forma.

Eu vi muitos vídeos do Steve Cotter quando comecei meu treinamento com Kettlebell e cheguei a ler um pouco do livro “Treinamento Com Kettlebell” que é de autoria dele.

Fiquei muito triste com essa perda para o mundo do esporte, mas não quiz escrever nada sobre isso quando do ocorrido. Eu demoro para processar notícias tristes como essa.

Steve Cotter certamente deixou muitos ensinamentos neste mundo e um exemplo disso é a dupla do canal Lebe Stark no youtube: Gregory e Angie. As rotinas de treinos deles é incrível e me ajuda a variar meus treinos e também a colocar algum alongamento para a minha coluna.

Mas devo também agradecer os vídeos do Gonzales no canal Chi Chi Health Fitnes no youtube. Acho que os vídeos do Gonzales são os que eu uso para treinar a mais tempo, desde os primórdios. Lembro-me de quando comecei e não conseguia acompanhar o treino e ficava pausando o vídeo para completar as sequências… Isso já tem o que? Uns onze ou doze anos, mais ou menos.

Mas esses canais não são para treinos específicos de Girevoy Sport. São treinos variados que usam Kettlebells e isso inclui sim os movimentos do Girevoy Sport tradicional (que até onde sei, se originou na Rússia), mas não se limitam aos movimentos esportivos, podendo incluir desde flexões de braço, agachamentos, remadas, alongamentos, etc. Bem, eu acho que variar o treino é bom e necessário. Já fiquei muito tempo focado apenas nos movimentos do GS e, após alguns meses havia adquirido alguns dores crônicas por movimentos repetitivos (não por que o esporte cause isso, mas talvez à minha inaptidáo técnica que, apesar do meu empenho, sempre deixa a desejar por causa de uma escoliose estrutural que me acompanha desde sempre). Então, alongamentos e treinos de fortalecimento e movilidade são fundamentais em qualquer rotina de treino.

Mas, para quem quer acompanhar a elite do GS, eu recomendo alguns atletas também, como Valery Fedorenko, Ksenia Dedyukhina, Denis Vasilev e Ivan Denisov. Também recomendo muito a atleta Brittany van Schravendijk. Mas também tem dois atletas brasileiros nessa lista, como Claudio Novelli e o Lindolfo Neto. Não estou dizendo que não hajam mais atletas brasileiros para incluir na lista, mas não os conheço e isso é uma falta minha (e dos algoritmos que não me recomendam mais conteúdo nacional sobre o Girevoy Sport ou Kettlebell Sport se preferir).

Pituxa, uma cadelinha caramela com aparência hibrida de uma foca, capivara e cachorro
Além do treino com kettlebells e condicionamento geral (flexões de braço, alguns burpees esporádicos, agachamentos, remadas, etc), eu também faço caminhadas quase diárias. Mas a principal caminhada do dia é com a Pituxa: uma senhorinha caramelo com a aparência de um hibrido de foca, capivara a cão, com aproximadamente nove anos de idade. A Pituxa me vigia com a atenção de um Stalker em casa, para não perder nenhuma oportunidade de sair para passear e explorar o mundo com seu focinho.

Isso me deixa com uma média de 6000 a 7000 passos diários (uma média de 5 km de caminhada diária, somando toda a distância que eu ando em um dia típico). Mas quero aumentar essa média e a Pituxa também quer que eu aumente essa média, então, estou trabalhando nisso.

Agora eu vou para casa, reservando energia para o treino e para o passeio com a Pituxa.

Comentários