📕🕮📕
"O moccoletto é como a vida: o homem só encontrou um meio de transmiti-la; e esse meio ele herdou de Deus. Mas Este descobriu mil maneiras de confiscá-lo; é verdade que para essa suprema operação o diabo lhe deu alguma ajuda. O moccoletto é aceso em contato com uma chama qualquer. Mas quem descreverá os mil meios inventados para apagar o moccoletto, os foles gigantescos, os extintores monstros, os leques sobre-humanos?"
— Alexandre Dumas (O Conde de Monte Cristo)
Dando continuidade ao registro dos Quotes (citações) que estou fazendo de O Conde de Monte Cristo usando a plataforma Wombo para criar imagens usando Inteligência Artificial.
Lembro que na primeira vez que li o Conde de Monte Cristo, achei fascinante a alegoria feita com o moccoletto, durante o final do carnaval romano. O evento em questão realmente finalizava com essa brincadeira, mas independente disso, Dumas tem o mérito de ter sabido aproveitar o fato de forma a enriquecer o tom sombrio dessa passagem do livro e também todo o discurso de Monte Cristo para Albert e Franz; como quando ele fala a respeito de ter estudado a justiça humana de várias culturas e seus variados métodos de tortura e expiação, além é claro, dos métodos variados de execução (inclusive, debochando da "brandura" da guilhotina inventada pelos franceses, uma vez que ele julga esse método em particular pouco eficiente para vingar os crimes cometidos pelos condenados a esse tipo de execução).