⚔
Entre minha produção literária, outros hobbyes e o meu trabalho, eu leio e leio bastante... Não tanto quanto eu gostaria, certamente, mas a leitura é praticamente um hábito diário (só não leio quando durmo em cima do livro, nos dias em que estou mais cansado). Já faz um tempo que li toda a coleção de contos do Conan e agora, estou relendo essa coleção nas idas e vindas do trabalho e nas filas de espera, para me distrair. Então, esporádicamente, trago aqui alguma resenha sobre um conto ou outro e, provavelmente, farei isso até ter falado sobre todos eles. Muitos escritores de fantasia não sabem o quanto suas próprias obras e sobre os seus clichês favoritos do mundo da fantasia foram influenciados por Robert E. Howard e seu seu icônico personagem Conan, o bárbaro. Mas vou deixar para falar sobre essa influência em um post dedicado para isso...
Hoje estou aqui para falar sobre uma trama política, misturada com cenas de ação e suspense dos bons. Então vamos lá...
No coração pulsante da literatura de fantasia, encontramos o conto "Inimigos em Casa" ("Rogues in the House" no original em inglês), parte da extensa obra de Robert E. Howard e que mostra uma intrincada trama política e aventura desenfreada. Publicado originalmente na revista Weird Tales em janeiro de 1934, este conto é um exemplo primoroso do gênero Espada e Feitiçaria, onde o heroísmo e a astúcia se entrelaçam nas sombras de uma cidade antiga. A narrativa nos leva ao embate entre Nabonidus, o Sacerdote Vermelho, e Murilo, um jovem e ambicioso aristocrata, ambos lutando pelo controle da cidade. No entanto, é a figura de Conan, o bárbaro, que rouba a cena, sendo arrastado para o centro da intriga após ser libertado da prisão por Murilo, que o contrata para uma missão letal: assassinar Nabonidus.
A jornada de Conan é marcada por perigos e armadilhas encontrados na misteriosa residência do Sacerdote Vermelho, um lugar onde cada sombra pode esconder uma ameaça mortal e cada passo pode ser o último. O conto é habilmente tecido, apresentando um guardião sinistro que protege os segredos da casa, e uma reviravolta que coloca em xeque a vida de todos os envolvidos, incluindo a do próprio Nabonidus. A narrativa de Howard é rica em detalhes e constrói um mundo onde a esperteza e a força bruta andam de mãos dadas, e onde o destino de um império pode depender da lâmina de uma espada.
Para aqueles interessados em explorar o texto original em inglês, "Rogues in the House" está disponível no domínio público e pode ser lido online no site do projeto Gutenberg da Austrália. No Brasil, a editora Pipoca e Nanquim fez um trabalho notável ao lançar uma coleção completa dos contos de Conan, traduzidos diretamente das versões originais de Howard, permitindo aos leitores brasileiros a experiência autêntica do universo de Conan. Esta coleção é uma homenagem ao legado de Howard e uma oportunidade para novas gerações descobrirem as histórias que definiram o gênero de fantasia. Eu não estou recomendando porque se trata da editora Pipoca e Nanquim, mas sim porque o material é realmente ótimo. Conheci o trabalho de tradução do Alexandre Calari por outra editora (se não me falha a memória, foi a primeira vez que li os contos de Salomon Kane) e, quando ele e seus amigos/sócios lançaram a coleção dos contos de Conan na sua própria editora, eu já sabia que a tradução seria de ótima qualidade. Já li a coleção do Conan uma vez e estou relendo pela segunda vez. Ainda tenho uma pilha de livros da editora para ler em casa; quase todos são do Howard, como Rei Kull, Bran Mak Morn e Salomon Kane. Mas, se vocês tiverem acesso a outras traduções dos contos, se lancem nela. O trabalho do Robert E. Howard vale muito a pena e, de fato, ele tem muito do que marcou o gênero de fantasia tal como o conhecemos hoje.
Em suma, "Inimigos em Casa" é mais do que um mero conto de aventura; é um mergulho nas profundezas da natureza humana, onde a lealdade, a traição e o desejo de poder se entrelaçam em uma dança perigosa e, através do qual Howard faz sua dura crítica ao mundo civilizado, cheio de hipocresias e jogos vilanescos de poder. É uma história que apesar de ressoar com os ecos de uma era perdida, traz à vida um mundo que, embora fictício e cheio de características antigas, reflete muito bem as complexidades e os desafios do nosso próprio mundo moderno; cheio de jogos de poder e contradições hipócritas de uma sociedade que, mesmo se dizendo civilizada, não passa de um palco onde poderosos brigam entre si por poder (até planejam assassinatos), enquanto o povo serve apenas para mover as pesadas engrenagens dessa sociedade perturbadoramente sombria.
Para os fãs de Conan, os contos originais de Robert E. Howard são um tesouro aguardando ser descoberto, oferecendo uma jornada completa pelo universo criado por Howard, onde cada conto é uma porta para a aventura e a reflexão sobre o que chamamos de civilidade.