Entrevista com o Vampiro
📖
Eu eram um homem de 25 anos quando me tornei um vampiro, no ano de 1791
Assim começa uma das entrevistas mais interessantes de que já tive notícia. Se você sabe do que estou falando, então já leu ou assistiu a Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice.
Se não, você está perdendo uma das obras mais fascinantes e envolventes da literatura gótica. Neste post, eu vou te contar um pouco sobre o livro, sobre a autora, algumas curiosidades sobre a publicação e a adaptação cinematográfica, e também te dar uma sinopse e uma lista de palavras que descrevem os sentimentos que essa obra transmite.
Eu conheci essa obra espetácular quando eu ainda era criança e assistia tarde da noite os filmes que passavam na sessão "Cine Belas Artes", na TV Aberta (acredito que falar sobre essas duas coisas entregue mais ou menos a minha idade). Acontece que esse livro gótico e tão aclamado pelos amantes da literatura gótica foi adaptado para os cinemas e chegou a ter em seu elenco de peso.
A adaptação para o cinema é de 1994, e o título original em inglês é Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles. O filme foi dirigido por Neil Jordan, e contou com um elenco de estrelas como Tom Cruise, Brad Pitt, Kirsten Dunst (quando ainda era uma atriz mirim), Antonio Banderas e Christian Slater. O filme foi um sucesso de bilheteria e recebeu duas indicações ao Oscar. Anne Rice escreveu o roteiro do filme e acompanhou de perto a produção. A única decepção da autora foi quanto à escolha do ator para o personagem Lestat (Tom Cruise), sendo divulgado que ela o considerava apenas um rosto bonito. Contudo, após acompanhar a dedicação e o desempenho de Tom Cruise, Anne voltou atrás e elogiou a atuação do astro.
Eu só fui ler o livro muitos anos mais tarde, após rever o filme (já adulto) e estar interessado em obras desse genêro (por diversão e também para estudo e referência). Claro que eu já sabia que o livro era bom (meu irmão já o tinha lido na adolescência e o recomendado e elogiado). Mas na época eu estava mais interessado em outro tipo de literatura... Digamos, uma literatura mais "Hobbitesca"!
Não que eu já não gostasse de histórias de vampiros... Mas não sabia o quanto esta era diferente da maioria...
"Quando olhava dentro de seus olhos, sentia-me como se estivesse sozinho no fim do mundo... numa praia oceânica batida pelos ventos. Sem nada, além do rugido macio das ondas. — Anne Rice"
Devo dizer que o livro não era nada do que eu esperava... Era ainda melhor.
Entrevista com o Vampiro é o primeiro livro da série Crônicas Vampirescas, que conta a história de diferentes vampiros ao longo dos séculos. O livro foi publicado em 1976, e foi o romance de estreia de Anne Rice, uma escritora norte-americana nascida em Nova Orleans, em 1941. Anne Rice é considerada uma das maiores autoras de ficção gótica, erótica e cristã, e seus livros já venderam mais de 100 milhões de cópias no mundo todo.
Anne Rice escreveu Entrevista com o Vampiro em apenas uma semana, após a morte de sua filha por leucemia, retratada na personagem Cláudia. O livro foi inspirado em um conto que ela havia escrito em 1968, e que depois foi publicado como um prólogo do segundo livro da série, O Vampiro Lestat. O livro foi um sucesso de crítica e público e recebeu elogios de escritores como Stephen King e Clive Barker.
"As pessoas que param de crer em Deus ou na bondade continuam a acreditar no diabo. Não sei por quê. Não, realmente não sei por quê. O mal é sempre possível. E a bondade é eternamente difícil. — Anne Rice"
Sinopse da editora Rocco
Quando Anne Rice começou a escrever um romance sobre vampiros, no final dos anos 60, pensava estar apenas utilizando seu repertório de tradições de Nova Orleans e as histórias de terror vitorianas que lia quando menina. Logo ela percebeu que os personagens que estava criando eram fortes, expressivos, e um canal perfeito para a projeção de suas próprias tragédias e angústias.
Entrevista com o vampiro rapidamente se transformou num dos grandes fenômenos cult de nosso tempo. Mistura equilibrada de elementos góticos com erotismo, de modos modernos com narrativa romântica, de extrema crueldade com paixões arrebatadoras, o livro revela em ritmo febril um mundo de vampiros em permanente dilaceramento interno, empenhados em orgias inconfessáveis de vida e morte.
O romance apresenta o vampiro Lestat, ousado, sedutor, um tanto sórdido, pronto para destruir mitos, nem que para isso desencadeie assassinatos em massa. Prosseguem com Lestat em sua saga, Louis, o "entrevistado" deste primeiro livro, e Armand, seu amigo. O quarto personagem fundamental de Entrevista com o vampiro é uma criação surpreendente de Anne Rice: a vampirazinha Cláudia, mescla de inocência e maldade infantil.
Entrevista com o vampiro não é um livro de terror. É, isto sim, um retrato provocante de uma época de vertiginosa vampirização em todos os meios e sob todas as formas. É também a prova real de que é possível fazer ficção de alta qualidade com qualquer tema, desde que nele se injete o sangue que Anne Rice faz correr nas veias de sua obra de estreia.
🦇
🍷
Algumas palavras que descrevem os sentimentos que essa obra transmite são:
Melancolia
Rebeldia
Amor
Ódio
Solidão
Espero que você tenha gostado deste post sobre Entrevista com o Vampiro. Se você se interessou pelo livro ou pelo filme, não deixe de conferir. E se você já leu ou assistiu, compartilhe nos comentários a sua opinião. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário