Aqui o Halloween dura o ano inteiro e histórias de fantasia sombria reinam absolutas. Este é um blog sobre ficção, livros, histórias, curiosidades e o diário de um escritor trevoso interessado em dar voz para as criaturas da noite enquanto discorre sobre suas fontes de inspiração, processos criativos, seus projetos literários e muito mais.
A verdade sobre o Faz de Conta
-
📚📖📚
UMA VERDADE SOBRE AS HISTÓRIAS DE FAZ DE CONTA
Eu sempre gostei do sobrenatural, dos mundos fantásticos e os seus personagens de fantasia. A maioria das pessoas pode pensar “nossa, que bonitinho um adulto ainda gostar desse tipo de história“. É normal que a maioria das pessoas pensem assim (ou pensem coisas piores), afinal o que uma simples historinha “de faz de conta” tem a oferecer para o mundo real e seus infindáveis problemas?
Mas acontece que há algo escondido nas histórias fantásticas que as pessoas quase sempre não percebem que está lá: não raro essas histórias tocam justamente nas duras e difíceis questões reais que estão sempre presentes na vida de todo mundo.
Foto por Chris J Mitchell em Pexels.com
Para dizer a verdade, talvez não devêssemos tratar “demônios” e “fantasmas” como algo diferente de “problemas reais“, uma vez que não há distinção entre eles. Se uma pessoa mata outras pessoas por causa da sua avareza e ambição sem limites, isso é tão assustador que não seria exagero dizer que essa pessoa é um “verdadeiro demônio“.
Foto por cottonbro em Pexels.com
Pense sobre isso: se uma pessoa voltasse dos mortos como um fantasma, para se vingar dos vivos, isso não seria assustador por que a pessoa virou um fantasma; o assustador aqui é o desejo de vingança capaz de devastar a todos que encontrar pelo caminho como uma chama feroz e indomável. Se o executor da vingança é um fantasma ou uma pessoa viva, isso é irrelevante.
Mas uma das grandes verdades sobre as histórias fantásticas é essa: elas são um espelho dos nossos desejos mais secretos e aterradores. Por meio dessas histórias, podemos encarar os nossos próprios demônios e vislumbrar do que realmente somos capazes, caso nos seja dada a oportunidade.
Foto por Pixabay em Pexels.com
Quem não lê… Quem não assiste… Quem não ouve uma história sobre coisas ou fatos sobrenaturais e não sente um desejo secreto, um desejo que lateja de forma aguda bem lá no fundo da alma?
“Que desejo?” você vai me perguntar. Eu vou lhe responder “o desejo em si não importa, o que importa é que Há um Desejo“. Sim, um desejo profundo e vasto demais para que o percebamos com clareza. É como olhar para o oceano e pensar que ele é apenas um grande espelho de água, quando na verdade ele esconde um universo inimaginável por baixo de suas ondulações superficiais.
Pode ser um desejo de que a vida após a morte realmente exista e que possamos voltar como fantasmas para esse mundo físico de prazeres materiais e assuntos inacabados. Pode ser também o desejo de queimar seus desafetos vivos com um simples estalar de dedos ou ainda o desejo de nos livrar de nossas doenças físicas nos transformando em um vampiro imortal. O desejo de trazer um ente querido de volta do mundo dos mortos; nem que seja na forma de um fantasma capaz de nos fazer companhia. O desejo de conquistar o mundo com o nosso próprio poder e enfim torná-lo um lugar melhor… Ou quem sabe, um lugar ainda pior (ao menos para aqueles que nos cercam).
Os desejos são muitos. Mas no fundo, todos possuem uma mesma origem; aquele pedaço secreto do nosso coração, aquele fogo original que todos nós temos, por mais que não queiramos encará-lo de frente com medo de nos queimar ou nos ofuscarmos com o quão intensos podemos ser.
Foto por Engin Akyurt em Pexels.com
A grande questão sobre as histórias fantásticas é que todos nós somos um pouco como o agente Fox Molder de Arquivo X:
Todos querem acreditar…
No seriado X-Files, o agente Fox Molder possui o poster de um disco voador com a frase “I Want to Believe”
A fotografia original é de 1975, foi tirada em Schmidrüti (Suíça)
Isso é bastante óbvio até, pois acreditar nos faz mais fortes. A crença nos dá poderes. Para o bem ou para o mau.
No fim, talvez todos sejamos um pouco como Nero:
Cupitor Impossibilium.
“aquele que deseja o ímpossível”, citação dos Anais, 15, 42, de Tácito (55-120 d.C.), historiador romano.
Fogo em Roma por Hubert Robert . Uma pintura do fogo queimando Roma.
É um ficcionista trevoso; escreve poema, romance e também conto. Mescla tom sério com humor ao falar sobre fantasia, mistério e terror. Mantém um blog onde posta textos por vezes sombrios e temperados com ácido humor.
🐯 🐯 🐯 Esse é mais um Caos Diário, que é quando escrevo para por alguma ordem na minha confusão mental. Então hoje vou apenas divagar e refletir em torno de ideias um pouco esparsas. Nos últimos dias... Não, já se vão semanas em que eu tenho trabalhado muito, dormido pouco e por aí vai a coisa (ou não vai, dependendo do ponto de vista). Tenho muitos planos para esse ano; projetos familiares, meus hobbies e um projeto pessoal. Infelizmente eu comecei esse ano com menos tempo disponível que de costume, devido à carga de trabalho mencionada e também devido a um trabalho (quase filantrópico) ao qual eu me propus por um tempo (e que é em parte responsável pela carga de trabalho extra que está comprometendo minha agenda para os meus projetos pessoais). Felizmente, o meu prazo para encerrar esse trabalho filantrópico está se aproximando e, após concluí-lo, retomo minhas atividades costumeiras (meus livros, podcasts, desenvolvimento de jogos, etc). Pode parecer egoísta eu querer que um traba
💻📝🤖 ... Registrando um memorando rápido ( para os Totvers que trabalham com Protheus ) e querem ( ou precisam ) fazer alguma consulta rápida de alguma rotina rodando via Schedule (ou quem sabe até desenvolver algum relatório). Mas é claro que o motivo da sua visita aqui pode não ser técnica e nem ter nada a ver com assuntos técnicos que envolvam esse ERP chamado Protheus. Se for este o caso, eu recomendo outros posts meus, como o da vez em que resolvi filosofar com o Chat GPT (o que rendeu algumas conversas bem malucas sobre inteligência aritificila e o significado do que é ser um "ser vivo") ou até mesmo o post em que discorro um pouco sobre o Halloween (é o meu feriado favorito, ainda que ele não me permita ficar em casa). Mas se você precisa mesmo fazer uns filtros no Protheus para consultar os agendamentos das rotinas Scheduladas, então o post é esse mesmo. As rotinas programas e agendadas para rodar "automaticamente" no ERP Protheus gravam uma tabela de
🦇🧛🦇 Uma injustiça com Carmilla A injustiça é uma das engrenagens do mundo. Por tanto, para mudar o mundo, temos que quebrar suas engrenagens e força-lo a funcionar de um modo diferente. Quebremos mais uma injustiça; a que Drácula cometeu e ainda comete com Carmilla. Consideramos Drácula o precursor dos vampiros modernos. Mas a grande verdade é que, se há um precursor, não é um “ele” e sim um “ela”. Falo de Carmilla: a vampira de Karnstein. Estou ansioso por acrescentar este livro à minha lista de leituras concluídas, mas primeiro tenho que terminar de ler o Drácula (uma leitura que apesar de interessante, é um tanto quanto mais morosa do que eu imaginava). Por incrível que pareça, conheci essa personagem graças a duas produções com origens lá no oriente: o filme Vampire Hunter D: Bloodlust e CastleVania da netflix . Em ambas as produções há uma versão da Carmilla (assim como do próprio Drácula). Uma curiosidade a respeito dessa incrível personagem que eu acho legal tem a ver com ana
🥊 🥊 🥊 Somos todos desafiantes; pretendentes ao posto de campeão. Sim, todos nós somos lutadores ambiciosos. Isto talvez nos defina mais como humanos do que sermos chamados propriamente de "Sapiens"; sábios. Não; não somos um bicho sábio. Antes de tudo o mais somos bichos beligerantes. Estamos em guerra com o mundo, com as forças da natureza, com nossos irmãos, com outros bichos e quando tudo está em paz à nossa volta entramos em guerra com nós mesmos. Por isso inventamos o esporte, pois quando não mais podemos lutar de verdade nós nos pomos a fazê-lo mesmo que de brincadeira. Brincadeira? Tolice essa que acabo de escrever. Afinal, não brincamos de lutar: lutamos enquanto brincamos; isto sim, pois lutamos a sério: brincamos é de fingir que não levamos a sério. Todos nós praticamos; de uma forma ou outra, um esporte. Seja em um ringue, na água, em um campo ou montado sobre uma bicicleta. Seja atrás da tela de um vídeo game, em um playground, em um parque, na frente de um tab
Ungoliant nas terras do Exílio, da minha Galeria no Wombo Art 🕸🕷🕸 Então Ungoliant também veio para as terras do Exílio? Desci do alto da minha torre decidido a cruzar o rio. Após dias construindo os alicerces do meu futuro império, algo no vento atraiu o meu espírito naquela direção. E não eram os acampamentos de exilados às margens do rio ou no alto das montanhas rochosas do deserto que me atraíram para longe de minha fortaleza; estes seres tolos os quais me habituei a fazer em pedaços para alimentar minhas hienas. Não. Havia algo mais... Passei pelas muralhas ainda incompletas de minha fortaleza e segui caminho, ainda me acostumando à forma humana que resolvi assumir para poder invadir este lugar conhecido como "Terras do Exílio". — Melkor, o bárbaro Hoje é sábado, dia 04/02/2023. Estou dando continuidade ao registro das minhas aventuras na terra do exílio e ao meu exercício criativo de imaginar um vilão como Melkor (personagem criado por Tolkien e que figura como pri
📱 📲 📴 Hoje é quinta-feira, dia 09/02/2023. Aproveito para registrar um memorando útil a respeito do app Meu RH no ERP Protheus (da Totvs). Claro que esse memorando é para os profissionais de T.I. familiarizados com esse tema. Durante algum tempo tentei descobrir como configurar o Protheus para que o app Meu RH permitisse o seguinte cenário: Queremos que existam dois níveis na hierarquia antes das solicitações realizadas pelo funcionário chegarem ao RH: o primeiro nível (gestor responsável direto pelo funcionário) e o segundo nível é o da diretoria (responsável por todos os gestores). Porém, queremos que o segundo nível apenas visualize as informações e solicitações dos funcionários, sem que o segundo nível precise realizar alguma aprovação. Deste modo, quando um funcionário solicitar, por exemplo, suas férias, o seu gestor direto irá aprovar e em seguida a solicitação de férias ficará disponível para a equipe de RH dar andamento no processo (aprovando ou rejeitando a solicitaçã
🤹♂️ Uma nova fortaleza nascerá no gélido Norte Templos sombrios coroarão as suas torres De onde espreitarão os oito olhos do deus-aranha Zath, que ao inimigos traz a morte O vale branco à frente é uma floresta habitada por terrores cobertos por um vasto manto branco que se parece com gélidas flores, mas que são pétalas gélidas de neve, que voam ao sabor do vento uivante. Neve que desce desde o pico das altas montanhas, soprando o frio e também a fumaça e a escuridão que um vulcão sinistro e furioso arrota de suas entranhas. Esta não é uma terra amiga e afável, é uma terra sinistra e desconfortável, habitada por feras perigosas e criaturas estranhas, cujas presas de marfim e dentes de sabre vão empalar os seus descuidados visitantes. Se você é otimista e acha que para vir até o norte, basta ter alguma sorte, saiba que o que te espera nesta terra derradeira é uma fria e rápida morte. A face do temível deus-aranha irá encarar os campos gelados à sua frente, onde a morte passeia livre co
Morgoth, o sinistro inimigo do mundo, encarnado como um bárbaro cimério no mundo de conan o bárbaro Faz alguns dias que a minha filha (Diana) ficou pegando no meu pé para jogar Conan Exiles. Parte disso é porque eu comecei a jogar Skyrim e ela achou os gráficos bem "velhos". Além disso, Conan é um jogo que ela gosta bastante e suponho que parte disso é porque sua sistemática é bem parecida com Minecraft (jogo que ela joga desde muito nova). Acabei sedendo ao apelo da minha pequena primogênita (apesar de "achar" que jogos de sobrevivência não são para o meu bico). Ledo engano: fiquei viciado já nos dois primeiros dias jogando. Resolvi então fazer uma série de postagens sobre as minhas jogatinas neste universo que eu gosto tanto (o da Espada e Feitiçaria de Robert E. Howard) e que inspira a minha escrita desde criança. Melkor nas terras do Exílio Criei um personagem me inspirando na aparência de algumas artes que salvei na minha Pasta "Tolkien" no Pinterest
🐘📓🐘 Recentemente um e-mail do Evernote sobre a mudança no valor da assinatura premium me levou ao seguinte auto-questionamento: o Evernote Premium vale a pena para o meu uso? Bom, um dos meus principais hobbys é a escrita, não a toa eu decidi criar um blog e já publiquei alguns livros e contos de ficção nos últimos anos (nos quais estou trabalhando para republicá-los junto a novas obras). E como o meu hobby me leva a escrever muito, e fazer muitas anotações e memorandos, bem como salvar muita informação de referência de artigos que leio na internet, uma ferramenta como o Evernote é uma ótima maneira de me organizar e centralizar o material que crio, aumentando minha produtividade. A versão free do Evernote sempre me atendeu bem e eu só decidi assinar o plano premium do Elefante Verde quando a empresa resolveu impedir que as contas free conseguissem sincronizar mais que dois dispositivos simultaneamente, visto que eu trabalhava com o Evernote em pelo menos três equipamentos distint
📕 Saga: O Governador das Masmorras Livro: O Ventre de Pedra Em o Ataque da Estrela Negra, conhecemos o relato sinistro sobre a trágica queda de uma cidadela marítima que foi engolida em uma única noite por forças malignas além da compreensão humana. Esta história se passa em um universo fantástico e exótico, cujos personagens se envolvem em mistério, violência, rebeliões sangrentas, seitas malignas, criaturas sobrenaturais com habilidades e intenções ocultas e uma narradora tão misteriosa quanto o relato de que foi testemunha. Nesse post apresento o prólogo e o capítulo 1 (o Ataque das Estrela Negra) do livro "O Ventre de Pedra" da saga "O Governador das Masmorras". Esse é um projeto antigo, mas que ainda está em andamento. Ele faz parte de um projeto literário maior, que inclusive já teve algumas publicações (como O Leão de Aeris e Os Demônios de Ergatan; que será repúblicado como "Os Segredos dos Suna Mandís" em mais de uma parte). No momento, o m
Comentários
Postar um comentário