EcoCity: um projeto educacional para transformar o bairro em uma cidade ecológica
🤔
...Um é Tudo... ...Tudo é Um...
Imagine um bairro onde todas as casas possuem um jardim (não precisa ser muito grande), onde há plantas e flores ameaçadas de extinção, e algumas casas (de cada quatro uma pelo menos) têm ainda uma árvore frutífera.
Imagine que as calçadas também fogem ao estilo "cimento-e-concreto", sendo gramadas, e possuem canteiros floridos e algumas delas até tem árvores para enfeitar a rua. E há grandes árvores que aparecem também nas praças, que são gramadas e cheias de plantas de todos os tipos, incluindo as que estão na lista de seres ameaçados de extinção.
Vamos imaginar também que os moradores desse bairro evitam usar carros no fim de semana, dando preferência a bicicletas e passeios a pé, tornando as ruas mais tranqüilas e deixando o ar mais limpo para as crianças brincarem.
A escola do bairro também possui calçadas gramadas com canteiros, árvores dentro e fora do terreno, uma horta e um viveiro com uma estufa, onde as mudas de espécies ameaçadas são plantadas inicialmente e depois levadas para as casas e praças da região...
Aliás, a escola foi o berço dessa "adaptação" sofrida por este hipotético bairro, e os alunos foram responsáveis por fazer pesquisas relacionadas a flora e fauna da região, ao clima, ao mapeamento da região e ao estudo de pontos estratégicos onde os canteiros e viveiros pudessem ser montados. Eles fizeram tudo isso acompanhados por professores e agentes ambientais. Colocaram a mão na massa e começaram a mudar a escola para depois se lançarem a comunidade. Esta foi a primeira lição.
Agora os estudantes terão de manter o trabalho desenvolvido e tornarem-se "gestores ambientais mirins" do próprio bairro e quem sabe expandir este trabalho para outras comunidades...
Novamente digo que este é um bairro hipotético, que foi "reflorestado", ou seja, ele está mais bem equilibrado com a natureza, graças ao trabalho realizado pelos alunos. As árvores frutíferas, plantas e flores atraem pássaros e insetos que tornam o lugar mais alegre, e assim têm-se vários micro-ecosistemas urbanos que ajudam a harmonizar a "Civilização" e a "Natureza".
Bom, se bem que talvez não seja muito prudente separar estes dois termos, uma vez que a "Civilização" que conhecemos está doente e piora cada vez mais que se afasta de nossa primeira mãe; a "Natureza".
As cidades de hoje são um bom exemplo disso, se você for tolo o suficiente para fazer o seguinte teste verá concretamente o que isto significa; vá para o centro da capital do estado de São Paulo e a beira de uma avenida movimentada respire bem fundo o "ar" de lá...
A EcoCity é um programa educacional em que as escolas de uma determinada região junto a gestores ambientais e profissionais do ramo façam os alunos desenvolverem o trabalho de "adaptação" do bairro (ou cidade) para a chamada "cidade-ecológica".
Este trabalho é de longo prazo, e os alunos além de pesquisarem, desenvolverem e colocarem em prática os planos ecológicos, eles deverão atuar de forma a preservar o trabalho realizado.
A maioria das cidades hoje afasta-se da natureza em uma velocidade alucinante, tornam-se ambientes hostis e desagradáveis... Não há nada de errado com as cidades, se elas não “exagerarem” nesse afastamento irresponsável da natureza.
Pois como diria o chefe Seatle em sua carta ao presidente dos EUA (ver anexo 1 no arquivo digital da Funai);
"O que ocorrer com a terra,
recairá sobre os filhos da terra.
Há uma ligação em tudo."
Mas eu pergunto, será que pode haver Harmonia entre “Civilização” e Natureza¿
Um trabalho como o EcoCity seria viável¿
Ele é importante do ponto de vista educacional e ecológico¿
Comentários
Postar um comentário