O Peso de uma Jornada: Qual o tamanho do meu próximo livro?
Você já se perguntou como se mede a escala de uma aventura? Para um escritor, a resposta geralmente vem em um número: a contagem de palavras.
Hoje, dia 22 de abril de 2018, parei para olhar o "termômetro" do segundo volume da série Rumores. O contador marca exatas 95.524 palavras. Para quem gosta de referências, isso significa que este livro já alcançou a mesma magnitude de um dos maiores clássicos da fantasia: O Hobbit, que possui cerca de 95.356 palavras.
É claro que a fase de revisão é uma via de mão dupla: enquanto corto excessos para polir a narrativa, novas cenas surgem para dar profundidade aos personagens. O "último ponto final" ainda não foi colocado, mas o destino é certo: ficaremos na casa das 90 a 100 mil palavras.
Escrever um livro desse tamanho sendo um autor independente é como cruzar um deserto; cada palavra é um passo dado na areia. Para quem quiser entender melhor como meu livro se compara a outros gigantes da literatura, recomendo este [Link do Guia] — é uma perspectiva fascinante sobre o volume das grandes histórias.
A jornada continua. E ela é maior do que eu imaginava.

Comentários
Postar um comentário