October Faction: torça pelos monstros nesta série sombria cheia de ação e mistério

 

A família Allen luta contra seres sobrenaturais há muito tempo, até que o destino entra em ação...

📌

Há algumas semanas eu resolvi assistir uma série na Netflix, quero dizer, resolvi tentar assistir a uma determinada série pela segunda vez. Falo de October Faction; com um roteiro de fantasia sombria e que trata de caçadores de criaturas sobrenaturais nos tempos contemporâneos. Eu deixei claro que essa foi minha segunda tentativa de assistir a esta série, porque a primeira vez que eu tentei, não deu muito certo: a história começa com um ar bem clichê de caçadores imbatíveis que usam armas de última geração para dar cabo de vampiros, lobisomens e outras criaturas do gênero (e eu sinceramente tenho uma tendência para torcer pelas “criaturas” não humanas, mas enfim…). Dessa vez eu passei do segundo episódio e que bom que eu fiz isso, pois a série não é nem um pouco o que ela aparenta ser nos seus três primeiros episódios e quando menos esperar você vai estar torcendo pelo mesmo lado que eu torço: sim, você vai torcer pelo lado das criaturas não humanas e vai estar maldizento a espécie humana. Então, vamos falar um pouco sobre o que é October Faction, apresentar sua sinopse e um breve resumo dos episódios (então fique atento para alguns spoilers leves) e curiosidades sobre essa divertida trama de fantasia sombria ambientada em nossa época e que consegue fugir a muitos clichês do gênero.

October Faction é uma série baseada nos quadrinhos de mesmo nome, criados por Steve Niles e Damien Worm. A série conta a história da família Allen, formada por Fred e Deloris, dois agentes secretos que trabalham para uma organização chamada Presidio, que caça e elimina monstros pelo mundo. Eles têm dois filhos gêmeos, Viv e Geoff, que não sabem da verdadeira profissão dos pais e que também escondem seus próprios segredos: eles têm poderes sobrenaturais que herdaram de seus ancestrais.

A série se passa em uma pequena cidade chamada Barrington-on-Hudson, onde Fred e Deloris voltam após a morte do pai de Fred. Lá, eles precisam lidar com os fantasmas do passado, os problemas do presente e as ameaças do futuro. Eles descobrem que a cidade é um ninho de criaturas sobrenaturais, que vão desde vampiros e lobisomens até bruxas e fantasmas. Eles também percebem que nem todos os monstros são maus e que nem todos os humanos são bons. Eles começam a questionar sua lealdade à Presidio e a se envolver com uma rebelião liderada por Alice Harlow, uma poderosa bruxa que busca vingança contra a organização que matou sua família.

A série tem 10 episódios, cada um com cerca de 40 minutos de duração. Aqui vai um breve resumo de cada um deles (então atenção para os spoilers):

  • Episódio 1: Presidio. Fred e Deloris voltam à sua cidade natal para o funeral do pai de Fred. Eles reencontram velhos amigos e inimigos. Viv e Geoff conhecem seus novos colegas de escola e começam a sentir coisas estranhas. Um vampiro ataca a família Allan na casa do avô.
  • Episódio 2: No Country for Old Vamps. Fred e Deloris saem em busca de vingança contra o vampiro que os atacou. Eles descobrem que ele faz parte de um grupo de rebeldes que querem derrubar a Presidio. Viv e Geoff exploram seus poderes e fazem novas amizades. Uma mulher misteriosa viaja pelo mundo matando monstros.
  • Episódio 3: The Horror Out of Time. Fred e Deloris são chamados para uma missão em um museu, onde encontram uma múmia amaldiçoada. Eles também descobrem que a Presidio tem planos sinistros para a cidade. Viv tem visões de uma bruxa queimada na fogueira. Geoff vê fantasmas na escola.
  • Episódio 4: Soirees of Future Past. Fred e Deloris viajam para uma convenção da Presidio, onde reencontram antigos colegas e rivais. Eles também são apresentados ao líder da organização, Samuel Allen, que é o tio de Fred. Viv e Geoff aproveitam a ausência dos pais para dar uma festa na casa do avô. Eles convidam seus novos amigos, que são na verdade monstros disfarçados. A festa é invadida por caçadores da Presidio.
  • Episódio 5: Truth and Consequences. Fred e Deloris são interrogados pela Presidio sobre a invasão da festa. Eles tentam proteger seus filhos e seus amigos monstros. Viv e Geoff confrontam seus pais sobre a verdade. Eles também descobrem que foram sequestrados por Alice Harlow, que revela ser a mãe biológica deles.
  • Episódio 6: Open Your Eyes. Fred e Deloris negociam com a Presidio para salvar seus filhos. Eles também se aliam a alguns monstros que querem se rebelar contra a organização. Viv e Geoff conhecem melhor Alice e seus seguidores. Eles também aprendem mais sobre seus poderes e sua origem. Um grupo de assassinos da Presidio invade o esconderijo de Alice.
  • Episódio 7: Nadir. Fred enfrenta o assassino de seu irmão, Seth, que era um agente duplo da Presidio. Ele faz um acordo surpreendente para combater a magia negra que está sendo usada pela organização. Viv e Geoff conhecem seus sequestradores, que são na verdade seus avós maternos. Eles também descobrem que Alice tem um plano para destruir a cidade.
  • Episódio 8: Alice. Alice conta sua história para Viv e Geoff. Ela revela que era uma bruxa que vivia feliz com seu marido e seus filhos recém nascidos, até que a Presidio invadiu sua casa e matou sua família. Ela escapou por pouco e jurou vingança. Ela também explica que Viv e Geoff são frutos de um ritual que ela fez para ter mais filhos, usando o sangue de Fred e Deloris, que eram seus amigos na época.
  • Episódio 9: Bonds of Blood. Fred e Deloris se juntam a Alice e seus aliados para enfrentar a Presidio. Eles invadem a sede da organização e descobrem que Samuel Allen está usando um artefato mágico para controlar os monstros e os humanos. Eles também se deparam com os horrores que a Presidio fez com os monstros que capturou. Viv e Geoff usam seus poderes para ajudar seus pais e seus amigos.
  • Episódio 10: The October Faction. A Presidio lança um ataque final contra a cidade, usando um exército de monstros sob seu comando. Alice usa seu próprio exército de monstros para resistir. Fred e Deloris tentam impedir Samuel de ativar o artefato mágico, que pode causar uma catástrofe. Viv e Geoff se unem a outros jovens com poderes para proteger a cidade. Eles também precisam escolher entre seus pais adotivos e sua mãe biológica. O confronto final revela segredos, traições e sacrifícios. O destino da família Allan e do mundo depende das decisões que eles tomarem.

E esse foi o resumo da série October Faction, que eu recomendo muito para quem gosta de fantasia sombria, monstros, magia e reviravoltas. Eu gostei particularmente do clima de mistério em uma cidadezinha pequena, da casa antiga e cheia de histórias da familía protagonista e das cenas que se passam na floresta (eu sempre gosto de cenas na floresta em histórias de fantasia sombria).

Mas isso não quer dizer que eu não tenha nada para reclamar nessa série, por exemplo, o último episódio parece ter resumido o material de dois episódios inteiros em um único desfecho corrido e cheio de lacunas, afinal, há muita coisa que não é mostrada e explicada nesse episódio final. Tudo leva a crer que a intenção era a de levar parte desses mistérios e assuntos inacabados para uma próxima temporada (que nunca veio, tendo em vista que a série foi ao ar em 2020).

Apesar desse final corrido e que deixa algumas pontas soltas, eu achei a série muito bem produzida, com ótimos efeitos especiais, atuações convincentes e uma trilha sonora que combina com o tom misterioso e sombrio (apesar de eu sentir falta de uma trilha mais agitada nos momentos de ação). Eu também gostei da forma como a série abordou temas como família, identidade, preconceito, amizade e amor, sem perder o humor e a ação. Eu gostaria que a Netflix tivesse renovado a série para uma segunda temporada, mas acho que infelizmente isso não vai acontecer (já sabemos como a Netflix é).

Ainda assim, dê uma chance para October Faction e a coloque na sua lista de série para maratonar no Halloween ou em outras datas sombrias que você comemore... Lembrando que por aqui o Halloween dura o ano inteiro.

Viva o Halloween e até a próxima caçada 🧛‍♂️

A família Allen luta contra seres sobrenaturais há muito tempo, até que o destino entra em ação...


Comentários

Minha foto
Éder S.P.V. Gonçalves
Osasco, SP, Brazil
É um ficcionista trevoso; escreve poema, romance e também conto. Mescla tom sério com humor ao falar sobre fantasia, mistério e terror. Mantém um blog onde posta textos por vezes sombrios e temperados com ácido humor.

Postagens mais visitadas deste blog

O Tigre, de William Blake

Ticê: a feiticeira que se tornou a deusa do submundo

Poema Trevas de Lord Byron

Filtrando pelo campo TSK_STATUS

Como configurar os níveis de aprovação no app Meu RH da Totvs?

Yokais: as criaturas sobrenaturais do folclore japonês e sua história

Como fazer o travessão no Windows

A lenda do Mapinguari: tudo o que você precisa saber sobre o monstro da Amazônia

Carmilla: a vampira de Karnstein

Jurupari: o demônio dos sonhos

📮 Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

👁‍🗨 MARCADORES

Curiosidades Leituras crônicas de escritor crônicas de um autor independente O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas filosofia Livros espada e feitiçaria Entretenimento Poemas Fantasia Sombria Memorandos a rua dos anhangás folclore histórias de mistério histórias de terror vampiros Contos literatura gótica Caravana Sombria diário halloween dicas Os Demônios de Ergatan histórias de fantasma lobisomens Bram Stoker Oitocentos Aromas de Devaneio PODCASTS escrita games histórias de aventura sagas Drácula O Leão de Aeris Psicotrápolas lendas lendas urbanas mitologia Atividade Física Conan o Bárbaro Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling O Governador das Masmorras Rudyard Kipling Via Sombria conan exiles critica social kettlebell lua cheia micro contos natal paganismo sociedade séries Exercícios de Criatividade O Ventre de Pedra arqueologia feriado girevoy sport gyria inteligência artificial krampus krampusnacht masmorras papai noel resenha séries de tv xbox Robert Ervin Howard cultura pagã estrela negra folclore guarani ia liberdade melkor morte quadrinhos Capas Desenvolvimento de Jogos Ilustrações Os Segredos dos Suna Mandís Passeios Space Punkers era hiboriana game designer harpia histórias de horror histórias góticas hq humanidade indicação de séries mangá netflix personagens poema gótico política prisão As Aventuras do Caça-Feitiço Conto Diana Haruki Murakami História J.R.R.Tolkien Joseph Delaney O DIÁRIO DE IZZI Romancista como vocação Sandman V de Vingança Vampiros na literatura Wana anhangás animes aranhas arquivo umbra arte bruxas chatgpt criação de histórias cultura gótica cães estações do ano facismo fanfic fantasmas festividades gatos pretos godot jogos jurupari mitologia brasileira outono paródia protheus sexta-feira 13 superstições totvs vida vingança A Fênix na Espada Café Holístico Carmilla: a vampira de Karnstein Cristianismo Joseph Conrad Joseph Sheridan Le Fanu O Chamado Selvagem O Coração das Trevas O Homem Sem Memória O Mentalista Terry Pratchett age of war anime animes de esporte anotações bruxaria cadernos capa castlevania ceticismo conto de terror cotia crenças criatividade culto aos mortos cultura japonesa demônios dia de todos os santos diabo drama educação engines espada evernote família fantasia farmer walk ficção ciêntifica ficção fantástica folclore indígena fotografias funcom hajime no ippo horror cósmico inverno leitores listas lobos lua azul matrix megafauna mitologia indígena monstros natureza notion objetos amaldiçoados opinião palácio da memória podcast ratos reforma sea of thieves sinopse série de terror templo zu lai tigre tutoriais utilidades viagem no tempo vila do mirante vlad tepes wicca xamanismo Áudio-Drama A Arte da Guerra A Balada dos Dogmas Ancestrais A Cidade dos Sete Planetas A Cidadela Escarlate A Ilha do Tesouro A Sede do Viajante A Voz no Broche Age Of Sorcery Akira Toryama Anne Rice Arthur C. Clarke As Mil e Uma Noites As Sombras do Mal Bad and Crazy Barad-dûr Berkely BlackSails Blog Breve encontro com Dracooh de Beltraam Bushido Caninos Brancos Canto Mordaz Carta Para um Sábio Engenheiro Cartas Chuck Hogan Clássicos Japoneses Sobrenaturais Daniel Handler Direitos Iguais Rituais Iguais Discworld Divulgação Doctor Who Dragon Ball Eiji Yoshikawa Elizabeth Kostova Elric de Melniboné Entrevista com o Vampiro Full Metal Alchemist Gaston Leroux Genghis Khan Grande A'Tuin Guillermo Del Toro Hoje é Sexta-Feira 13 e a Lua está Cheia Jack London Johann Wolfgang von Goethe Joseph Smith Katana Zero Lemony Snicket Lestat de Lioncourt Lord Byron Lord Ruthven Louis de Pointe du Lac Mapinguari Michael Moorcock Michelly Mordor Musashi Na Casa de Suddhoo Na toca dos ratos letrados Nergal Novela O Escrínio de Pooree O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados O Historiador O Hobbit O Jirinquixá Fantasma O Lobo O Lobo das Planícies O Mar O Mundo de Sofia O Ogro Montês O Primeiro Rato Letrado O Rei de Amarelo O Senhor dos Anéis O Sexo Invisível O Sonho de Duncan Parrennes O Tigre O Tigre e o Pescador Obras das minhas filhas October Faction Olga Soffer Os Incautos Os Livros da Selva Os Ratos Letrados Outono o Gênioso Oz Oz City Pedra do Teletransporte Pituxa Polo Noel Atan Red John Rei Ladrão & Lâmina Randômica Richard Gordon Smith Robert E. Howard Robert Louis Stevenson Robert William Chambers Rotbranch Safira Samhain Sarcosuchusimperator Simbad Sobre a Escrita Sociedade Blake Stephen King Stranger From Hell TI Tevildo Thomas Alva Edison Tik Tak Tomas Ward Vida e Morte Wassily Wassilyevich Kandinsky William Blake Wyna daqui a três estrelas Yoshihiro Togashi Yu Yu Hakusho absinto aho aho akemi aleijadinho algoritmos alienígenas aluguel amazônia amor anagramas andarilhos animais de estimação animação ano novo aranha marrom aranha suprema arquétipo artesanato astronomia atalho atitudes autopublicação aves míticas azar balabolka baladas banho frio banho gelado bicicleta bienal do livro biografia blogger bokken boxe bugs caderno de lugar comum calçados militares caminhos escuros carlos ruas carnaval carta do chefe Seatle casa nova casas mal assombradas castelos castelos medievais categorias cavaleiro da lua celebrações pagãs chalupa chonchu chrome cidadania cientista civilização ciência condessa G condomínio configuração consciência conto epistolar coragem cordilheira dos andes crianças criaturas fantásticas criaturas lupinas crimes cultura brasileira cultura otaku cárcere dark rider dark side democracia deusa da lua e da caça dia das crianças dia de finados dia do saci dia dos mortos distopias diy doramas eclipse eclipse do sol eclipse solar ecologia el niño ema encantos esboços escultura escuridão espada de madeira espiritualidade espírito de luta espíritos exoplanetas falta de energia elétrica faça você mesmo feiticeiras feitiçaria feitiços felicidade felipe ferri folclore japonês fome fonte tipográfica fonógrafo fortuna fundação japão game pass gratidão greve gênero hitória hobby homenagem homens humor husky hábitos saudáveis ia para geração de imagens idealismo identidade igualdade de gênero imaginação imaterialismo inquisição jaci jaterê japão japão feudal jogos 2d jogos de plataforma jornada kami katana kendo kraken kraken tinto labirintos labirintos 2D lealdade leitor cabuloso lenda guarani lendas antigas leste leviathan licantropia linguagem de programação literatura literatura aventuresca literatura fantástica literatura inglesa live action livros infanto juvenis loop lua de morango lugares mal assombrados lógica de programação magia malaquias mandalas mangaká matemática mawé mazolata mboi-tui meio ambiente melancolia memorização mercado de trabalho meu rh microsoft midjourney mitologia grega mitologia japonesa mitologia árabe mitra mizu moccoletto mochila modelo de linguagem modo escuro molossus monograma montanha morgoth morpheus moto motoqueiro mudança mudanças climáticas mulheres mundos método wim hof músicas neil gaiman noite eterna nomes de gatos pretos nona arte nostalgia o que é vida objetos mágicos ogros oração os sete monstros osamu tezuka patriarcado pena pensamentos perpétuos pesadelos pescador piedade piratas pluto pod cast poderes povo nômade povos aborígenes predadores prefácio primavera primeiras impressões problemas profecia pterossauro publicação independente qualidade de vida quarta parede reclamação reflorestamento religião religião de zath rio Pinheiros rio Tietê ritual robôs roc roca roda do ano roma antiga romantismo cósmico romênia roque sacerdotisas de zath samurai de olhos azuis sarcosuchus Imperator saturnalia saturnália saúde segredos seres fantásticos serpente-papagaio sexo frágil sintetizador de voz smilodon sobrenatural sobrevivencialismo solstício solstício de inverno solstício de verão sonhar sophia perennis sorte suna mandís sustentabilidade série tau e kerana teclado telhado telhas de pvc templo de hachiman tempo teoria das cores terror texto em fala ticê tigre dente de sabre totvs carol transilvânia travessão treinamento treino trevas trickster tumba de gallaman tv título um sábado qualquer universidades van helsing varacolaci vendaval verão vida em condomínio vigília da nevasca windows wombo art xintoísmo ymir yokai yokais youkai youkais yule zath zoonoses águia ódio
Mostrar mais