Aprendendo os últimos feitiços do tomo de Kurak em Conan Exiles

Um feitiçeiro empunhando seu cajado mistico enquanto invoca as runas com os sinais de poder que lhe permitem usar feitços malignos e poderosos

🤹‍♂️

Existem mundos mais sombrios que os homens mal perscrutam, onde monstros disformes estão à espreita... demônios que podem ser arrancados dos Abismos Exteriores para assumir forma fisica e matar e devorar sob as ordens de magos nefastos. — Robert E. Howard

Hoje eu vou falar um pouco sobre onde eu consegui os últimos ingredientes que faltavam para aprender os dois últimos feitiçoes do tomo de Kurak em Conan Exiles (afinal, estou tirando umas férias dos meus outros afazeres sombrios).

Nesse final de ano eu tenho explorado as terras do Exílio em Conan Exiles, em busca de completar antigas missões, relaxar um pouco (eu trabalhei bastante esse ano: no meu emprego, em casa — ainda mais com a mudança do apartamento para a casa da família da minha esposa —, no blog e também em uma série de contos que apesar de ainda não estarem prontos, possuem muitas e muitas páginas de roteiro elaboradas).

Cheguei em um ponto em que precisei parar um pouco para espairecer. Ainda mais com a meta de vir concluindo esta série de contos em 2024: preciso estar descançado e com a mente afiada no próximo ano... Mas, por outro lado, isso pode ser só uma desculpa esfarrapada para eu derramar sangue e desferir gospes de machado além de entoar encantos sombrios enquanto me divirto nesse game de sobrevivência, exploração e rpg em um cenário que é uma "ode" à espada e feitiçaria.

Além disso, Conan Exiles é uma plataforma fantástica para RPG que permite imaginar histórias, cenários e conceitos que são úteis para quem trabalha com fantasia sombria, para quem joga rpg ou simplesmente para quem gosta desse tipo de universo fantástico.

No meu caso, ainda tenho mais um motivo além dos citados acima: eu também gosto de Game Designer e uma das áreas que me atraem nessa profissão é o Level Designer (ou designer de níveis, que é a criação do ambiente em que um jogo ocorre). Sempre gostei de criar mundos e povoá-los com fortalezas, masmorras, ruínas e suas criaturas sombrias e misteriosas. No game designer é possível extravasar um pouco dessa minha ânsia por criar e construir estes cenários que imagino.

Esse é um dos aspectos que eu mais gosto nesse Game: ele não só permite ao jogador explorar um mundo aberto repleto de história, ruínas, masmorras e criaturas misteriosas e perigosas, como também permite ao jogador criar seus próprios cenários nesse ambiente tão rico: desde pequenas bases e esconderijos até castelos e fortalezas monumentais e extravagantes...

Agora eu estou em busca de erguer construções extravagantes e, ao mesmo tempo funcionais nesse jogo. Mesmo que para isso eu tenha que recorrer ao modo criativo (eu já suei bastante fazendo as coisas no modo sobrevivência e não tenho tanto tempo para constuir o que desejo nesse modo).

Para tanto, estabeleci algumas condições antes de me atrever a testar o modo criativo: ao menos eu gostaria de aprender todas as magias da temporada Age of Sorcery, criar alguns golens e conseguir a armadura da Legião Silenciosa, pois esses itens fazem sentido para a história que criei para o meu personagem. Não se trata de uma história séria e sim de uma brincadeira, mas é esta brincadeira que guia a minha jogatina como Exilado.

Meu personagem é um ser poderoso que foi amaldiçoado e transformado em humano. Seu nome é Melkor (talvez ele seja o próprio Melkor fazendo um crossover com o universo de Conan ou talvez ele seja um ser poderoso dos abismos cósmicos que por um acaso recebeu esse nome; não penso sobre isso tão seriamente). O fato é que Melkor se viu aprisionado não apenas na forma humana, como também teve seu corpo humano lançado nas terras do Exílio: uma prisão a céu aberto do tamanho de um continente e que é habitada por criaturas selvagens, demonios, fantasmas e facções humanas divididas em tribos hostis.

Melkor quer recuperar seus poderes e para isso ele irá em busca do tomo de Kurak para aprender a feitiçaria esquecida nesta terra. Em seguida, irá erguer suas fortalezas, acumular tesouros e riquezas com as quais pretende formar um exército para conquistar e dominar as principais regiões desta terra sem leis, subjugando a tudo e todos à sua própria vontade. Na verdade, Melkor já foi em busca do tomo de Kurak e obteve êxito em aprender todas as magias desse antigo livro. Agora Melkor precisa aumentar seu exército, além de conclui a exploração das terras do Exílio, em busca de seus segredos, armas e poderes secretos.

Sim, acho que criei um personagem vilão. Quem sabe quais rumos sua história vai tomar?

Sobrevoando a Torre de Mordor com a ajudinha de um Nergal: um grande morcego demoníaco

Como eu disso, até o momento eu consegui aprender todas as magias. Uma das magias que eu mais gosto é o "chamado de Nergal", em que um Morcego demônio carrega o personagem pelos ares por um tempo limitado, permitindo acessar lugares que até então eram muito difíceis de se alcançar. Eu também gosto muito da magia que lança o lugar em uma treva profunda, o que deixa os inimigos inertes até serem atacados. A penúltima magia aprendida é uma tempestade de raios que causa dano nos inimigos. Eu achei essa magia muito poderosa e "bonita" de se ver em ação. Mas acho que os raios são um tanto quanto lentos e nem sempre acerta o inimigo, quando se está lutando contra um único inimigo, como um certo Boss 3 Caveiras que me deu trabalho recentemente.

Mas o feitiço que eu mais ambicionava era o último: a pedra do teletransporte, para poder conectar minhas fortalezas que ficam tão distantes uma da outra.

Para conseguir os dois últimos feitiços eu precisei visitar três lugares para conseguir os ingredientes que faltavam em minha bancada de Taumaturgia:

As cavernas onde se pode encontrar os Filhos de Jhil: lá devemos matar essas criaturas (com a aparência de harpias monstruosas) e coletar seus corpos a fim de consguir o Sangue Negro;

Nos Montes dos Mortos e percorrendo a tundra, para matar aqueles guerreiros caveira que brilham como fantasmas azuis para coletar Pó de Fogo-bruxo. Esse componente é necessário para aprender a pedra do teletransporte, porém, você só pode aprender esse feitiço (o último do tomo de Kurak) após aprender o feitiço anterior: a tempestade de raios (creio que o nome do feitiço seja "palavra de poder" ou algo assim);

Na Cidade Sem Nome para encontrar algum monstro (3 caveiras) que ao ser morto dropa uma pedra chamada de fragmento de poder. Eu demorei um pouco para encontrar um desses monstros, cujo nome é Morte Alada: um morcego branco 3 Caveiras que fica em um lugar da cidade sem nome chamado de Aviário. Com esse ingrediente, pude aprender o penúltimo feitiço para então aprender o último. Com isso, enfim, vou poder conectar as minhas fortalezas com magia.

Meu personagem vestido como um feitiçeiro e chefe Picto na pedra do teletransporte: um altar mágico capaz de cortar caminho no espaço

Em breve eu volto para falar um pouco sobre as minhas fortalezas. No momento em que escrevo esse post, elas ainda parecem fortes construídos às pressas por um sobrevivente desesperado para acumular recursos, riquezas e poder, mas em breve me darei o direito de usar o modo criativo para construir limitado apenas pela minha imaginação (e pelos recursos que o game oferece; incluindo os recursos das DLC's que eu adquiri recentemente).

Não morram exilados. Nos vemos no meu próximo relato das minhas aventuras 🗡


Um feitiçeiro e chefe picto em próximo de sua fortaleza no rio e sobre o rochedo

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Éder S.P.V. Gonçalves
Osasco, SP, Brazil
É um ficcionista trevoso; escreve poema, romance e também conto. Mescla tom sério com humor ao falar sobre fantasia, mistério e terror. Mantém um blog onde posta textos por vezes sombrios e temperados com ácido humor.

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