Crônicas de um Autor Independente: o Wattpad após um experimento de alguns meses

A silhueta de um cão em uma paisagem do suburbio brasileiro

👻💀🐺

Agora são 07:00 da manhã, de uma quinta-feira que promete bastante sol e a impresibilidade típica do outono.

Esta é a primeira semana que tenho alguns dias de paz após longos meses de turbulência (devido a assuntos que deixo para abordar em outro post) e aborrecimento, nos quais eu mal pude me dedicar aos meus livros e histórias (tanto os já concluídos como os que estão em andamento). Também interrompi vários outros projetos, como o game no qual estou trabalhando (o Space Punkers) e os PodCasts (Caravana Sombria e o Café Holístico; este último só teve um piloto até agora).

Bem, eu pretendo retomar todos esses trabalhos. Começo por tanto com a Rua dos Anhangás.

Em janeiro, em uma pequena brecha de tempo, eu resolvi retirar esse conto da Amazon e levá-lo (novamente) para o Wattpad, a fim de fazer uma experiência de alguns meses por lá.

O vulto de um homem e de um terrível lobisomem

A minha intenção era saber se o conto teria algum alcance, sem a necessidade de ficar fazendo divulgação ou pedindo para os Wattpaders lerem o meu conto ou ainda sem que fosse preciso fazer campanhas publicitárias em alguma rede social (como o Instagram).

Eu sei da importância desse trabalho (por parte do escritor e/ou de uma editora ou agência de publicidade). Não estou desmerecendo nenhuma dessas atividades.

Mas eu queria saber o alcance a obra sem que nenhuma dessas coisas fossem feitas. O motivo?

Tenho alguns: em primeiro lugar, como eu mencionei, eu estava passando por um período turbulento; meses nos quais a minha vida dupla (como escritor à noite e profissional de tecnologia de dia) virou uma vida tripla (assumi uma grande responsabilidade para ajudar um grupo de pessoas durante alguns meses e com isso, precisei negligenciar meus projetos pessoais durante esse tempo). Some-se a isso o fato de eu ser um pai e marido dedicado (ao menos eu me considero dedicado), eu simplesmente considerei irreal fazer qualquer atividade de campanha para divulgar esse pequeno conto no Wattpad (convenhamos, eu tinha problemas bem maiores com que me preocupar).

Não obstante, não pude me impedir de lançar essa experiencia: e se eu deixasse meu conto no Wattpad durante alguns meses, sem nenhuma divulgação?

Eu queria testar as possibilidades de uma plataforma com milhares (ou talvez milhões) de usuários interessados em literatura, que podem acessar e consumir a maioria dessas histórias de graça e ainda por cima comentar e interagir sobre a obra com outros leitores e até mesmo com o autor.

Com toda essa possibilidade eu não tinha nada a perder e poderia até me surpreender positivamente com o resultado.

Os meses passaram, eu me libertei recentemente da grande responsabilidade que havia assumido no ano passado e resolvi avaliar os frutos dessa experiência no Wattpad.

Eis que o resultado foi zero leituras, comentários e interações de qualquer tipo.

Devo dizer que não estou particularmente decepciondo ou espantado com o resultado. Ele apenas comprovou alguns fatos que eu já conhecia a respeito da publicação de livros.

Vamos falar um pouco desses fatos.

O marketing faz toda a diferença para esse conto. Eu já sabia disso. Mas ainda assim queria testar. Acontece que dependendo do título da obra ou do assunto do qual ela trata, a obra em si acaba conseguindo atenção do publico potêncial, pois ela se torna algo "procurado" por esse público. Neste caso, mesmo que não seja feita nenhuma campanha de marketing, o publico acaba chegando até a obra (ou tem maior chance de chegar) devido ao fato do título ou tema ser algo que está sendo procurado.

Isso me diz que "A Rua dos Anhangás" é um título que não é procurado pelo público. Isso é óbvio, visto que é um termo bastante específico. Mas, mesmo considerando apenas o termo principal do título; a palavra "Anhangá", esse também não é um termo que gera interesse de uma grande quantidade de pessoas.

Em resumo, o conto "A Rua dos Anhangás" precisa de um trabalho de marketing para conseguir chamar a atenção, visto que ele não atraí leitores por si mesmo.

Fora o fato do termo "anhangá" não ser muito buscado na internet e no Wattpad, podemos dizer que o gênero de fantasia sobrenatural sobre espíritos folclóricos por si só já é um nicho e, neste caso, a quantidade de leitores potenciais é pequeno.

ilustração do personagem Isac e dos anhangás de A Rua dos Anhangás
Sendo assim, eu devo me contentar com o fato de que esse conto vai naturalmente atrair a atenção de poucas pessoas ao longo do tempo. Eu posso realizar campanhas de marketing para aumentar o engajamento das pessoas (daquelas que por ventura se interessem sobre o assunto) ou, posso arriscar modificar o título, para torná-lo mais atraente. Mas isso é um risco e, no que diz respeito a esse conto em particular, eu gosto muito do título "A Rua dos Anhangás".

Neste caso, resolvi voltar a publicar o conto na Amazon KDP e me contentar com o alcance natural que essa obra produz e dar um empurrãozinho vez ou outra com alguma campanha de marketing.

Tenho ainda outras ideias para "experimentar" com esse conto, mas deixo para entrar nesses meandros em outro momento.

A síntese dessa experiência é essa: o título e o assunto de um livro impactam e muito no alcance potêncial da obra.

Vou ficando por aqui, enquanto trabalho em uma capa nova para o KDP (não decidi ainda se uso a I.A. da Wombo Art ou do Canva ou se uso um desenho meu mesmo).