Bruxos dos Bits
da minha Galeria no Wombo Art |
📝🤖💻
"Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia" — Arthur C. Clarke.
Fazendo uso de uma das famosas frases de Arthur C. Clarke (acima), eu gostaria de iniciar esse texto dizendo que os profissionais de tecnologia são como Bruxos modernos, envolvidos com forças incompreensíveis para a população em geral e muito mal compreendido por todos: alguns acham que eles podem e sabem fazer de tudo, enquanto que outros os vêem como mal caraters que apesar de saberem fazer tudo de forma muito fácil, cobram preços exorbitantes por seus serviços se aproveitando da ignorância alheia.
Esses Bruxos dos Bits passam, já passaram ou passarão por algumas situações peculiares, complicadas e às vezes até mesmo por situações um tanto infernais, em que "usuários" de tecnologia (um tipo de zumbi moderno) tentam a todo custo devorar a paz dos profissionais da área, ou ainda com máquinas que apresentam comportamentos inusitados (mal intencionados) como se estivessem possuídas por demônios alojados em seus softwares com a intenção de transformar o nosso quotiadiano em um verdadeiro pandemônio, ou mesmo com entidades de dados (de programas simples de computador, até ERPs, Sistemas Operacionais ou mesmo redes descentralizadas de Softwares, etc) com aparente vida própria ocasionando erros impossíveis de serem analisados, desvendados e corrigidos em tempo hábil, tornando a vida humana um cadinho mais complicada. Não posso deixar de mencionar que a coisa chegou a tal ponto que essas entidades de dados já possuem inteligência e vontade própria suficiente para subistituir os humanos nos mais variados afazeres (e os Bruxos dos Bits, sabendo disso, fazem amplo uso dessas entidades... Por mais perigoso que isso possa ser).
Pode acreditar que não estou escrevendo sobre a vida do profissional de tecnologia com leviandade. A coisa é séria nesse mundo; do suporte técnico às fabricas de software, dos laboratórios nas universidades aos laboratórios industriais, os Bruxos dos Bits estão transformando a vida das pessoas em velocidade assombrosa.
Pensando nisso, pensei em criar uma sessão dentro do meu Blog para registrar um pouco da minha vivência na área contando causos, registrando memorando utéis (de dicas que já me ajudaram e poderão ajudar novamente), situações inusitadas entre outras coisas. Vou chamar essa sessão de Grimório dos Meta-Bits (talvez eu pense em um nome melhor no futuro... ou talvez não).
Comecei ontem com um memorando a respeito de um campo de uma tabela do ERP com que trabalho, registrando uma dica de como filtrar esse campo para saber a situação de determinadas rotinas agendadas previamente para execução automática.
Comentários
Postar um comentário