👻
Comecei o ano com algumas novas decisões sobre meu trabalho escrito e com o amadurecimento de uma ideia já colocada em prática no final do último ano.
Eu havia idealizado reunir alguns contos curtos em uma coleção, que eu chamaria de Trópico Sombrio e cheguei a publicar três pequenos contos na Amazon (contos curtos mesmo).
Porém, enquanto eu escrevia o roteiro de um novo conto, o qual eu estava chamando provisoriamente de PROJETO NIX, planejado especialmente para essa coleção, novas ideias surgiram e, quando percebi, eu estava diante de um título perfeito para essa coleção de contos (incluindo algumas das novas histórias nas quais estou trabalhando).
Além do mais, o PROJETO NIX deu origem a mais um conto além daquele que o iniciou, e penso que talvez (apenas talvez) possa se tornar uma série de contos tendo como protagonista a personagem Elvira Serranegra, cujo nome apresentei no meu último post sobre o PROJETO NIX.
Eu planejava chamar essa série de contos da Elvira de "Arquivo Nix". Mas percebi que o título era perfeito para toda a coleção de histórias curtas que planejo publicar (e algumas histórias de tamanho mediano).
As histórias da Elvira, por outro lado, resolvi mudar para algo como "Diário da Noite" e, a cada nova aventura da protagonista, mudo o subtítulo da história. Assim, tenho (provavelmente) já os dois primeiros títulos das histórias da Elvira:
Diário da Noite: o segredo do jardim proibido;
Diário da Noite: nas profundezas de Vila Porto.
Esta mudança no título da coleção, de Trópico Sombrio para Arquivo Nix, também vai refletir na forma como pretendo publicar essas histórias.
Resolvi que, ao invés de começar publicando as histórias na Amazon KDP, eu deveria publicá-las no Wattpad.
Então, no momento estou trabalhando em algumas coisas para poder dar inicio às publicações.
Uma delas é um poema que vai ser uma espécie de texto introdutório para o Arquivo Nix.
Fora isso, estou trabalhando bastante no conto "O Segredo do Jardim Proibido" e pesquisando sobre quais são os detalhes aos quais tenho que me atentar para publicar no Wattpad com tranquilidade.
Acredito que, além do Arquivo Nix, vou publicar também uma segunda coleção lá, com poemas que escrevi ao longo dos anos para várias das minhas histórias. Vou chamar essa coleção de Canções Noturnas.
A propósito, até amanhã publico no meu blog o poema Rainha do Mistérios, que também vai estar presente em Canções Noturnas.
Os principais motivos para eu estar decidindo publicar no Wattpad são:
Maior liberdade para os leitores e também para mim: no Wattpad a leitura das obras é gratuita (embora seja possível monetizar histórias lá agora, pelo que ouvi dizer), e para ler é bem simples, basta se cadastrar e começar a ler o livro que você quiser. Para o autor, o processo de publicação é bem simples como também é simples a anulação da publicação, caso eu deseje levar a obra para outro lugar.
Como o Wattpad também é uma rede social, ela permite maior interação com os leitores, bem como o feedback desses.
Eu já tive uma boa experiência com a plataforma no passado e, apesar da maioria do público por lá ser muito jovem, acredito que hoje haja também muitos adultos e jovens adultos em busca de histórias mais maduras e complexas.
Mas o que mais me marcou na minha breve experiência na plataforma é que eu consegui leitores de outros países na época, pois como a plataforma permite a leitura pelo navegador como um site tradicional, é possível usar o google tradutor para ler um livro de outro idioma com mais facilidade (isso não seria possível em outras plataformas, como por exemplo no KDP).
Claro, nem tudo são flores: há muitas obras lá, então é difícil se destacar, mas isso vale para qualquer plataforma hoje em dia. Então, nesse momento estou priorizando algo que me leve para mais perto dos leitores ao invés de para longe deles.
Outra forma de se destacar lá é participando de concursos (eu fiz isso no passado e fiquei até que bem classificado com uma das minhas histórias, e apesar de não ter conseguido o primeiro lugar, eu consegui mais leitores no processo).
Bom, sendo assim, estou organizando meus escritos e, em breve, creio que poderei começar a dar início às publicações.
Mas agora preciso ficar por aqui, pois ainda tenho tanta coisa para fazer que sequer sei por onde começo… Acreditem, realmente as coisas estão uma loucura por aqui.
Aí está! Acho melhor começar preparando um calendário para esse ano.
Talvez, depois de fazer esse calendário, eu volte para falar dele especificamente (nunca trabalhei com um calendário na área da escrita e publicação, então esse vai ser um aprendizado para mim).