Escuro para negócios escusos!

 

Um beco suburbano cheio de monstros sombrios e de olhares malignos


Este é mais um capítulo das minhas Crônicas de um Autor Independente!

Frodo vendo o mapa exibido por Thorin
Nesta primeira semana de maio as manhãs estão começando nevoentas e nubladas. Apesar disso ainda não houve nenhum dia especialmente frio. No entanto, a luz do dia tem dado as caras cada vez mais tarde, bem como tem ido embora cada vez mais cedo também. Isso é normal para o outono e um sinal claro de que o inverno e a escuridão que vem com a estação fria estão cada vez mais próximos.

Este clima sombrio e carregado de névoas disformes é perfeito para o assunto de hoje... Como disseram os anões em uma reunião na casa de um tal senhor Bolseiro: Escuro para negócios escusos!

O assunto em questão é um dos contos de terror que eu escrevi nos últimos anos e que mais me gerou trabalho. Esse conto já ganhou algumas capas novas. Já foi publicado na Amazon, no Clube de Autores e no Wattpad e já gerou alguns textos secundários e até mesmo episódios especiais no meu podcast Caravana Sombria (os dois episódios da série Arquivo Umbra referem-se a eventos ocorridos no entorno ou na própria localidade em que este conto se passa). Falo da Rua dos Anhangás.

Apesar de todo trabalho e do relativo retorno que obtive com esse conto (consegui alguns leituros ao longo dos anos e um depoimento positivo no Skoob) eu ainda não consegui ficar satisfeito com o alcance que essa história teve.

A silhueta de um cão em uma cidade suburbana no Brasil
Pensando nisso, eu fiz um experimento nos últimos meses, para tentar descobrir o alcance que a obra consegue sozinha em uma plataforma (no caso, escolhi o Wattpad) e com isso quero dizer: qual alcance o conto vai conseguir sem que o autor (independente) tenha que ficar fazendo divulgação nas redes sociais e coisas do tipo.

Esse experimento durou alguns meses e eu já falei sobre isso em um post anteriormente.

Eu escolhi o wattpad, pois queria que o acesso ao conto fosse gratuíto e relativamente fácil (as histórias publicadas no wattpad podem ser lidas via app para celular ou em qualquer navegador e dispositivo com acesso à internet).

Chegando perto do final dos testes e tendo percebido que não obtive absolutamente nenhum retorno nesse conto, resolvi usar a tecnologia mais recente e comentada da internet para investigar um pouco os motivos para isso.

Falo do ChatGPT.

E o que eu fiz com o ChatGPT foi bem simples; eu simplesmente expliquei para ele a situação e perguntei a opinião dele sobre o assunto, a fim de obter alguma informação relevante e que me desse uma pista do que mudar nos três itens principais que uma obra precisa ter para chamar a atenção do publico e que não dependem de divulgação: título, capa e sinopse.


Eis a pergunta que eu fiz ao ChatGPT:

Cenado filme O Todo Poderoso, com Jim Carrey digitando como um maluco
Olá. Gostaria da sua ajuda para analisar uma situação. Eu sou um autor independente e fiz um teste durante alguns meses, publicando um conto no Wattpad, para saber se obteria alguma leitura no mesmo. O teste consistia em não realizar nenhuma divulgação do conto, seja no próprio wattpad ou redes sociais, uma vez que eu queria avaliar se o conto geraria interesse na plataforma por si só. O nome do conto é "A Rua dos Anhangás" e o mesmo é baseado em uma releitura do folclore guarani, partindo dos contos originais ao invés de partir do folclore que se popularizou com o escritor Monteiro Lobato. A motivação para o teste foi medir o potencial que o conto possui de chamar a atenção na plataforma Wattpad sem a necessidade de vivulgação do autor (que durante alguns meses não tinha tempo para essas atividades). Neste caso, o conto tinha como forma de chamar a atenção do público alvo apenas a capa, o título e a sinopse. A saber, a sinopse utilizada foi essa: Bem vindos à Rua dos Anhangás... Volta e meia coisas estranhas acontecem nesta rua e suas imediações. Os boatos correm de boca em boca, falando sobre pessoas desaparecidas e até mesmo sobre uma fera que estaria devorando não só gente como também os vira-latas que vagueiam pela região. Mas, por mais que gostem de espalhar boatos, as pessoas não costumam crer realmente neles... Não até ser tarde demais... A capa utilizada pode ser vista nesse link do meu blog: https://www.eder.blog.br/2023/01/a-rua-dos-anhangas-terror-e-folclore.html Após quase 6 meses com o conto no Wattpad, não obtive nenhuma leitura nesse conto. Neste caso, gostaria da sua ajuda para analisar a situação e avaliar os possíveis motivos para o conto não ter despertado nenhum interesse dos milhares de leitores da plataforma.


Em seguida a I.A. formulou a seguinte resposta:

Olá, este é o Bing. Eu posso tentar te ajudar a analisar a situação do seu conto no Wattpad. 😊

Wattpad é uma plataforma que conecta milhões de leitores e escritores através do poder da história1. É possível publicar e ler histórias de diversos gêneros e categorias, além de interagir com outros usuários através de comentários e mensagens2.

Para ter sucesso no Wattpad, é preciso levar em conta vários fatores, como a qualidade da escrita, o interesse do público, a frequência de atualização, a divulgação e o engajamento com os leitores3.
O robô Bender de Futurama digitando velozmente

No seu caso, você optou por não divulgar o seu conto em nenhum lugar, nem mesmo no próprio Wattpad. Isso pode ter dificultado muito a visibilidade da sua história, pois há milhares de outras histórias competindo pela atenção dos leitores na plataforma.

Além disso, você escolheu um tema que pode não ser muito popular ou conhecido entre os leitores do Wattpad. Uma releitura do folclore guarani pode ser muito interessante e original, mas talvez não seja o que a maioria dos leitores está procurando ou esperando encontrar.

Outro ponto que pode ter influenciado é a capa, o título e a sinopse do seu conto. Esses são os elementos que chamam a atenção dos leitores em primeiro lugar, e devem ser atrativos e instigantes. A capa que você usou é simples e não revela muito sobre o conteúdo da história. O título é curto e genérico, podendo se confundir com outras histórias de terror ou suspense. A sinopse é breve e não explica qual é a relação entre a rua dos anhangás e o folclore guarani, nem qual é o conflito ou o objetivo dos personagens.

Portanto, eu sugiro que você revise esses aspectos da sua história e tente melhorá-los para despertar mais interesse dos leitores. Você também pode pesquisar quais são as tendências e as preferências do público do Wattpad Brasil4, e adaptar o seu conto para se aproximar mais delas. Por fim, você pode divulgar o seu conto em outras redes sociais, em grupos de leitura ou escrita, ou em comunidades relacionadas ao tema da sua história.

Espero ter te ajudado com essa análise. Se você quiser mais dicas ou sugestões sobre como escrever ou publicar no Wattpad, eu posso te indicar alguns sites ou artigos que podem te orientar melhor.


Após analisar todos os pontos que o ChatGPT listou sobre o assunto, eu pensei por um tempo. Não vou dizer que cheguei a uma conclusão, mas posso dizer que de tudo o que ele citou, os pontos que eu penso serem mais relevantes são o título e a temática. Embora eu também pense que preciso trabalhar novamente na capa e na sinopse.

A silhueta de um homem misterioso encarando um tipo de lobisomem monstuoso em uma cidadezinha brasileira
Penso que a temática é algo bastante relevante porque, de fato, histórias baseadas em folclore não são um assunto assim tão procurado por leitores; ao menos é o que parece quando analisamos as histórias mais lidas por brasileiros em plataformas como o Wattpad. Ainda mais que no Brasil há ainda um grande preconceito com o folclore nacional após a "Monteiro Lobatoalização" do folclore; quero dizer, a exagerada infantilização das narrativas folclóricas ocorrida com Monteiro Lobato e após ele.

Apesar dessa infantilização recente do folclore brasileiro, este não deixa a desejar em nada para lendas e histórias folclóricas de outros países (basta que voltemos para as suas raízes ou mesmo para as versões anteriores a Lobato). Eu falo bastante sobre isso no prefácio desse conto (e esse texto também está postado aqui no blog).

Às vezes consumimos histórias estrangeiras que julgamos incríveis sem nem mesmo saber que estas possuem uma base folclórica (estrangeira). É o caso com vários animes japoneses, como XXX Holic, Yu Yu Hakusho e InuYasha. Até mesmo Dragon Ball (um anime bastante popular no Brasil) tem o seu personagem principal inspirado em personagem de uma lenda chinesa, conhecido aqui no ocidente como Rei Macaco.

Há ainda uma porção de livros incríveis e que possuem alguma inspiração em lendas folclóricas. As Aventuras do Caça Feitiços e The Witcher são dois exemplos.

A verdade é que essas obras não são divulgadas aqui no Brasil com os dizeres "baseado no folclore de tal lugar" ou "com forte inspiração folclórica". Talvez não haja uma divulgação ressaltando o aspecto folclórico dessas obras devido ao fato de isso não funcionar muito para o público brasileiro.

Devo dizer que esses meus pensamentos são apenas conjecturas baseadas mais em minha experiência sobre o tema do que em dados e, por isso, tudo o que eu estou falando aqui é "achismo" e não ciência. Dito isso, estou pautando minha análie em percepções pessoais e experiência e consequentemente as ações que eu resolver adotar também serão baseadas nisso e nas percepções que o ChatGpt conseguiu reunir sobre o tema com base no que o seu algoritmo pode interpretar a partir de buscas na internet.

O que eu quero dizer com isso é que se eu quero que alguém leia meu conto (cuja história é baseada no folclore dos Guaranis: um dos povos originais da América do Sul), talvez seja mais interessante eu não focar em dizer que o conto é baseado em folclore.

Pode parecer uma atitude controversa, mas não é. Não estou dizendo para mentir e dizer que a história não tem nada a ver com folclore, ou dizer que é sobre um tema quando na verdade é sobre outro. Além do mais, qualquer estratégia desonesta e enganosa só vai trabalhar contra o marketing do autor e da obra.

O que estou dizendo é que talvez seja melhor usar uma abordagem indireta. Exemplo: o conto A Rua dos Anhangás é uma história com fortes tons de mistério e horror, que narra eventos sobrenaturais perturbadores ocorridos em uma ruazinha estreita e sombria no coração de um bairro periférico da cidade de Osasco. Claro, esses eventos sobrenaturais estão fortemente ligados a lendas do folclore guarani do período anterior à colonização (invasão estrangeira); lendas essas que serviram de base para a construção do folclore brasileiro mais recente.

Como os leitores brasileiros parecem não se importar tanto e até mesmo demonstram certo preconceito com a temátia "folclore", é mais interessante focar nos demais aspectos que a história possui para fazer a sua divulgação, para escrever sua sinopse e inclusive para elaborar o seu título.

Isso não é mentir. A Rua dos Anhangás é uma história que pode ser enquadrada no horror, mistério, fantasia sombria e até mesmo fantasia urbana (eu não sou um especialista em gêneros literários e, por isso, posso não estar usando a classificação mais adequada para o meu próprio conto, mas gosto de pensar nele como um Thriller Sobrenatural recheado de horror e violência).

Acredito que essas características (horror, mistério, fantasia urbana) são mais relevantes para divulgar uma obra para os leitores brasileiros do que folclore.

Com isso eu estaria tirando a importância folclórica da obra? Ou enganando o leitor?

Gif exibindo uma cena comica do anime Yu Yu Hakusho, com Yusuke fazendo gracinhas para uma criança
De forma alguma.

Alguém se sentiu enganado ao assistir a Yu Yu Hakusho, ou após ler As Aventuras do Caça-Feitiços? Claro que não. Essas histórias não são um tratado sobre folclore e nem mesmo são obras que se destinam a fazer uma representação fiel de lendas folclóricas. São histórias que tem o elemento folclórico como inspiração ou pano de fundo.

O mesmo ocorre com A Rua dos Anhangás; sua base folclórica é o mito de Tau e Kerana; um espírito maligno que rapta a jovem e bela filha de Mangaratu (um dos primeiros humanos). A união dos dois foi amaldiçoada pela deusa Jaci, e por isso os sete filhos de Tau e Kerana nasceram como monstros terríveis. Estes sete monstros, por sua vez, geraram numerosa descendência.

Imagem clássica exibindo Tau sequestrando Kerana, conforme a lenda indígena
Tau sequestra Kerana, neta de Tupã

Em "A Rua dos Anhangás" os monstros dessa lenda e os seus descendentes ainda vivem de forma disfarçada entre as pessoas comuns até os dias de hoje...

Aviso que isso não é um spoiler do conto: o leitor tem acesso a essa informação no prólogo do texto e por um simples motivo: o conto em si não é sobre Tau e Kerana e nem mesmo todos os sete monstros da mitologia Guarani são citados na narrativa.

Um beco suburbano cheio de monstros sombrios e de olhares malignos
Sendo assim, pode-se notar que a lenda folclórica sobre a qual a narrativa é construída é uma versão adaptada para o roteiro e serve apenas de pano de fundo para explicar a origem do sobrenatural presente no enredo. Porém, apesar da história ter suas raízes fincadas em um passado mítico, os seu galhos se estendem em direção ao presente, indo de encontro a problemas e temas atuais que se misturam com entidades sombrias e antigos monstros cruéis. Vemos isso logo no início da narrativa, em que o cenário é apresentado: o bairro é descrito como palco de estranhos e terríveis acontecimentos ao mesmo tempo em que questões como urbanização, violência urbana e o desaparecimento das culturas tradicionais dos povos originais são criticadas.

Meu plano é mudar o título do conto para "Rua dos Monstros". Claro que o endereço sombrio no Santa Maria vai continuar sendo Rua dos Anhangás, porém como este é o endereço de criaturas perigosas, ela passará a ter um "apelido" carinhoso, assim digamos. E Rua dos Monstros é bastante apropriado se pensar em que tipo de seres habitam ali.

Outra mudança que farei na obra é quanto à sua sinopse. Vou adaptar o prólogo e usar descrições mais precisas sobre a história para criar uma sinopse mais interessante. Ao menos é o que eu pretendo fazer (criar sinopses mostrou-se uma arte desafiadora para alguém como eu que sempre teve dificuldade em escrever textos curtos e fazer resumos sintéticos e precisos sobre o que quer que seja).

Claro que a capa também precisa ser refeita e eu ainda não me decidi como irei criar a nova capa para essa nova versão do conto.

Por fim, pretendo expandir esse conto, inserindo nele todo o material extra que foi criado ao longo dos anos como pequenos spin-off dessa história que gira em torno de um lugar tão sinistro e misterioso de Osasco.

Por enquanto parte do trabalho está em andamento. Apesar disso eu ainda não sei quando tudo estará pronto (acho que vai depender muito de novas ideias que possam vir a surgir no meio do percurso).

Enfim, o trabalho de um autor independente é bem mais complexo e difícil do que pode parecer, como já citei outras tantas vezes em outros posts sobre o tema. Após quase seis meses desaparecido de Oz e de outros universos, outras missões me aguardam. E eu pretendo retomá-las uma por uma. Falo de RL&LR, Space Punkers, Psicotrápolas entre outros trabalhos...

Se alguém souber onde consigo dias com mais de 24 horas no planeta Terra, não faça cerimônia e me diga onde fica esse maravilhoso lugar.

Vou ficando por aqui, com meus negócios escusos.

A silhueta de uma figura encapuzada andando em um beco de uma vila suburbana no Brasil


Comentários

Minha foto
Éder S.P.V. Gonçalves
Osasco, SP, Brazil
É um ficcionista trevoso; escreve poema, romance e também conto. Mescla tom sério com humor ao falar sobre fantasia, mistério e terror. Mantém um blog onde posta textos por vezes sombrios e temperados com ácido humor.

Postagens mais visitadas deste blog

O Tigre, de William Blake

Ticê: a feiticeira que se tornou a deusa do submundo

Filtrando pelo campo TSK_STATUS

Carmilla: a vampira de Karnstein

Como configurar os níveis de aprovação no app Meu RH da Totvs?

Drácula: é capaz de controlar os lobos?

Nomes de gatos pretos: inspirações da literatura fantástica

Jurupari: o demônio dos sonhos

Hajime no Ippo e o Espírito de Desafiante

A lenda do Mapinguari: tudo o que você precisa saber sobre o monstro da Amazônia

📮 Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

👁‍🗨 MARCADORES

Curiosidades Leituras crônicas de escritor crônicas de um autor independente O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas filosofia Livros espada e feitiçaria Entretenimento Poemas Fantasia Sombria Memorandos a rua dos anhangás folclore histórias de mistério histórias de terror vampiros Contos literatura gótica Caravana Sombria diário halloween dicas Os Demônios de Ergatan histórias de fantasma lobisomens Bram Stoker Oitocentos Aromas de Devaneio PODCASTS escrita games histórias de aventura sagas Drácula O Leão de Aeris Psicotrápolas lendas lendas urbanas mitologia Atividade Física Conan o Bárbaro Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling O Governador das Masmorras Rudyard Kipling Via Sombria conan exiles critica social kettlebell lua cheia micro contos natal paganismo sociedade séries Exercícios de Criatividade O Ventre de Pedra arqueologia feriado girevoy sport gyria inteligência artificial krampus krampusnacht masmorras papai noel resenha séries de tv xbox Robert Ervin Howard cultura pagã estrela negra folclore guarani ia liberdade melkor morte quadrinhos Capas Desenvolvimento de Jogos Ilustrações Os Segredos dos Suna Mandís Passeios Space Punkers era hiboriana game designer harpia histórias de horror histórias góticas hq humanidade indicação de séries mangá netflix personagens poema gótico política prisão As Aventuras do Caça-Feitiço Conto Diana Haruki Murakami História J.R.R.Tolkien Joseph Delaney O DIÁRIO DE IZZI Romancista como vocação Sandman V de Vingança Vampiros na literatura Wana anhangás animes aranhas arquivo umbra arte bruxas chatgpt criação de histórias cultura gótica estações do ano facismo fanfic fantasmas festividades gatos pretos godot jogos jurupari mitologia brasileira outono paródia protheus sexta-feira 13 superstições totvs vida vingança A Fênix na Espada Café Holístico Carmilla: a vampira de Karnstein Cristianismo Joseph Conrad Joseph Sheridan Le Fanu O Coração das Trevas O Homem Sem Memória O Mentalista Terry Pratchett age of war anime animes de esporte anotações bruxaria cadernos capa castlevania ceticismo conto de terror cotia crenças criatividade culto aos mortos cultura japonesa cães demônios dia de todos os santos diabo drama educação engines espada evernote família fantasia farmer walk ficção ciêntifica ficção fantástica folclore indígena fotografias funcom hajime no ippo horror cósmico inverno leitores listas lobos lua azul matrix megafauna mitologia indígena monstros natureza notion objetos amaldiçoados opinião palácio da memória podcast ratos reforma sea of thieves sinopse série de terror templo zu lai tigre tutoriais utilidades viagem no tempo vila do mirante vlad tepes wicca xamanismo Áudio-Drama A Arte da Guerra A Balada dos Dogmas Ancestrais A Cidade dos Sete Planetas A Cidadela Escarlate A Ilha do Tesouro A Sede do Viajante A Voz no Broche Age Of Sorcery Akira Toryama Anne Rice Arthur C. Clarke As Mil e Uma Noites As Sombras do Mal Bad and Crazy Barad-dûr Berkely BlackSails Blog Breve encontro com Dracooh de Beltraam Bushido Caninos Brancos Canto Mordaz Carta Para um Sábio Engenheiro Cartas Chuck Hogan Clássicos Japoneses Sobrenaturais Daniel Handler Direitos Iguais Rituais Iguais Discworld Divulgação Doctor Who Dragon Ball Eiji Yoshikawa Elizabeth Kostova Elric de Melniboné Entrevista com o Vampiro Full Metal Alchemist Gaston Leroux Genghis Khan Grande A'Tuin Guillermo Del Toro Hoje é Sexta-Feira 13 e a Lua está Cheia Johann Wolfgang von Goethe Joseph Smith Katana Zero Lemony Snicket Lestat de Lioncourt Lord Byron Lord Ruthven Louis de Pointe du Lac Mapinguari Michael Moorcock Michelly Mordor Musashi Na Casa de Suddhoo Na toca dos ratos letrados Nergal Novela O Chamado Selvagem O Escrínio de Pooree O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados O Historiador O Hobbit O Jirinquixá Fantasma O Lobo O Lobo das Planícies O Mar O Mundo de Sofia O Ogro Montês O Primeiro Rato Letrado O Rei de Amarelo O Senhor dos Anéis O Sexo Invisível O Sonho de Duncan Parrennes O Tigre O Tigre e o Pescador Obras das minhas filhas October Faction Olga Soffer Os Incautos Os Livros da Selva Os Ratos Letrados Outono o Gênioso Oz Oz City Pedra do Teletransporte Pituxa Polo Noel Atan Red John Rei Ladrão & Lâmina Randômica Richard Gordon Smith Robert E. Howard Robert Louis Stevenson Robert William Chambers Rotbranch Safira Samhain Sarcosuchusimperator Simbad Sobre a Escrita Sociedade Blake Stephen King Stranger From Hell TI Tevildo Thomas Alva Edison Tik Tak Tomas Ward Vida e Morte Wassily Wassilyevich Kandinsky William Blake Wyna daqui a três estrelas Yoshihiro Togashi Yu Yu Hakusho absinto aho aho akemi aleijadinho algoritmos alienígenas aluguel amazônia amor anagramas andarilhos animais de estimação animação ano novo aranha marrom aranha suprema arquétipo artesanato astronomia atalho atitudes autopublicação aves míticas azar balabolka baladas banho frio banho gelado bicicleta bienal do livro biografia blogger bokken boxe bugs caderno de lugar comum calçados militares caminhos escuros carlos ruas carnaval carta do chefe Seatle casa nova casas mal assombradas castelos castelos medievais categorias cavaleiro da lua celebrações pagãs chalupa chonchu chrome cidadania cientista civilização ciência condessa G condomínio configuração consciência conto epistolar coragem cordilheira dos andes crianças criaturas fantásticas criaturas lupinas crimes cultura brasileira cultura otaku cárcere dark rider dark side democracia deusa da lua e da caça dia das crianças dia de finados dia do saci dia dos mortos distopias diy doramas eclipse eclipse do sol eclipse solar ecologia el niño ema encantos esboços escultura escuridão espada de madeira espiritualidade espírito de luta espíritos exoplanetas falta de energia elétrica faça você mesmo feiticeiras feitiçaria feitiços felicidade felipe ferri folclore japonês fome fonte tipográfica fonógrafo fortuna fundação japão game pass gratidão greve gênero hitória hobby homenagem homens humor husky hábitos saudáveis ia para geração de imagens idealismo identidade igualdade de gênero imaginação imaterialismo inquisição jaci jaterê japão japão feudal jogos 2d jogos de plataforma jornada kami katana kendo kraken kraken tinto labirintos labirintos 2D lealdade leitor cabuloso lenda guarani lendas antigas leste leviathan licantropia linguagem de programação literatura literatura fantástica literatura inglesa live action livros infanto juvenis loop lua de morango lugares mal assombrados lógica de programação magia malaquias mandalas mangaká matemática mawé mazolata mboi-tui meio ambiente melancolia memorização mercado de trabalho meu rh microsoft midjourney mitologia grega mitologia japonesa mitologia árabe mitra mizu moccoletto mochila modelo de linguagem modo escuro molossus monograma montanha morgoth morpheus moto motoqueiro mudança mudanças climáticas mulheres mundos método wim hof músicas neil gaiman noite eterna nomes de gatos pretos nona arte nostalgia o que é vida objetos mágicos ogros oração os sete monstros osamu tezuka patriarcado pena pensamentos perpétuos pesadelos pescador piedade piratas pluto pod cast poderes povo nômade povos aborígenes predadores prefácio primavera primeiras impressões problemas profecia pterossauro publicação independente qualidade de vida quarta parede reclamação reflorestamento religião religião de zath rio Pinheiros rio Tietê ritual robôs roc roca roda do ano roma antiga romantismo cósmico romênia roque sacerdotisas de zath samurai de olhos azuis sarcosuchus Imperator saturnalia saturnália saúde segredos seres fantásticos serpente-papagaio sexo frágil sintetizador de voz smilodon sobrenatural sobrevivencialismo solstício solstício de inverno solstício de verão sonhar sophia perennis sorte suna mandís sustentabilidade série tau e kerana teclado telhado telhas de pvc templo de hachiman tempo teoria das cores terror texto em fala ticê tigre dente de sabre totvs carol transilvânia travessão treinamento treino trevas trickster tumba de gallaman tv título um sábado qualquer universidades van helsing varacolaci vendaval verão vida em condomínio vigília da nevasca windows wombo art xintoísmo ymir yokai yokais youkai youkais yule zath zoonoses águia ódio
Mostrar mais