A Vingança é uma bebida amarga

Um ser misterioso e encapuzado com uma máscara escarlate

 📕🕮📕

"...com essa teoria que o constitui juiz e carrasco em causa própria, seria difícil manter, por si só, um equilíbrio em que se escapasse da força da lei por toda a eternidade. O ódio é cego, a raiva atordoa, e aquele que serve a vingança arrisca-se a beber uma bebida amarga. — Sim, se for pobre e desastrado; não, se for milionário e habilidoso. Aliás, a pior coisa que lhe pode acontecer é esse último suplício de que falávamos ainda há pouco, o qual a filantrópica Revolução Francesa instituiu no lugar do esquartejamento e da roda. Muito bem! O que é o suplício, se ele se vingou?"

— Alexandre Dumas (O Conde de Monte Cristo)

Dando continuidade ao registro dos Quotes (citações) que estou fazendo de O Conde de Monte Cristo usando a plataforma Wombo para criar imagens usando Inteligência Artificial.

Um ser misterioso e encapuzado com uma máscara escarlate
Meus comentários a respeito das passagens que estou citando de O Conde de Monte Cristo podem conter Spoilers; para além dos spoilers que as próprias passagens representam. Achei melhor dar este aviso, pois o meu breve comentário de hoje contem insinuações sobre o futuro de Edmond Dantes.

É nesta passagem que vemos que Edmond Dantes está disposto a tudo; até mesmo dar a sua vida para conseguir concretizar sua vingança. Vemos também que o papel de Franz na história é diferente do papel dos demais personagens que cruzam o caminho de Edmond; Franz não parece sofrer da mesma corrupção que os demais. Ele é em sintese uma alma boa e que em mais de um momento questiona a crueldade do Conde de Monte Cristo e volta e meia alerta o próprio Conde para os perigos do caminho que este pareceu escolher trilhar. Inclusive mais de uma vez vemos a diferença entre Franz e Albert no que diz respeito às suas opiniões sobre o Conde de Monte Cristo; enquanto Franz discorda das falas cruéis e assustadores do Conde, Albert demonstra estar admirado e encantado com a figura do Conde e com sua cruel filosofia de vida.

O Conde de Monte Cristo, no entanto, está exatamente como Fraz lhe disse: cego com o ódio e atordoado pela raiva, e por isso mesmo diz não se importar que o seu destino seja tomar uma bebida amarga se for para concretizar sua vingança, imaginando que o pior que pode lhe ocorrer é o suplício; isto é, ser condenado a morte na guilhotina por algum de seus atos. Apesar de toda inteligência e intelectuo de Edmond, esta fala demonstra certa ingenuidade da parte dele ao acreditar que a própria morte é o que de pior ele poderia enfrentar neste caminho sombrio.