Como surgiu o Dia de Todos os Santos e por que ele é tão importante para os cristãos

comemoração do dia de todos os santos, imagens de santos, catedral, estilo gótico, flores, decoração típica do samhain

🌠

O que o dia Santos Celebra?

Você já se perguntou por que no dia 1º de novembro celebramos o dia de todos os Santos? Quem são esses santos e por que eles merecem uma festa? E o que isso tem a ver com o Halloween, o dia das bruxas que é tão popular em outros países? Neste post, eu vou te contar a história e as curiosidades desse feriado tão antigo e tão rico em significados.

A minha relação com essa data é similar à minha relação com o dia dos mortos: trata-se de um vínculo familiar. Lembro quando minha irmã estava grávida da Michelly, minha sobrinha. Havia muita expectativa quanto ao dia que ele resolveria nascer. De um lado, meu pai torcia para que fosse no dia dos mortos (que é o dia do seu próprio aniversário). Do outro lado, o restante da família torcia para que ela nascesse em qualquer data, exceto no dia dia mortos (2 de novembro), pois do contrário meu pai se tornaria insuportável e ficaria se gabando do fato da neta fazer aniversário no mesmo dia que ele. Claro que se gabar por isso não faz sentido nenhum, mas ainda assim eu torcia para que ela nascesse no Halloween (afinal, suas festas de aniversário seriam sempre assombrosas).

A pequena Michelly, contrariando meu pai e a mim, resolveu nascer entre as duas datas, agradando com isso o restante da família. Parece que o lado "Adams" da família, por assim dizer, perdeu nessa torcida, afinal, na época eu não sabia disso, mas a minha sobrinha nasceu em uma data festiva cheia de significado e que está ligada às outras duas datas citadas aqui: o Halloween e o dia dos mortos. Ponto para a família Adams: parece que a predileção por temas góticos está no sangue.

Mas deixando a brincadeira de lado, vamos falar agora sobre essa festividade.

O dia de todos os Santos é uma festa cristã que homenageia todos os santos e mártires, conhecidos ou não, que viveram uma vida de acordo com o Evangelho e alcançaram a glória de Deus. A origem dessa celebração remonta ao século IV, um período em que houve grande perseguição aos cristãos por parte dos imperadores romanos, que os torturavam e matavam por causa da sua fé. Muitos desses mártires não tinham um dia específico para serem lembrados, pois eram tantos que seria impossível dedicar uma data para cada um. Por isso, a Igreja decidiu criar uma festa coletiva para honrar a memória de todos eles.

A data escolhida foi o dia 1º de novembro, que coincide com um antigo festival pagão chamado Samhain, que marcava o fim do verão e o início do inverno no hemisfério norte. Os celtas acreditavam que nessa noite, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornava mais tênue, e os espíritos podiam vagar pela terra. Para afastar os maus espíritos, eles acendiam fogueiras, usavam máscaras e fantasias, e ofereciam comida e bebida aos seus ancestrais. Essas tradições foram incorporadas pelo cristianismo, que as transformou em rituais de purificação e oração pelos mortos.

Assim surgiu o Halloween, ou All Hallows' Eve, a véspera de Todos os Santos, que é celebrado principalmente nos países de língua inglesa. Nessa noite, as crianças se fantasiam de monstros, bruxas, vampiros e outras criaturas assustadoras, e saem pelas ruas pedindo doces ou travessuras (trick or treat). Também é comum decorar as casas com abóboras esculpidas com rostos grotescos, chamadas de jack-o-lanterns. Essas abóboras são inspiradas em uma lenda irlandesa sobre um homem chamado Jack, que enganou o diabo várias vezes e foi condenado a vagar pelo mundo com uma lanterna feita de um nabo.

No Brasil, o Halloween não é tão popular quanto em outros países, mas algumas pessoas aproveitam a data para fazer festas à fantasia ou assistir filmes de terror. Já o dia de todos os Santos é mais tradicional e tem um caráter religioso. Nesse dia, muitos fiéis vão à missa para celebrar a santidade de todos os batizados, e pedir a intercessão dos santos por suas necessidades. Também é costume visitar os cemitérios e levar flores aos túmulos dos entes queridos que já partiram. Em algumas regiões do país, principalmente no Nordeste, as crianças saem pelas ruas pedindo o "pão-por-Deus", uma esmola em forma de dinheiro ou comida.

O dia seguinte ao dia de todos os Santos é o dia dos fiéis defuntos, ou dia de finados, que é dedicado à oração pelas almas dos mortos que ainda estão no purgatório, esperando a purificação dos seus pecados para entrar no céu. Essa é uma forma de expressar a comunhão dos santos, ou seja, a união entre os cristãos que estão na terra (a Igreja militante), os que estão no céu (a Igreja triunfante) e os que estão no purgatório (a Igreja padecente).

Como você pode ver, o dia de todos os Santos é uma festa que nos convida a refletir sobre a nossa vocação à santidade, e a nos inspirar nos exemplos dos santos que nos precederam na fé. Também é uma oportunidade para lembrar dos nossos familiares e amigos que já se foram, e rezar por eles. E, por que não, também para se divertir um pouco com as histórias e as tradições que envolvem essa data tão especial.

Espero que você tenha gostado desse post, e que ele tenha despertado a sua curiosidade para conhecer mais sobre os santos e suas vidas. Se você quiser saber mais sobre o assunto, eu recomendo que você visite os seguintes sites, onde eu encontrei as informações que usei para escrever esse texto:

  • Dia de Todos os Santos: Um artigo completo sobre o dia de todos os Santos, com a sua história, as suas origens e as suas celebrações pelo mundo.
  • Dia de Todos os Santos - Portal São Francisco: Um site educativo que traz um resumo sobre o dia de todos os Santos, com algumas curiosidades e tradições.
  • Dia de Todos os Santos: Qual a Origem da Celebração?: Um site de produtos regionais que conta a história do "pão-por-Deus", uma tradição brasileira relacionada ao dia de todos os Santos.
  • Día de Todos los Santos: origen, curiosidades y tradiciones en España.: Um site em espanhol que mostra as origens, as curiosidades e as tradições do dia de todos os Santos na Espanha.

Também recomendo os posts que fiz aqui no Blog com muita informação sobre o Halloween e sobre o dia dos Mortos, pois estão cheios de informações, curiosidades e até algumas reflexões sobre a história, cultura e sociedade:

  • Para os celtas, o dia 1º de novembro era o início do ano novo e do inverno, e também o Dia do Deus Sol. No post Halloween: o culto aos mortos você poderá ler mais sobre esse assunto;

E você, como você celebra o dia de todos os Santos? Você tem alguma história ou curiosidade para compartilhar? Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de curtir e compartilhar esse post com os seus amigos. Até a próxima!

comemoração do dia de todos os santos, imagens de santos, catedral, estilo gótico, flores, decoração típica do samhain