Como configurar os níveis de aprovação no app Meu RH da Totvs?

Um sinistro robô encapuzado

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Hoje é quinta-feira, dia 09/02/2023.

Aproveito para registrar um memorando útil a respeito do app Meu RH no ERP Protheus (da Totvs).

Claro que esse memorando é para os profissionais de T.I. familiarizados com esse tema.

Durante algum tempo tentei descobrir como configurar o Protheus para que o app Meu RH permitisse o seguinte cenário:

Queremos que existam dois níveis na hierarquia antes das solicitações realizadas pelo funcionário chegarem ao RH: o primeiro nível (gestor responsável direto pelo funcionário) e o segundo nível é o da diretoria (responsável por todos os gestores). Porém, queremos que o segundo nível apenas visualize as informações e solicitações dos funcionários, sem que o segundo nível precise realizar alguma aprovação.

Deste modo, quando um funcionário solicitar, por exemplo, suas férias, o seu gestor direto irá aprovar e em seguida a solicitação de férias ficará disponível para a equipe de RH dar andamento no processo (aprovando ou rejeitando a solicitação segundo suas normas). Neste contexto, o nível da diretoria (segundo nível aqui neste cenário) irá conseguir apenas visualizar que houve uma solicitação de férias e em que status ela se encontra, mas não precisará aprovar nada para que o processo caminhe.

Além disso, no contexto a que me refiro, o módulo SIGAORG não é usado, de modo que o cadastro de departamentos que controlam a hierarquia é aquele cadastro simples de departamentos que fica no módulo SIGAGPE (Gestão de Pessoal) e que usa a tabela SQB no bano de dados do Protheus.

Para garantir que o sistema não use as funções e tabelas do módulo SIGAORG, o parâmetro MV_ORGCFG (na tabela SX6) deve estar preenchido com um 0 (zero)  e o parâmetro MV_NVLAPR deve estar preenchido com .F. (que significa "falso").

Neste caso, a hierarquia é criada pela amarração dos funcionários e gestores (armazenados na tabela SRA) com os departamentos (armazenados na tabela SQB). Isto é feito da seguinte forma:

Funcionário: na tabela SRA é indicado no campo RA_DEPTO o código do departamento da tabela SQB à qual o funcionário pertence;
Gestor: na tabela SRA é indicado no campo RA_DEPTO o código do departamento da tabela SQB à qual o gestor pertence;
Departamento: é indicado respectivamente nos campos QB_EMPRESP  e QB_FILRESP e QB_MATRESP a "empresa", a "filial" e a "matricula" do responsável pelo departamento (no nosso caso o responsável é o gestor). Além disso, é indicado no campo QB_DEPSUP o código do "Departamento" superior a este na hierarquia, isto é, o código do departamento responsável pelo departamento em questão.

Com a "amarração" indicada acima entre as tabelas SRA e SQB, teremos toda a hierarquia desejada para os funcionários e seus departamentos.

Vou dar um exemplo simples de dois níveis usando essa configuração (para ser franco, só usamos dois níveis aqui por enquanto):

O Funcionário Gothmog pertence ao departamento 007;
O Gestor Sauron pertence ao departamento 001;

Departamento 007 possui como gestor Sauron, cuja matricula é 000001, empresa 01 e filial 01;
Departamento 001 possui como gestor Melkor, cuja matricula é 999999, empresa 99 e filial 99.

Os dados acima indicam para o sistema que Gothmog pertence ao departamento 007 e, portanto, seu gestor é a matricula 000001 da empresa 01 e filial 01 (em outras palavras Sauron).

Aqui nós já temos o primeiro nível da hierarquia ligando Funcionário ao Gestor. Mas, se olharmos para o departamento ao qual o Gestor pertence, veremos que ele também tem um responsável, pois no departamento 001, temos a matricula 999999 e empresa 99 e filial 99, que são os dados de Melkor na tabela SRA. Com isso, temos a relação hierárquica entre Gestor e Diretor.

Com isso, estabelecemos dois níveis de hierarquia: Funcionário ligado ao Gestor e este ao Diretor.

Nível 1: Gestor;
Nível 2: Diretor.

Agora, quando o funcionário realizar alguma solicitação de férias, pré-abono, marcação de ponto, etc, o sistema irá iniciar a aprovação dessa solicitação pelo nível 1 e, após o nível 1 aprovar, passará para o nível 2, etc, até o último nível, após o qual a solicitação será encaminhada para a última instância de aprovação que é a do própria RH (Recursos Humanos).

Mas não é isso que nós queremos. Desejamos que a aprovação inicie no nível 1 e após encaminhe a solicitação para o RH, ignorando o nível 2, uma vez que o nível 2 apenas deseja visualizar as solicitações e não aprová-las.

Para fazer com que o sistema faça isso, precisamos ir na cadastro de Menus do portal do RH (ou abrir direto no banco de dados a tabela AI8).

O passo a passo do guia ilustrado

O cadastro está localizado no módulo 18 (SIGATCF), em Atualizações/Configurações/Menus.

O passo a passo do guia ilustrado

Abrindo esse cadastro de Menus, basta procurar o registro relacionado ao "Portal RH", clicar sobre ele e, em seguida,  clicar em "Outras Ações" e depois em "Menu".
O passo a passo do guia ilustrado

Em seguida, o sistema exibirá uma árvore de "tipos" de solicitações relacionadas ao "Portal do RH". Nosso alvo neste caso é a "pasta Solicitações", onde iremos escolher as opções:

Férias;
Marcação de Ponto;
Justificativa pré-abono.

Após clicar sobre uma dessas opções, clique no botão "Editar".

O passo a passo do guia ilustrado
O sistema abrirá uma tela que permite editar a tabela AI8, que é onde estão os campos responsáveis por indicar em qual nível vai iniciar o processo de aprovação e o nível onde esse processo irá terminar para encaminhar a solicitação para o RH.
O passo a passo do guia ilustrado


O campo Niv Inicial indica o nível inicial do processo de aprovação. Como queremos que o processo comece no Gestor imediato, devemos informar 1.
O campo Nivs Aprovac indica quantos níveis de aprovação o sistema irá considerar. No nosso caso, existem dois níveis, mas queremos que o processo seja concluído no primeiro e, portanto, iremos também preencher esse campo com 1.

Dessa forma a solicitação irá começar a ser aprovada pelo responsável pelo nível 1 e com essa única aprovação o sistema encaminhará a solicitação para o RH dar continuidade no processo.

Apesar do texto longo, acho que consegui fazer um memorando mais claro sobre como fazer o app Meu RH da Totvs atender a necessidade daqui da empresa empresa onde trabalho.

Claro que descobri essas coisas com algumas dicas dos analistas da Totvs e com a ajuda da documentação que foi encaminhada para minha análise.

Encerro por aqui este meu Caos Diário: minha terapia escrita para colocar um pouco de ordem na bagunça da minha mente.