📱📲📴
Hoje é quinta-feira, dia 09/02/2023.
Aproveito para registrar um memorando útil a respeito do app Meu RH no ERP Protheus (da Totvs).
Claro que esse memorando é para os profissionais de T.I. familiarizados com esse tema.
Durante algum tempo tentei descobrir como configurar o Protheus para que o app Meu RH permitisse o seguinte cenário:
Queremos que existam dois níveis na hierarquia antes das solicitações realizadas pelo funcionário chegarem ao RH: o primeiro nível (gestor responsável direto pelo funcionário) e o segundo nível é o da diretoria (responsável por todos os gestores). Porém, queremos que o segundo nível apenas visualize as informações e solicitações dos funcionários, sem que o segundo nível precise realizar alguma aprovação.
Deste modo, quando um funcionário solicitar, por exemplo, suas férias, o seu gestor direto irá aprovar e em seguida a solicitação de férias ficará disponível para a equipe de RH dar andamento no processo (aprovando ou rejeitando a solicitação segundo suas normas). Neste contexto, o nível da diretoria (segundo nível aqui neste cenário) irá conseguir apenas visualizar que houve uma solicitação de férias e em que status ela se encontra, mas não precisará aprovar nada para que o processo caminhe.
Além disso, no contexto a que me refiro, o módulo SIGAORG não é usado, de modo que o cadastro de departamentos que controlam a hierarquia é aquele cadastro simples de departamentos que fica no módulo SIGAGPE (Gestão de Pessoal) e que usa a tabela SQB no bano de dados do Protheus.
Para garantir que o sistema não use as funções e tabelas do módulo SIGAORG, o parâmetro MV_ORGCFG (na tabela SX6) deve estar preenchido com um 0 (zero) e o parâmetro MV_NVLAPR deve estar preenchido com .F. (que significa "falso").
Neste caso, a hierarquia é criada pela amarração dos funcionários e gestores (armazenados na tabela SRA) com os departamentos (armazenados na tabela SQB). Isto é feito da seguinte forma:
Funcionário: na tabela SRA é indicado no campo RA_DEPTO o código do departamento da tabela SQB à qual o funcionário pertence;
Gestor: na tabela SRA é indicado no campo RA_DEPTO o código do departamento da tabela SQB à qual o gestor pertence;
Departamento: é indicado respectivamente nos campos QB_EMPRESP e QB_FILRESP e QB_MATRESP a "empresa", a "filial" e a "matricula" do responsável pelo departamento (no nosso caso o responsável é o gestor). Além disso, é indicado no campo QB_DEPSUP o código do "Departamento" superior a este na hierarquia, isto é, o código do departamento responsável pelo departamento em questão.
Com a "amarração" indicada acima entre as tabelas SRA e SQB, teremos toda a hierarquia desejada para os funcionários e seus departamentos.
Vou dar um exemplo simples de dois níveis usando essa configuração (para ser franco, só usamos dois níveis aqui por enquanto):
O Funcionário Gothmog pertence ao departamento 007;
O Gestor Sauron pertence ao departamento 001;
Departamento 007 possui como gestor Sauron, cuja matricula é 000001, empresa 01 e filial 01;
Departamento 001 possui como gestor Melkor, cuja matricula é 999999, empresa 99 e filial 99.
Os dados acima indicam para o sistema que Gothmog pertence ao departamento 007 e, portanto, seu gestor é a matricula 000001 da empresa 01 e filial 01 (em outras palavras Sauron).
Aqui nós já temos o primeiro nível da hierarquia ligando Funcionário ao Gestor. Mas, se olharmos para o departamento ao qual o Gestor pertence, veremos que ele também tem um responsável, pois no departamento 001, temos a matricula 999999 e empresa 99 e filial 99, que são os dados de Melkor na tabela SRA. Com isso, temos a relação hierárquica entre Gestor e Diretor.
Com isso, estabelecemos dois níveis de hierarquia: Funcionário ligado ao Gestor e este ao Diretor.
Nível 1: Gestor;
Nível 2: Diretor.
Agora, quando o funcionário realizar alguma solicitação de férias, pré-abono, marcação de ponto, etc, o sistema irá iniciar a aprovação dessa solicitação pelo nível 1 e, após o nível 1 aprovar, passará para o nível 2, etc, até o último nível, após o qual a solicitação será encaminhada para a última instância de aprovação que é a do própria RH (Recursos Humanos).
Mas não é isso que nós queremos. Desejamos que a aprovação inicie no nível 1 e após encaminhe a solicitação para o RH, ignorando o nível 2, uma vez que o nível 2 apenas deseja visualizar as solicitações e não aprová-las.
Para fazer com que o sistema faça isso, precisamos ir na cadastro de Menus do portal do RH (ou abrir direto no banco de dados a tabela AI8).
O cadastro está localizado no módulo 18 (SIGATCF), em Atualizações/Configurações/Menus.
Abrindo esse cadastro de Menus, basta procurar o registro relacionado ao "Portal RH", clicar sobre ele e, em seguida, clicar em "Outras Ações" e depois em "Menu".
Em seguida, o sistema exibirá uma árvore de "tipos" de solicitações relacionadas ao "Portal do RH". Nosso alvo neste caso é a "pasta Solicitações", onde iremos escolher as opções:
Férias;
Marcação de Ponto;
Justificativa pré-abono.
Após clicar sobre uma dessas opções, clique no botão "Editar".
O sistema abrirá uma tela que permite editar a tabela AI8, que é onde estão os campos responsáveis por indicar em qual nível vai iniciar o processo de aprovação e o nível onde esse processo irá terminar para encaminhar a solicitação para o RH.
O campo Niv Inicial indica o nível inicial do processo de aprovação. Como queremos que o processo comece no Gestor imediato, devemos informar 1.
O campo Nivs Aprovac indica quantos níveis de aprovação o sistema irá considerar. No nosso caso, existem dois níveis, mas queremos que o processo seja concluído no primeiro e, portanto, iremos também preencher esse campo com 1.
Dessa forma a solicitação irá começar a ser aprovada pelo responsável pelo nível 1 e com essa única aprovação o sistema encaminhará a solicitação para o RH dar continuidade no processo.
Apesar do texto longo, acho que consegui fazer um memorando mais claro sobre como fazer o app Meu RH da Totvs atender a necessidade daqui da empresa empresa onde trabalho.
Claro que descobri essas coisas com algumas dicas dos analistas da Totvs e com a ajuda da documentação que foi encaminhada para minha análise.
Encerro por aqui este meu Caos Diário: minha terapia escrita para colocar um pouco de ordem na bagunça da minha mente.
Sua postagem em ajudou bastante! estou com uma dúvida, quando algum liderado solicita um pré abono pro gestor aprovar, o "diretor" consegue visualizar?
ResponderExcluirFico feliz em saber que o memorando foi útil de alguma forma. Respondendo sua dúvida: sim, o diretor consegue visualizar o pré-abono. Mas é preciso lembrar que o Protheus é um eco-sistema complexo, com muitas variáveis e, por isso, o correto funcionamento dessa configuração vai depender da Release do Protheus e das atualizações estarem em dia. Atualmente estamos na Release 2410, mas esse "esquema" está configurado e funcionando desde a Release 2210.
ResponderExcluir