Problemas de Memória? Construa um Castelo!!!

Castelo de Neuschwanstein, Schwangau, Alemanha
Compartilhado por Mathias Konrath via Unsplash

Não consigo lembrar qual era o tema desta postagem...

Deixe-me ver... Vou ter que consultar minha memória! Vejamos...

Estou em uma sala circular iluminada fracamente pela luz bruxuleante de alguns archotes presos às paredes. Este é o meu ponto de partida em minha cabeça; é um lugar em minha mente a partir do qual eu posso chegar a qualquer lembrança. Agora eu devo escolher um dos quatro portões de ferro desta sala circular.

Vou escolher o portão onde há uma placa de madeira com a palavra “Norte”.

Atravesso o portão e sigo por um enorme corredor; uma verdadeira galeria subterrânea na qual várias portas e portões levam às informações armazenadas em minha mente.

A primeira porta que encontro no caminho esta à esquerda do corredor e ela chama minha atenção. É uma porta de ferro ainda em bom estado com as inscrições “Ontem! Procure por assuntos recentes!”.

A informação que busco é recente! Então talvez seja de ontem!

Atravesso a porta e saio em um amplo saguão. Reparo que o piso deste saguão parece com um enorme mosaico, o qual não consigo compreender muito bem.

Então subo um lance de escadas que me leva a um corredor do qual consigo ter uma visão aérea do piso. São imagens. Imagens recentes...

Vejo um castelo desenhado no centro do piso e abaixo do mesmo vejo o nome “memória”.

É claro! Era isso que eu precisava lembrar. Este Post é sobre o que significa “Palácio da Memória”.

Também há outros desenhos neste piso. Um papel com anotações a esquerda do desenho do castelo (as quais não consigo ler). O desenho de um livro com um caveira na capa acima do desenho do castelo. O desenho de uma multidão de criaturas demoníacas com cara de “pouco inteligentes” num canto abaixo do castelo, algumas das criaturas seguravam telefones, outras carregavam  notebook’s, algumas puxavam os próprios cabelos, outras tinham muitas bocas (cheias de dentes e com mais de uma língua). Nenhuma destas criaturas possuíam ouvidos!!! Abaixo desta multidão de criaturas amontoadas há uma inscrição com o nome “trabalho na empresa xyz” (esta imagem é bem clara para mim e dispensa explicações – são os usuários da empresa na qual trabalho como analista).

Cada uma destas imagens possuem tamanhos distintos. O “palácio com a inscrição memória” é uma imagem grande. O livro com uma caveira na capa também é uma imagem grande. O papel com as anotações que eu não consigo ler possui um tamanho mediano. A multidão de seres diabólicos é uma imagem menor (são as atividades [problemas] que me aguardam na empresa onde trabalho).

Suponho que o tamanho das imagens e sua posição mostram a relevância daqueles assuntos para mim.

Ao olhar para o centro da imagem vejo o castelo, o assunto central na minha mente. O livro está acima, quando olho para cima eu vejo algo que eu almejo alcançar. O papel ao lado do castelo é um assunto que não é meu foco por vontade própria, mas é importante e não posso esquece-lo (por isso ele está ao lado do castelo). O trabalho está abaixo, em um canto (acho que dispensa comentários – abaixo a cabeça resignado quando lembro das atividades que atualmente provém meu sustento).

Olho ao redor e reparo que o corredor no qual estou, que me dá uma vista aérea do piso do saguão de entrada, possui várias portas. São salas relacionadas às imagens do piso.

Cada uma delas possui desenhada (em escala menor) na porta uma das imagens do piso.

Entro na sala onde há um pequeno castelo no centro, também com a palavra “memória” grafada logo abaixo.

Nesta sala vejo uma séries de objetos; uma maquete de um pequeno castelo, uma maquete do templo Zu Lai, um livro em cuja capa está escrito “palácio da memória em PDF por R$200+algunsquebrados”. Também há na sala um pequeno computador em cuja tela pisca o seguinte alerta “pesquisar sobre Palácio da Memória”. Há ainda uma série de cartazes na sala com várias informações soltas como “postar no dia 20/03/2012”.

Olhando para uma das paredes da sala eu vejo no alto da mesma uma TV de tela plana na qual passam repetidamente as cenas da série de TV chamada “O Mentalista” ou “Mentalista” (as cenas estão vagas – assim como o nome – porque não cheguei a assistir a série – mas a conheço).

(recomendo este video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=4H_rGEzW5Ug)

Todos os itens desta sala me fazem lembrar de detalhes relacionados ao post que planejei sobre “Palácio da Memória” e de como tive a ideia de fazer o post.

Tudo começou com meu irmão falando que queria visitar o Templo Zu Lai para construir uma referencia mental para fazer o seu próprio palácio da memória.

Ele mencionou também que queria comprar o livro, mas só encontrou na livraria cultura na versão “PDF” (em arquivo) pelo valor duzentos reais e uns quebrados (muito caro para ele e para mim – você pagaria mais de duzentos reais em um livro em pdf???).

Mais uma informação importante que meu irmão mencionou é que na série de TV “O Mentalista” (ou algo assim) há um episódio em que o personagem principal ensina como usar a técnica do Palácio da Memória (que eu tentei exemplificar acima – não sei se com êxito).

Voltando então ao meu exemplo...

Suponho que nas demais salas do castelo do “Ontem” há objetos relacionados  aos detalhes dos outros desenhos do piso.

Temo então o que me espera na sala correspondente ao desenho dos seres diabólicos. O que será que me espera aquela !@#$%¨&* empresa???

Resumindo, o palácio da memória é um método de memorização que se baseia na construção de um ambiente imaginário como um castelo, uma casa, uma feira mercante (este é um exemplo que eu vi na wikipedia e que achei bem legal - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_da_mem%C3%B3ria), um labirinto, uma torre, uma estação espacial, etc.

Neste ambiente imaginário você cria espaços para armazenar ancoras que auxiliam a lembrar alguma coisa relacionada ás ancoras criadas.

Vamos supor que seu “palácio da memoria” é uma torre em que cada andar corresponde a uma sala. Os andares são numerados e ao invés de haver uma escada há um elevador de vidro (ou qualquer coisa assim) que leva para o andar que você quiser.

Poderia haver nesta torre um andar para armazenar números de telefone. Neste andar você poderia (por exemplo) manter uma estátua de cada pessoa de sua lista telefônica e junto as estátuas poderiam haver formas geométricas que te façam lembrar os números de telefone, ou cores, ou uma mistura dessas coisas.

Para mim os números poderiam ser representados assim:

“Zero” me lembra de “Zero”, um personagem de um game (Rockman) das “antigas”.

“Um” me lembra o “Um Anel” de “O Senhor dos Anéis”.

“Dois” me lembra um circulo; no qual só há dois lados: o de dentro e o de fora.

“Três” me lembra uma fatia de pizza, um triangulo com três lados e três cantos.

“Quatro” me lembra um quadrado; pura e simplesmente.

“Cinco” me lembra um pentagrama; tão simples quanto o exemplo do quatro.

“Seis” me lembra o desenho “Os Seis Biônicos” (desenterrei essa hein).

“Sete” me lembra o “Sétimo”, um vampiro do livro do André Vianco chamado “Os Sete”.

“Oito” me lembra o oito mesmo; é um número fácil de memorizar (para mim pelo menos) e geralmente não preciso de associações para ele.

“Nove” me lembra a raposa de nove caldas do anime japonês Naruto.

Você transforma os números em imagens, personagens, sons, cores... Enfim... Você cria uma ancora para lembrar de uma sequencia de números. Coloca esta sequencia de itens mentais (ou ancoras) junto da estátua da pessoa a qual corresponde o número de telefone e toda vez que você quiser lembrar o número dessa pessoa basta você visitar o andar da sua “Torre da Memória” e procurar a estatua e as ancoras que você criou.

Pelo menos é assim que eu faria, caso eu possuísse uma versão do “palácio da memória”.

Para quem quiser saber mais sobre como construir um “palácio da memória” eu deixo aí o link para o site da companhia das letras (http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=10009) no qual há um livro “O Palácio da Memória de Matteo Ricci”. Pela sinopse do livro ele aborda mais a vida de Ricci, que usava o método do “Palácio da Memória”.

Também há o site Sophia Perennis (http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.php?page=Ricci+Memoria) que possui excertos do livro que citei anteriormente.

Por hoje é só.

Até o próximo POST...

Mas antes... Que tal deixar uma pergunta para vocês?

Se você fosse construir um “Palácio da Memória”, com o que ele se pareceria????


Comentários

Minha foto
Éder S.P.V. Gonçalves
Osasco, SP, Brazil
É um ficcionista trevoso; escreve poema, romance e também conto. Mescla tom sério com humor ao falar sobre fantasia, mistério e terror. Mantém um blog onde posta textos por vezes sombrios e temperados com ácido humor.

Postagens mais visitadas deste blog

O Tigre, de William Blake

Filtrando pelo campo TSK_STATUS

O Evernote premium vale a pena?

Como usar categorias no Blogger?

A torre da Aranha suprema no Norte Glacial em Conan Exiles

Hajime no Ippo e o Espírito de Desafiante

Como configurar os níveis de aprovação no app Meu RH da Totvs?

Carmilla: a vampira de Karnstein

Rudyard Kipling e seu conto de humor sobre um oficial trapaceiro na Índia: Tick Boileau

Conan Exiles: enfrentando um Rotbranch

📮 Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

👁‍🗨 MARCADORES

Curiosidades crônicas de escritor crônicas de um autor independente O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas filosofia Leituras Livros Memorandos Poemas histórias de terror Entretenimento a rua dos anhangás Caravana Sombria espada e feitiçaria halloween diário histórias de mistério vampiros Contos Os Demônios de Ergatan histórias de fantasma lobisomens Fantasia Sombria Oitocentos Aromas de Devaneio PODCASTS dicas games histórias de aventura literatura gótica O Leão de Aeris folclore Via Sombria escrita kettlebell lua cheia micro contos sociedade Atividade Física Bram Stoker Exercícios de Criatividade arqueologia girevoy sport gyria inteligência artificial séries Drácula Rudyard Kipling conan exiles critica social folclore guarani ia liberdade morte prisão sagas séries de tv Capas Desenvolvimento de Jogos Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling Ilustrações Os Segredos dos Suna Mandís Passeios Psicotrápolas Space Punkers game designer histórias góticas hq humanidade lendas lendas urbanas mitologia paganismo personagens poema gótico política quadrinhos xbox As Aventuras do Caça-Feitiço Conan o Bárbaro Conto Diana Haruki Murakami J.R.R.Tolkien Joseph Delaney O DIÁRIO DE IZZI Romancista como vocação Sandman V de Vingança Wana animes aranhas arquivo umbra arte bruxas chatgpt criação de histórias cultura gótica cultura pagã era hiboriana facismo fanfic fantasmas gatos pretos godot histórias de horror natal outono paródia protheus sexta-feira 13 superstições totvs vida Café Holístico História Joseph Conrad O Coração das Trevas O Governador das Masmorras O Homem Sem Memória O Mentalista O Ventre de Pedra Robert Ervin Howard Terry Pratchett andarilhos anhangás animes de esporte anotações bruxaria capa castlevania ceticismo conto de terror cotia crenças criatividade culto aos mortos demônios dia de todos os santos diabo drama educação engines estações do ano estrela negra fantasia farmer walk feriado festividades ficção fantástica folclore indígena fotografias hajime no ippo horror cósmico inverno jurupari krampus krampusnacht leitores listas lobos lua azul mangá masmorras matrix megafauna mitologia brasileira netflix palácio da memória papai noel podcast ratos reforma sea of thieves sinopse templo zu lai tigre tutoriais utilidades viagem no tempo vila do mirante vingança vlad tepes wicca Áudio-Drama A Arte da Guerra A Cidade dos Sete Planetas A Fênix na Espada A Sede do Viajante A Voz no Broche Anne Rice Arthur C. Clarke As Sombras do Mal Bad and Crazy Barad-dûr Berkely Breve encontro com Dracooh de Beltraam Bushido Canto Mordaz Carmilla: a vampira de Karnstein Carta Para um Sábio Engenheiro Cartas Chuck Hogan Cristianismo Daniel Handler Direitos Iguais Rituais Iguais Discworld Divulgação Doctor Who Eiji Yoshikawa Elizabeth Kostova Elric de Melniboné Entrevista com o Vampiro Full Metal Alchemist Gaston Leroux Genghis Khan Grande A'Tuin Guillermo Del Toro Hoje é Sexta-Feira 13 e a Lua está Cheia Johann Wolfgang von Goethe Joseph Sheridan Le Fanu Joseph Smith Katana Zero Lemony Snicket Lestat de Lioncourt Lord Byron Lord Ruthven Louis de Pointe du Lac Mapinguari Michael Moorcock Michelly Mordor Musashi Na toca dos ratos letrados Novela O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados O Historiador O Hobbit O Jirinquixá Fantasma O Lobo O Lobo das Planícies O Mar O Mundo de Sofia O Ogro Montês O Primeiro Rato Letrado O Rei de Amarelo O Senhor dos Anéis O Sexo Invisível O Sonho de Duncan Parrennes O Tigre O Tigre e o Pescador Obras das minhas filhas Olga Soffer Os Incautos Os Livros da Selva Os Ratos Letrados Outono o Gênioso Oz Oz City Polo Noel Atan Red John Rei Ladrão & Lâmina Randômica Robert William Chambers Rotbranch Samhain Sarcosuchusimperator Sociedade Blake Stranger From Hell TI Tevildo Thomas Alva Edison Tik Tak Tomas Ward Vampiros na literatura Vida e Morte Wassily Wassilyevich Kandinsky William Blake absinto aho aho aleijadinho algoritmos alienígenas aluguel amazônia amor anagramas animais de estimação aranha marrom aranha suprema arquétipo astronomia atalho atitudes azar balabolka banho frio banho gelado bicicleta bienal do livro blogger boxe caderno de lugar comum cadernos calçados militares caminhos escuros carlos ruas carta do chefe Seatle casa nova casas mal assombradas castelos castelos medievais categorias cavaleiro da lua chalupa chonchu chrome cidadania cientista civilização ciência condessa G condomínio configuração consciência conto epistolar coragem cordilheira dos andes crianças criaturas lupinas crimes cultura brasileira cultura otaku cárcere cães dark rider democracia deusa da lua e da caça dia das crianças dia de finados dia do saci dia dos mortos distopias doramas dun ecologia el niño ema encantos esboços escuridão espada espírito de luta espíritos evernote exoplanetas falta de energia elétrica feiticeiras feitiçaria feitiços felicidade felipe ferri ficção ciêntifica fome fonte tipográfica fonógrafo fortuna fundação japão game pass gratidão greve gênero harpia homens humor hábitos saudáveis ia para geração de imagens idealismo igualdade de gênero imaginação imaterialismo indicação de séries inquisição jaci jaterê jogos jogos 2d jogos de plataforma jornada kraken kraken tinto labirintos labirintos 2D lealdade leitor cabuloso lenda guarani leste leviathan licantropia linguagem de programação literatura inglesa livros infanto juvenis lua de morango lugares mal assombrados lógica de programação malaquias mandalas matemática mawé mboi-tui meio ambiente melancolia melkor memorização mercado de trabalho meu rh midjourney mitologia grega mitologia indígena mitra moccoletto mochila modelo de linguagem modo escuro molossus monograma monstros montanha morgoth morpheus moto motoqueiro mudança mudanças climáticas mulheres mundos método wim hof músicas natureza neil gaiman noite eterna nomes de gatos pretos nona arte nostalgia notion o que é vida o sempre sobre a torre objetos amaldiçoados objetos mágicos ogros oração os sete monstros osamu tezuka pena pensamentos perpétuos pesadelos pescador piedade pluto pod cast poderes povo nômade predadores prefácio primavera primeiras impressões prisioneiro problemas profecia pterossauro qualidade de vida quarta parede reclamação reflorestamento religião de zath resenha rio Pinheiros rio Tietê robôs roda do ano romênia sacerdotisas de zath sarcosuchus Imperator saturnália saúde segredos seres fantásticos serpente-papagaio sexo frágil sintetizador de voz smilodon sobrevivencialismo solstício solstício de inverno sonhar sophia perennis sorte suna mandís sustentabilidade série de terror tau e kerana teclado telhado telhas de pvc tempo teoria das cores texto em fala tigre dente de sabre totvs carol transilvânia travessão trevas trickster tumba de gallaman tv título um sábado qualquer universidades varacolaci vendaval vida em condomínio vó mais velha windows wombo art yule zath zoonoses águia ódio
Mostrar mais